Menu

Pesquisar
Close this search box.

Um Projeto de Inclusão

O líder do governo, deputado Daniel Zen (PT) – foto – fez ontem um contraponto com dados sobre a ação do governo na área educacional, que é contestada pela oposição. Citou que o governo investiu entre construção, ampliação e recuperação em 400 escolas, avançou na climatização das salas de aula; um clamor antigo de alunos e professores, o programa de alfabetização “Quero Ler” já alfabetizou 52 mil pessoas e caminha para fechar a gestão com 60 mil alunos alfabetizados, o que deixará o Acre como o primeiro Estado a erradicar o analfabetismo. São conquistas, segundo ele, que não podem passar despercebidas, já que a oposição se limita a fazer críticas pontuais sobre uma ou outra falha do governo Tião Viana.


CRÍTICAS POLÍTICAS
O deputado Daniel Zen (PT) diz que fez questão de ir checar pessoalmente se a implantação do turno único de atendimento na OCA tinha prejudicado aos usuários. E a informação que teve é que a mudança não causou impacto negativo no número de pessoas atendidas no órgão.


AUSÊNCIA DE VONTADE
Um servidor concursado do Pró-Saúde manda postagem dizendo que, o projeto sobre a categoria, que está sofrendo contestação de vício de inconstitucionalidade pelo MP, só foi apresentado pelo deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS), porque o governador Tião Viana não teve a vontade política de enviar o projeto, não tinha intenção de manter os funcionários. Fica feito o registro do protesto do funcionário do órgão.


BEM CLARO
Vamos deixar esta situação bem clara: a coluna não está a serviço do deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS) e muito menos do governador Tião Viana, com cujo governo não tem relações. Comentamos os fatos, sem torcida. O resto quem decide é a justiça. Ponto final.


COMUNICAÇÃO DIRETA
O candidato ao governo, Marcus Alexandre, diz ser uma opção, neste primeiro momento, fazer uma campanha sem o aparato de grande acompanhamento de aliados, optando, por ele ir conversar com as pessoas, nos municípios visitados, para um contato mais direto com o povo.


ACAMPAMENTO NO JURUÁ
A partir do final de semana, Marcus embarca para o Juruá, onde deve percorrer todos os seus municípios. A minha campanha é de conversa, muita conversa com o povo, afirma. Sobre a receptividade nos municípios do Alto Acre, Marcus considera que foi bem além da expectativa.


UM GRANDE EQUÍVOCO
Há por parte de alguns colegas, quando comentam a candidatura do deputado Ney Amorim (PT) ao Senado, um equívoco, quando o colocam como tendo votos só na Capital. A soma dos votos que teve no interior em suas campanhas sempre for maior que a obtida em Rio Branco.


FOCADO NO SEGUNDO VOTO
E ainda está longe para uma avaliação do seu potencial na disputa de uma das vagas do Senado, porque não colocou a campanha na rua, que é seu forte, por ser habilidoso. Mesmo só nos contatos dá para se avaliar que terá grande parte de lideranças, deputados e vereadores da oposição lhe dando o segundo voto. Tem trabalhado muito o segundo voto.


VOTO FEMININO
As mulheres são majoritárias no eleitorado acreano. Por isso falece de razão quando vejo a reclamação delas que a presença da mulher no parlamento é pequena. Se não é expressiva a culpa cabe às mulheres, que optam em grande parte em votar nos homens para deputado.


QUEIMANDO A LÍNGUA
Estava entre os que, não acreditava que, o PSB conseguiria montar uma chapa própria, pela presença de nomes fortes como o do deputado Manoel Moraes, Delegada Carla Brito, mas a informação que se tem é que o partido terá chapa completa para disputa de vagas na ALEAC.


BOLA NAS COSTAS?
Chega uma pergunta: “o PSB, com apoio da prefeita Socorro Nery e da vice-governadora Nazaré Araújo, está lançando a ex-esposa do deputado Lourival Marques (PT), candidata a deputada estadual”? “Não seria uma bola nas costas do petista”? Sinceramente? Não tenho conhecimento. Sobre “bola nas costas”, acho que todo mundo é livre para ser candidato.


FILHA NA CAMPANHA
O Dr. Raiz, um ardoroso PSB, não será candidato, mas lançou a filha Oriana Luz na chapa do PSB, que disputará cadeiras na Assembléia. E promete que, ela entra para brigar por vaga.


ESTRATÉGIA DE CAMPANHA
Na conversa ontem com um dirigente tucano tive a confirmação de que a jornalista Mara Rocha (PSDB) será candidata à deputada federal, na vaga que ficou aberta pela ida do irmão Major Rocha para vice do Gladson Cameli (PP). O partido não ficaria sem um nome a Federal.


EXIGENCIA NACIONAL
Por conta da nova legislação as direções nacionais estão exigindo que todos os partidos tenham candidaturas a deputado federal. E não poderia ser diferente com o PSDB, no Acre.


SAIU IMPRESSIONADO
Um velho amigo contou ontem que saiu de uma reunião na Associação Comercial com o candidato ao governo, Gladson Cameli (PP), com a impressão que tinha participado de uma plenária da oposição. “Todos os empresários que usaram da palavra teceram severas críticas à política fiscal do governo com a categoria, que é de um arrocho atrás do outro”. Vixe, Maria!


SEMPRE FOI USADO
O ex-vereador e empresário de Feijó, Pelé Campos, sempre foi usado no PMDB, onde nunca lhe deram uma posição de destaque que merecia. Nada mais normal que, ele saia agora como candidato a deputado estadual pela coligação DEM-PSDB, que está com uma chapa arrumada.


