Conecte-se agora

Dormir tarde aumenta chance de morte prematura, aponta estudo

Publicado

em

Pessoas que dormem tarde e têm dificuldades para acordar de manhã têm risco maior de morrer de forma prematura, segundo um estudo recente realizado por uma universidade em Chicago, nos Estados Unidos.

A pesquisa, divulgada na publicação científica “Chronobiology International”, analisou dados de 433 mil pessoas de 38 a 73 anos e concluiu que aquelas que se definem como “noturnas” têm 10% mais chances de sofrerem uma morte prematura do que aquelas que se dizem “diurnas”.

Além disso, quem acorda mais tarde tem uma tendência maior também de ter doenças físicas ou mentais, segundo o estudo.

Para conduzir o estudo, os pesquisadores perguntaram inicialmente aos voluntários se eles eram uma pessoa “definitivamente diurna”, “parcialmente diurna”, “parcialmente noturna” ou “definitivamente noturna”.

Em seguida, observaram a quantidade de mortes entre os participantes em um período de seis anos e meio.
Depois de ajustarem detalhes sobre idade, gênero, raça, tabagismo, índice de massa corporal e classe econômica, os autores do estudo identificaram que a chance de uma morte prematura seria menor nas pessoas com hábitos “diurnos”, com o risco aumentando entre cada tipo de relógio biológico.

Comparando as pessoas “definitivamente noturnas” com as “definitivamente diurnas”, constatou-se que as primeiras também tinham uma chance 90% maior de ter problemas psicológicos e 30% maior de desenvolver diabetes.

Além disso, elas seriam mais propícias a terem doenças gastrointestinais e neurológicas.

Embora não tenham analisado as causas dos problemas de saúde, os autores do artigo disseram ser provável que pessoas com atrasos no relógio biológico seriam prejudicadas por terem de ajustar seus hábitos a um “mundo com hábitos diurnos”.

Para a professora de neurologia da Escola de Medicina da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, isso “pode estar ligado ao estresse psicológico, comer na hora errada para o corpo, não se exercitar o bastante, não dormir o suficiente, permanecer acordado à noite ou usar álcool e drogas”.

“Há uma imensa variedade de comportamentos poucos saudáveis associados ao hábito de permanecer acordado até altas horas da noite”, diz.

Malcolm von Schantz, professor de cronobiologia da Universidade de Surrey, e também autor do estudo, afirma que os problemas que afetam pessoas noturnas são um “problema de saúde pública que não pode mais ser ignorado”.

“Deveríamos todos discutir como fazer para permitir que essas pessoas com hábitos noturnos pudessem se adaptar a uma rotina começando o trabalho mais tarde e finalizando mais tarde, por exemplo”, explica.

“E precisamos de mais pesquisas que explorem esse aspecto sobre como as pessoas noturnas podem lidar com esse esforço que precisam fazer para manter seus copos ativos em sincronia com o horário do sol”.

Segundo os cientistas, cerca de 40% a 70% do ritmo circadiano de uma pessoa (ou relógio biológico) é herdado geneticamente – o resto é influenciado pelo ambiente onde a pessoa vive e pela idade.

“Parte de você não tem nenhum controle sobre isso, mas outra parte tem”, afirma Knutson.

Entre as dicas que ela e outros especialistas em sono recomendam para “ajustar” o relógio biológico, estão:

.Tente ficar exposto à luz logo cedo e evitá-la tarde da noite
.Tente manter um horário fixo para ir dormir todo dia e não se permita atrasar muito nesse horário
.Seja disciplinado sobre um estilo de vida saudável e reconheça a importância da hora de dormir
.Faça as coisas mais cedo e tente evitar ser uma pessoa de hábitos noturnos o máximo que você puder

Propaganda

Cotidiano

Motociclista morre após ser atingido por carro descontrolado na Via Verde

Publicado

em

O motociclista Edilson Alves de Oliveira, morreu neste sábado (20) em acidente que envolveu dois veículos de passeio e sua motocicleta, na Via Verde, próximo ao Balneário Águas Claras, no Segundo Distrito de Rio Branco.

