Conecte-se agora

MEC prorroga para 23 de maio pré-seleção da lista de espera do FIES

Publicado

em

O Ministério da Educação prorrogou para 23 de maio o prazo para a pré-seleção dos candidatos participantes da lista de espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

Inicialmente a data final seria 25 de abril, mas a Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC alterou a data para que todos os estudantes pré-selecionados possam complementar a sua inscrição.

A contratação do financiamento só pode ocorrer após a complementação das informações. Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a três no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), ofertados pelas instituições de ensino superior participantes do Fies.

No total, em 2018, o número de vagas chegará a 310 mil. Dessas, 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

Obtenha mais informações na página do Fies.

Propaganda

Cidades

MEC anuncia vagas em universidades públicas

Publicado

em

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda-feira (17), que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), irá ofertar no primeiro semestre do ano que vem, 235.476 vagas distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país. Para concorrer ao processo seletivo, os candidatos deverão se inscrever pela internet, na página eletrônica do programa, de 22 a 25 de janeiro.

No Acre, a Universidade Federal do Acre (UFAC), oferece por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), 1.355 vagas no Campus Rio Branco dividido em 28 Cursos e outras 470 vagas no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul (AC), divididos em 10 cursos, que somam 1.825 vagas em 38 cursos de nível superior.

Já o Instituto Federal do Acre (IFAC) ofertará 520 vagas divididos em 13 cursos na capital e interior. Xapuri (80 vagas), Sena Madureira (80 vagas), Cruzeiro do Sul (160 vagas) e Rio Branco (200 vagas).

Segundo as regras do programa, para disputar a vaga, é necessário que o candidato tenha feito as provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação. As pontuações individuais do Enem poderão ser consultadas a partir do dia 18 de janeiro.

O edital do Sisu permite que os candidatos se inscrevam em até duas opções de vaga, indicando, em ordem de preferência, as instituições de educação superior nas quais deseja ingressar, local de oferta, curso, turno e a modalidade de concorrência. Caso seja aprovado em ambas vagas, o estudante, porém, deve optar por uma delas.

A primeira edição do Sisu 2019 será constituída de uma única chamada regular, e o resultado será divulgado em 28 de janeiro.O prazo para que as matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados sejam efetuados nas instituições para as quais forem chamados será de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Continuar lendo

Cidades

Corredores do Acre, Rondônia, Amazonas e São Paulo conquistam pódios

Publicado

em

A Meia Maratona Rio Branco, realizada no domingo, dia 16 de dezembro, na cidade de Rio Branco, Capital do Acre, se consagrou como uma das maiores provas do pedestrianismo da Região Norte. Corredores de 12 estados participaram da competição, sendo que destes, atletas de quatro (Acre, Amazonas, São Paulo e Rondônia) conseguiram lugar no pódio geral e das categorias.

Considerada a primeira meia maratona sustentável da Amazônia, a Meia Maratona Rio Branco é uma homenagem à cidade que dá nome à prova, que completará no próximo dia 28 de dezembro, 136 anos de história. A corrida foi promovida pela empresa JR Eventos, referência em eventos esportivos para o Acre e Rondônia.

A largada, que ocorreu na Praça dos Três Poderes, no Centro de Rio Branco, teve como personagem principal o Palácio Rio Branco, que estampou a identidade da prova, incluindo a medalha em metal fundido com 10 centímetros e 84 gramas. O percurso cortou 1º e 2º distrito da cidade, passando pelos pontos turísticos e principais avenidas da Capital dos Acreanos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O coordenador executivo da JR Eventos, João Renato Jácome, avaliou o evento como positivo “Conseguimos o resultado esperado. Os participantes estão elogiando a prova. Trabalhamos com uma metodologia que deu certo, com bastante segurança, organização e controle de participação. Todo o planejamento foi seguido, e deu certo. Tivemos o apoio de várias instituições e isso ajudou muito. Somos gratos por tudo!”, afirmou.

A Meia Maratona Rio Branco já entrou para o calendário do pedestrianismo, e ocorrerá, anualmente, sempre no terceiro domingo do mês de dezembro, para fechar o calendário da JR Eventos. “Vamos manter essa prova, e melhorar ainda mais a cada ano”, completou o coordenador executivo da empresa promotora.

Os campeões da Meia Maratona Rio Branco

21K – MASCULINO:

1º) Evandro Saraiva Pinheiro | 1:10:37

2º) Wendervilson de Oliveira Souza| 1:27:33

3º) José Diorlei da Silva Costa | 1:28:10

4º) Manoel Valdevino Araújo | 1:28:45

5º) Wilson Ribeiro Damasceno | 1:31:02

21K – FEMININO

1º) Maria Rosângela Oliveira | 1:25:21

2º) Maria José Oliveira | 1:32:31

3º) Maria Angela Olanda | 1:42:30

4º) Francisca Cavalcante Melo | 1:53:48

5º) Maria Paula da Silva | 1:53:49

 

Continuar lendo

Cidades

Ministério da Saúde faz alerta

Publicado

em

O Ministério da Saúde faz um alerta aos viajantes neste fim de ano: manter a caderneta de vacinação atualizada é fundamental para ter uma viagem saudável e tranquila. Pelo menos 10 dias antes da viagem, o turista deve atualizar a caderneta de acordo com as orientações do Calendário Nacional de Vacinação. Segundo a pasta, viajantes devem dar atenção especial às vacinas contra sarampo, hepatites A e B, e a febre amarela.

A pasta disponibiliza uma seção em seu site com informações, dicas e orientações sobre a saúde do viajante. Uma das doenças de maior risco de transmissão no verão é a febre amarela, com registro em áreas com grande contingente populacional desde 2017.

Atualmente, mais de 4 mil municípios são considerados áreas com recomendação de imunização. A vacina contra a febre amarela é ofertada gratuitamente no Calendário Nacional de Vacinação, e apenas uma dose é suficiente para a proteção por toda a vida.

Outra vacina importante para quem for viajar é a contra o sarampo. Isso porque o Brasil enfrenta atualmente dois surtos da doença: no Amazonas, com 9.724 casos confirmados e, em Roraima, com 349. Também há registros de casos em São Paulo, no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, em Rondônia, Bahia, Pernambuco, no Pará, Distrito Federal e em Sergipe.

Outro alerta da pasta é direcionado aos turistas que necessitem de medicamentos de uso contínuo. O viajante não deve esquecer a prescrição médica e precisa levar a quantidade suficiente para o período em que estará fora de casa. Além disso, é importante esclarecer que o Ministério da Saúde recomenda o uso de repelentes como medida de proteção para quem não pode se vacinar, como as gestantes que não podem tomar a vacina contra a febre amarela.

Continuar lendo
Propaganda

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.