Conecte-se agora

Com candidatura de Joaquim Barbosa, PSB no Acre terá que acender vela para Deus e para o diabo

Publicado

em

Apesar de estar vivendo um dos melhores momentos de sua existência, o PSB no Acre terá em 2018, novamente, uma eleição complicada. No plano local é certo que vão de corpo e alma para a campanha de Marcus Alexandre (PT), mas no nacional a situação é bem diferente.

A divulgação da pesquisa Datafolha que mostra o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa com 10% das intenções de voto para o Planalto deixou animados os socialistas.

Com o resultado, é mais do que certo a consolidação da candidatura do ministro que julgou e condenou os principais envolvidos no primeiro escândalo de corrupção envolvendo o governo Lula, o mensalão. Condenado e preso, por denúncias da lava Jato que apontaram o recebimento de propina de empreiteiras, Lula é tido como carta fora do baralho na eleição deste ano.

Por sua condenação por um colegiado (TRF-4), o petista está inelegível, enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Mesmo com todos estes cenários ruins, o PT afirma não desistir da candidatura de Lula, que continua líder nas pesquisas, apesar da queda na comparação com o levantamento anterior. De 37% caiu para 31%.

Toda essa incerteza afeta os petistas acreanos, acostumados a sempre ter palanques presidenciais pomposos, seja com Lula ou Dilma. Agora há a chance de não ter nome algum para o Planalto.

Enquanto isso, o PSB ficará na delicada situação de puxar voto para Joaquim Barbosa e não desagradar aos companheiros petistas, enfraquecidos sem um candidato presidencial ou com sua principal estrela às voltas com a Justiça, ou, quem sabe, ainda cumprindo a pena em Curitiba. No Acre, contudo, os petistas têm a caneta capaz colocar na rua aliados incômodos.

Situação semelhante o PSB enfrentou em 2014. Os pesebistas tinham o palanque de Eduardo Campo para erguer no Acre, sendo substituído por Marina Silva, após a morte do ex-governador de Pernambuco numa acidente aéreo.

Como se diz no ditado popular, precisou acender uma vela para Deus e outra para o diabo; ou seja, não desagradar nem a um nem a outro. Para muitos, nessa disputa, o PSB local acabou fingindo fazer a campanha de Marina para prestar contas ao comitê nacional e não deixar os petistas acreanos enfurecidos.

Sem Lula, as chances de o PT no Acre pedir voto para o candidato do PSB são remotas, já que ele condenou muitos companheiros por crimes de corrupção. Já os socialistas não terão escolha e vão ter que ir às ruas pedir voto a Joaquim Barbosa – pelo menos, outra vez, fingir.

Propaganda

Destaque 7

Bastidores da Câmara de Rio Branco fervem em torno da eleição

Publicado

em

Os bastidores da Câmara de Vereadores começaram a fervilhar em torno da eleição da Mesa Diretora que vai comandar a Casa nos próximos dois anos.

Três candidatos, a priori, se colocam à disposição: Antônio Morais (PT), Emerson Jarude (sem partido) e N. Lima (PSL). Rodrigo Forneck, também do PT, não descarta pôr seu nome na disputa.

O petista Antônio Morais começou a campanha pela presidência há mais tempo. Por isso, no momento, ele estaria em vantagem em relação aos seus adversários. Há quem diga que seria Morais o candidato da prefeita Socorro Neri.

Emerson Jarude, que se autoproclama de linha independente na Casa, embora com um viés oposicionista, colocou seu nome à disposição semana passada. Já N. Lima é o nome até aqui da oposição. Tanto o militar da reserva como Jarude tem apoio dos vereadores oposicionistas da Casa, que são seis dos 17. “Vou com a oposição ou independência. Se houver composição estarei com o Jarude senão houver e a oposição lançar um candidato voto na oposição”, diz o líder da oposição na Câmara, Roberto Duarte (MDB).

Forneck, que meses atrás negava qualquer interesse em disputar a presidência, atualmente não descarta a possibilidade. Mamed Dankar, também do PT, chegou ser convidado por alguns dos pares, mas revelou não ter interesse.

A eleição da Mesa Diretora, em especial dos dois principais cargos da Câmara, passa, tradicionalmente, por uma forte articulação do líder da prefeita, no caso o vereador Eduardo Farias (PCdoB).

O comunista garante que a base ainda não tem questão fechada. “Estamos considerando todos os nomes postos até aqui.
Temos na base candidatos a presidente e a primeiro secretário. A prefeita está com o mesmo posicionamento da base, ou seja, dialogar até chegarmos ao consenso da melhor Mesa pra o momento, sempre levando em conta a nossa unidade.
Temos até dezembro pra decidir, não precisamos de pressa ou açodamento”, diz Farias.

São necessários nove votos para um vereador ser eleito para um cargo da Mesa. A base tem 11 dos 17. Farias está seguro de que haverá consenso inclusive com votos da oposição. O comunista talvez não conte com eventuais discordâncias de Railson Correia (Podemos) e Raimundo Neném (PHS).