Segundo informações de testemunhas, um veículo modelo Range Rover teria perdido o controle na rodovia e invadiu a pista contrária em que seguia um veículo modelo Fiat que foi atingido e o motociclista logo atrás que foi arremessado da moto.

A Ranger Rover só foi parar ao cair em uma ribanceira. O motorista teve ferimentos e escoriações pelo corpo. Duas unidades do Serviço de Atendimento Móvel Urgência (Samu), estiveram no local e prestaram os primeiros socorros aos feridos.

O local foi controlado pela Polícia Militar até a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e do Instituto Médico Legal (IML) que removeu o corpo da vítima à base do Instituto.

Continuar lendo

Blog do Crica

Procurador de Justiça João Marques é convidado para ocupar o posto de secretário de Segurança Pública

Publicado

em

O vice-governador eleito Major Rocha (PSDB) acabou de me informar que convidou o Procurador do Ministério Público Estadual, João Marques Pires para ocupar o posto de secretário de Segurança Pública no próximo governo. Marques, inclusive, fará parte da equipe que formulará um diagnóstico atualizado sobre o sistema de segurança. O convite se deu, porque segundo Rocha, ficou acertado com o governador eleito Gladson Cameli, que as indicações da área caberiam a ele com autonomia. E acha que por isso a escolha será acatada por Cameli. Rocha justifica o convite em cima do argumento de que, é preciso um nome com competência, austeridade, que conheça o setor, e que seja neutro, como forma de unir as polícias civil e militar. Cabe agora ao Procurador decidir se aceitará. E ao Gladson Cameli chancelar.

MINORU CONFIRMA
Conversei há pouco com o ex-candidato ao Senado pela REDE, ex-Reitor Minoru Kinpara. Afirmou que de fato foi sondado pelo vice-governador eleito Major Rocha (PSDB), que em nome do futuro governador Gladson Cameli, lhe convidou para ser o secretário de Educação da próxima administração. Ele disse que, precisava ter uma conversa direta com o Gladson. Me falou ainda que, para ocupar o cargo teria que indicar pessoas da sua confiança para os postos de assessorias da pasta, completou Minoru ao BLOG DO CRICA. A conversa para bater o martelo ficou de ser marcada. Não houve anúncio oficial, mas o convite foi formulado.

Continuar lendo

Acre

Petecão reage com contrariedade à provável indicação de Minoru

Publicado

em

“Gostaria que um dos nossos guerreiros tivesse essa oportunidade”

O provável convite de Gladson Cameli, governador eleito do Acre, ao professor Minoru Kinpara, da Ufac, para o cargo de secretário de Educação, conforme noticia o ac24horas neste sábado, 20, gerou sinais de mal-estar em parte da frente política que apoiou o progressista ao governo nas eleições.

O senador reeleito Sérgio Petecão (PSD), umas das principais lideranças do grupo que passa a se tornar governista a partir de 2019, considera a escolha um equívoco e uma falta de sensibilidade com o projeto do grupo que ajudou Cameli a chegar ao governo.

Em uma publicação no Facebook e que repercute em grupos de WhatsApp, Petecão diz: “Vi agora pela imprensa a notícia de que o professor Minoru teria sido convidado a assumir a pasta da Educação, uma das Pastas mais importantes de um governo. Nada contra, confesso que gostaria mesmo era que um dos nossos guerreiros tivesse essa oportunidade, pois tenho certeza que temos pessoas tão competentes quanto ele. Só para uma reflexão”.

Minoru foi candidato ao Senado pela Rede Sustentabilidade e obteve 112.989 votos. Não conseguiu se eleger, mas conquistou simpatia de parte do eleitorado. Tanto é que a especulação em torno de seu nome para a Educação do Estado é bastante elogiada nas redes sociais.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.