APOSTANDO ALTO
Na avaliação dos dirigentes do PSL-PATRIOTAS, a coligação tem sim condição pela terceira vaga de deputado federal, acham que duas vagas estão garantidas. Prefiro aguardar a urna abrir.


NÃO TEM RAZÃO
Respeito a indignação do deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS), elogio sua coragem de enfrentar o Tião Viana na defesa dos servidores do Pró-Saúde, mas ele e todos que analisaram o projeto sobre o aprovado na ALEAC, sabiam que estavam aprovando algo inconstitucional.


O MÁXIMO A SER FEITO
No caso do Pró-Saúde o máximo que cabia por parte dos deputados era o de apresentar um Ante-Projeto de Lei, porque não podem legislar sobre despesas. Não adianta agora a surpresa pelo MP pedir a inconstitucionalidade do projeto que, supostamente ajudaria os servidores. Que o Tião Viana não apresentou o projeto porque não quis, isso é verdade, mas não está na discussão do MP. O MP discute é o projeto aprovado. A palavra está com a justiça. Ponto.


É UM DOS DESTAQUES
Posso até não concordar com algumas das suas posições, mas não posso deixar de reconhecer que, a deputada Eliane Sinhasique (MDB) é uma das estrelas da oposição na ALEAC. Não pode ir além do que está indo, de cobrar do governo, porque deputado não legisla sobre despesa.


ARTILHARIA PESADA
A base do governo na ALEAC anda indócil na Assembléia Legislativa. Ante a uma bancada da base do governo estupefata, o deputado Eber Machado (PDT) bateu ontem forte no que chamou de “abandono” e inércia do governo com a categoria dos agentes penitenciários.


QUADRO DANTESCO
O deputado Eber Machado (PDT) pintou um quadro altamente negativo sobre as condições de trabalho dos agentes penitenciários. Falta um dormitório, os colchões são estendidos no chão de uma obra em construção, a insalubridade e o odor de fedor do ambiente em que trabalham predominam, sem falar na insegurança de dois agentes terem de cuidar de 200 presidiários.


SITUAÇÃO DEPLORÁVEL
Para o deputado Eber Machado (PDT) a situação dos agentes penitenciários pode ser traduzida em uma frase: – é tudo muito deplorável no ambiente de trabalho. Ele diz que, que saiu triste da visita.


NÃO POR FALTA DE REIVINDICAÇÃO
Mas tudo isso que foi relatado pelo deputado Eber Machado (PDT) não continua a acontecer pela falta de reivindicação do sindicato dos agentes penitenciários. Perdi a conta em que vi a mobilização da categoria na ALEAC fazendo denúncia de tudo o que foi revelado pelo Eber.


EM ATIVIDADE
A jornalista Socorro Camelo, que foi escolhida para ser a nova secretária de Comunicação da PMRB, já está em atividade e acompanha a prefeita Socorro Nery nas atividades administrativas. A atual secretária Andréia Forneck ficará mais alguns dias no apoio à colega.


UM DESAFIO
A Socorro Camelo foi minha colega de redação no auge do jornal “O RIO BRANCO”. Muito comedida, um bom texto, acho que foi uma escolha ponderada. Terá o desafio de substituir a uma excelente profissional, a jornalista Andréia Forneck, que foi muito competente na função.


FRASE DO DIA
Ao ver ontem o deputado Eber Machado (PDT) descendo a lenha no governo por conta do que chama de “abandono” da categoria dos agentes penitenciários, o deputado Antonio Pedro (PSL), soltou a frase: “o governo do Tião Viana, acabou! Até a base está contra”.


MUITO IMPROVÁVEL QUE AVANCE
O ativista Germano Marino esteve ontem na ALEAC, reunido com deputados, levando a  posição do movimento LGBT, contrária a aprovação do “Estatuto da Família”. Depois das posições contra da OAB-AC, Defensoria Pública e MP, a matéria tende a não passar.


RECLAMAÇÃO DA VIOLÊNCIA
A “Cidade do Povo” é um bairro bem servido no tocante à presença da rede pública estadual e municipal. Tem escolas, quadras esportivas, unidade de saúde, Posto Policial, e mais uma creche foi recém inaugurada. O que os moradores reclamam é uma presença mais efetiva na área de segurança. Muito embora se veja prisões acontecendo sempre naquele bairro.


FALTOU MAIS EFETIVIDADE
O que faltou ao governo Tião Viana, que começou a descer a ladeira da despedida foi uma comunicação mais efetiva dos seus feitos, embora tenha dezenas de jornalistas a serviço.


NÃO TENHO ESPERANÇA
Não estou entre os que nutrem de que esta eleição para governador, deputado estadual, deputado federal e senador seja diferente das anteriores no quesito da compra de votos. E algo que se enraizou nas disputas eleitorais, no Acre. Quando um candidato chega num bairro é logo perguntado pelo eleitor: “quanto vai pagar no dia?”. É a pergunta clássica. Quer saber o valor do voto, para formar as famosas “listas de eleitores”, que os cabos eleitorais vendem como mercadoria para ser aberta no dia da eleição. Uma venda como outra qualquer. E não venham com a hipocrisia de que os candidatos são corruptos. Tão corrupto é quem vende os votos. Não existe corrupção sem corrupto e corruptor. Esperar por uma ação do TRE-AC é perda de tempo, porque este tipo de transação acontece em quatro paredes. E assim será.


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.