Não será fácil convencer os dois parlamentares apenas com a argumentação de que há necessidade de consenso ou unidade, embora ambos sejam ligados a Antônio Morais e formem com o vereador do PT o tal “trio do fundão” do plenário.

“O PHS hoje é a segunda maior bancada da base da prefeita, por isso não abrimos mão da primeira secretaria. Sobre o presidente ainda estamos em conversas”, endurece Raimundo Neném (PHS).

O discurso de Neném conflitua com o interesse do PSB, partido de Socorro Neri, em indicar o vereador Artêmio Costa para o cargo de secretário do parlamento mirim.

Railson Correia não engole qualquer possível imposição que chegue com cara de consenso. “Eu só acho que para quem tem a pretensão de ser a candidato à presidência como também aos demais espaços, o melhor caminho primeiro é construir com os seus pares, construir primeiro por dentro”, diz.

Já Artêmio, cotado para assumir a secretaria da Mesa, parece não está disposto a entrar em colisão por causa do cargo. “Existem muitos outros nomes excelentes na base que estão se colocando para a primeira secretaria e que estamos discutindo internamente.

Mamed Dankar já manifestou seu apoio ao correligionário Antônio Morais. “Há tempos me comprometi em votar no Morais, caso ele mantenha sua candidatura.”

O atual presidente da Câmara Municipal, vereador Manuel Marcos (PRB), eleito deputado federal, diz que segue o projeto da Frente Popular. “Fui eleito e virei presidente em um projeto de unidade e vou seguir esse consenso por questão de lealdade”, conclui.

Continuar lendo

Destaque 7

Aplicativo vai auxiliar agentes de trânsito na fiscalização

Publicado

em

Informações sobre veículos e motoristas centralizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) poderão ser acessadas com mais facilidade por agentes de trânsito. O aplicativo Fiscalização Denatran vai permitir aos profissionais de órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) verificar se o veículo foi furtado ou roubado.

Outra função disponibilizada às equipes é a conferência de pendências administrativas ou judiciais relacionadas às placas. Se houver irregularidade, os agentes podem, dependendo do caso, aplicar medidas como a restrição da circulação do veículo até que a situação seja resolvida. Os agentes poderão consultar, ainda, se a CNH do motorista está suspensa, cassada ou bloqueada.

Elaborado em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo apresenta as informações depois de extrai-las de três bases: Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf). O dispositivo funciona por meio da leitura dos QR Codes da Placa Mercosul, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) digitais. O aplicativo é oferecido, em um primeiro momento, a municípios do Rio de Janeiro,

Cadastro
Para obter o Fiscalização Denatran, é necessário que a instituição de trânsito solicite formalmente o acesso. Caso o órgão de trânsito seja distrital, estadual ou municipal, o pedido deve ser direcionado ao Departamento Nacional de Trânsito (Detran) de seu estado. Se o órgão for federal, o requerimento deve ser apresentado à Coordenação-Geral de Informatização e Estatística do Denatran.

Além da certificação do órgão, o agente de trânsito deve se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran e baixar em seu celular, gratuitamente, o aplicativo através da Play Store. O dispositivo roda somente em smartphones equipados com o sistema operacional Android.

De acordo com a diretora-presidente do Serpro, Glória Guimarães, o aplicativo é bastante seguro. “Isso acontece porque todas as informações do tráfego em rede são criptografadas. Além disso, para o acesso é necessário algo que somente o órgão fiscalizador possui (um dispositivo previamente vinculado), mais algo que somente o usuário sabe (a senha) e, ainda, um cadastramento prévio feito por outro usuário de nível especial, que é detentor de um certificado digital ICP-Brasil”, explica.

Continuar lendo

Destaque 7

Educação nega que merenda foi entregue vencida em Xapuri

Publicado

em

Uma nota enviada à imprensa pela Secretaria de Educação de Xapuri, com a palavra “repúdio”, nega as informações listadas em um relatório do Ministério Público do Acre (MP/AC), que encontrou alimentos vencidos na dispensa da escola Latife Kalume, produtos que seriam consumidos pelas crianças estudantes.

“As bolachas encontradas no pré-escolar Latife Zaine Kalume que venceram no dia 20/09/2018 foram entregues na escola para serem consumidas durante o mês de junho, porém, devido alterações no cardápio não foram todas consumidas”, diz a pasta ao negar a distribuição de produtos sem condições de consumo.

Outra negativa do município é de que a nutricionista da cidade, responsável pela planilha da merenda, tenha orientado servidores da escola a distribuir o material, ainda que vencido. Essa informação foi passada ao MP/AC pelos servidores da unidade escolar e gerou mal estar no município.

“A merenda escolar que se encontra hoje no setor de merenda é a que começou a ser entregue nas escolas rurais e sua validade é de 90 dias e a mesma refere-se ao cardápio e consumo durante o mês de outubro”, justifica a secretaria.

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.