Conecte-se agora

Acre garante recursos federais para Segurança ao alimentar banco de dados

Publicado

em

O governo Sebastião Viana (PT) está de bem com o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, criado este ano pelo presidente Michel Temer (MDB). Ao alimentar com dados estatísticos o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o Acre está mais do que garantido no recebimento de verbas federais para o setor.

A informação vem num momento crucial de crise no setor, com o Estado nas primeiras posições dos rankings de mortes violentas e roubos. Os estados que deixaram de repassar informação para Brasília podem ficar de fora da partilha das verbas.

O prazo dado segue até o próximo dia 25 de maio e deve ser normatizado por meio de Medida Provisória (MP) a ser assinada por Temer Além disso, uma carta foi encaminhada esta semana pelo ministro Raul Jungmann aos governos estaduais informando sobre a exigência.

Com base nos boletins de ocorrências, os dados inseridos se referem a todos os registros criminais, que vão desde homicídios aos quantitativos das apreensões de drogas, casos de violência doméstica, roubos, furtos, informações penitenciárias, entre outros.

Propaganda

Cotidiano

“Indignado, porém tranquilo”, diz advogado do acreano Vanderson, expulso do BBB19

Publicado

em

O biólogo Vanderson Brito desembarcou em Rio Branco na noite desta quarta-feira (23) após ter sido desclassificado do Big Brother Brasil 19.

O advogado Roberto Almeida falou com exclusividade ao ac24horas avaliando que a punição imposta ao professor foi pesada demais. “Vanderson recebeu a delegada e isso foi considerado contato com o mundo exterior”, disse Almeida. “Ele está indignado, mas tranquilo”, completou.

Vanderson estaria indignado com saída precoce do reality e com as denúncias que lhe são feitas. O advogado confirmou que há três boletins de ocorrência contra o ex-BBB na Delegacia da Mulher.

Continuar lendo

Cotidiano

Operações policiais apreenderam 10 armas caseiras e de brinquedo com criminosos

Publicado

em

Consultas aos dados de operações realizadas pelas polícias mostra que em 2019 já foram apreendidas cerca de 10 armas de fogo caseiras ou falsas (simulacros) em mãos de pessoas envolvidas com o crime no Acre. “Geralmente os simulacros estão na posse dos indivíduos para a execução de assaltos”, disse um aspirante a oficial da Polícia Militar durante recente operação em cidades do Vale do Juruá. Em Feijó, a PM desmantelou uma fabriqueta de armas de fogo que aparentemente poderiam fazer disparos.

Conhecedores do assunto lembram que pessoas que são vítimas de marginais, em muitos casos são ameaçadas com armas de brinquedos, que são definidas legalmente como “simulacros”, mas para quem está sendo ameaçado com uma arma apontada em sua direção, na maioria das vezes não consegue perceber a diferença entre uma arma de brinquedo e uma de verdade, e independente de qualquer coisa ele é uma vítima da violência e de um criminoso.

Perante a lei, a diferença é grande, pois se ele estiver com o simulacro, irá responder apenas pelo roubo, pois portar uma arma de brinquedo não é crime, ou seja, os marginais se aproveitando da legislação malfeita, usam dessas armas, para caso sejam presos não terem que responder pelo porte de arma.

Continuar lendo

Cotidiano

Em Tarauacá, Polícia Militar apreende 8 quilos de maconha em caixa da Avon

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 23, policiais militares que atuam na cidade de Tarauacá, faziam ronda nas ruas do município quando foram informados que estaria chegando um grande carregamento de maconha vindo de Cruzeiro do Sul, numa caixa de papelão com a logomarca da Avon, e que seria entregue na agência da empresa Petroacre, localizada no centro de Tarauacá.

Os agentes ficaram na espreita, aguardando o “dono da caixa” vir pegar a encomenda. Como demorou, os militares entraram no local e encontraram a caixa com 8 quilos de maconha prensada, que depois de apreendida, foi encaminhada para a delegacia. Ninguém foi preso na ação policial.

Continuar lendo
Propaganda

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.