Conecte-se agora

Inscrições para o Encceja terminam nesta sexta-feira; provas no dia 5 de agosto

Publicado

em

Em 2018, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) terá quatro aplicações. O Encceja Nacional terá provas em 5 de agosto e o Encceja Exterior, em 16 de setembro.

As edições direcionadas a adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade (PPL) serão realizadas em setembro. Enquanto o Encceja Exterior PPL terá as provas aplicadas entre 17 e 21, o Encceja Nacional PPL será realizado em 18 e 19.

O Encceja se destina aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida.

Quem visa a certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Quem visa a certificação de conclusão do ensino médio precisa ter 18 anos completos.

O Encceja Nacional é realizado em parceria com as 27 secretarias estaduais de Educação. A edição nacional PPL é uma parceria com o Ministério da Justiça, enquanto a exterior é viabilizada graças a uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

Cronograma

As inscrições para o Encceja Nacional terminam às 23h59 de 27 de abril (horário de Brasília). Entre 30 de abril e 4 de maio, serão recebidas as solicitações para atendimento por nome social. A aplicação, em todas as unidades da federação, será em 5 de agosto de 2018. As provas no turno matutino serão aplicadas às 9 horas e as do turno vespertino, às 15h30. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018.

Orientações para inscrição

O Inep elabora, aplica e corrige as provas, mas a certificação é competência das secretarias estaduais de Educação e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep. Durante a inscrição, o participante precisa escolher a instituição certificadora na qual pretende solicitar a certificação ou a declaração parcial de proficiência.

Ao fazer a inscrição, o participante também precisa ficar atento à seleção das áreas de conhecimento. Quem visa ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio precisa ter proficiência nas quatro áreas do conhecimento e na redação. O participante que já tem alguma declaração parcial de proficiência, obtida em edições passadas do Enem ou do próprio Encceja, fica liberado de fazer a prova da área na qual já tem proficiência comprovada.

Destaque 3

Alan Rick propõe redução do preço dos combustíveis nas regiões Norte e Nordeste

Publicado

em

O deputado federal Alan Rick (DEM) tem sido um atuante parlamentar na Câmara dos Deputados em defesa do cidadão e, por isso mesmo, tem feito duras críticas aos constantes reajustes dos preços dos combustíveis no país, em especial no Acre, onde um litro do produto está na casa dos cinco reais.

De acordo com Alan, esses aumentos constantes são resultados de uma política errada da Petrobrás de acompanhar a oscilação do preço do petróleo para cobrir os problemas gerados pelas gestões passadas, alvo do maior escândalo de corrupção da história recente do país.

Na contramão dessa política nociva ao cidadão, Alan Rick é o autor Projeto de Lei nº 4772/2016, que altera a Lei n° 10.336/2001, para reduzir a diferença nos preços dos combustíveis entre as várias regiões brasileiras. O Projeto já foi, inclusive, aprovado por unanimidade na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA), e também na Comissão de Minas e Energia (CME) e atualmente aguarda parecer do relator da Comissão de Finanças e Tributação (CFT), uma vitória importante diante dos constantes aumentos nos preços dos combustíveis e que prejudicam não apenas o cidadão, mas a economia da região.

“Os corruptos quebraram a Petrobrás. Desviaram bilhões em recursos públicos da estatal (por isso querem mantê-la sob o domínio do estado) e agora, a atual política de preços que busca ‘recuperar a empresa’ é uma afronta à população. São mais de 100 aumentos desde então”, destaca Alan Rick, lembrando que mais uma vez a população paga o preço.

O PL do parlamentar acreano propõe que a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-Combustíveis) seja modificada, criando-se uma conta específica cujos desembolsos possam garantir que os preços médios cobrados dos consumidores das regiões Norte e Nordeste na venda de cada combustível não sejam superiores a 5% do preço médio das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, apurados mensalmente.

“Nosso povo não aguenta mais tantos aumentos. Que os corruptos paguem a conta, não o cidadão. No Acre, em algumas cidades, as pessoas pagam acima de R$ 5,00 pelo litro da gasolina. Ou seja, se não houver uma intervenção através de um fundo já criado, regulamentado e legal, estaremos eternizando essas disparidades que dificultam a vida das populações do Norte e Nordeste do Brasil”, defende Alan Rick.

Continuar lendo

Destaque 3

Motorista de Uber e mais outro homem são executados em Rio Branco

Publicado

em

Dois homicídios foram registrados na noite deste domingo, 20, em Rio Branco. A primeira execução foi registrada na Avenida Amadeo Barbosa, na região do bairro Areal. Gênio Silva da Costa foi alvejado por disparos de arma de fogo e morreu no local.

O informe repassado por testemunhas à polícia é de que a vitima estava na rua quando dois homens em uma motocicleta passaram e o garupa efetuou os disparos.

Gênio ainda tentou correr, mas acabou caindo na frente de um imóvel. Uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu) foi acionada, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local, que ficou isolado pela Polícia Militar para o trabalho da pericia.

O segundo homicídio da noite aconteceu também na região do Segundo Distrito de Rio Branco. Um motorista de Uber identificado como Marcos Carneiro Soares foi assassinado em um apartamento no bairro Vila Acre. O crime aconteceu na Rua Alberto Casimiro, região do bairro Vila Acre.

A vítima estaria na casa com duas mulheres quando o local foi invadido pelos criminosos, que armados o executaram na frente das acompanhantes e ainda cortaram suas orelhas. Em seguida, os bandidos fugiram tomando rumo ignorado. As testemunhas contaram a polícia que os executores estavam encapuzados e gritaram o nome de uma facção criminosa ao saírem.

O local ficou várias horas isolado para os trabalhos periciais que coletaram projéteis da arma de fogo utilizada e informações relevantes sobre o crime. Em seguida, o corpo foi levado para a base do Instituto Médico Legal (IML).

Os dois crimes serão investigados pela Delegacia de Homicídios (DHPP).

Continuar lendo

Destaque 3

Estudantes têm até quarta-feira para pagar taxa de inscrição no Enem

Publicado

em

Após o término das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), às 23h59 de sexta-feira (18), os estudantes têm até a próxima quarta-feira (23) para pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU). Os alunos de escolas públicas são isentos do pagamento. Para os demais, o valor da taxa é de R$ 82 e pode ser pago em agências bancárias e dos Correios, internet banking e lotéricas.

No caso dos concluintes do 3º ano do ensino médio da rede pública, o sistema de inscrição dará a isenção automaticamente, mesmo que o candidato tenha se esquecido de solicitá-la antes.

Até as 23h, mais de 6 milhões de candidatos estavam inscritos para a prova do Enem. O balanço final é aguardado para qualquer momento.

O Enem, além de avaliar o desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do ensino médio, é uma ferramenta que ajuda na seleção de candidatos a ingressar no ensino superior e a ter acesso a programas do governo federal como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos, nos dias 4 e 11 de novembro. Os resultados serão divulgados em janeiro.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.