Conecte-se agora

TJ do Acre inicia projeto Biblioteca Compartilhada para incentivo à leitura

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) iniciou o projeto Biblioteca Compartilhada para ajudar no incentivo à leitura e retardar os impactos ao meio ambiente, na medida em que os livros, quanto mais são utilizados, mais tempo levam para ser descartados.

O projeto não envolve somente os servidores, mas a comunidade em geral que pode ajudar fazendo doações de livros nos pontos de coleta disponíveis nas unidades do Judiciário Acreano na capital.

Desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental Permanente (Nusap), sob a coordenação da Corregedoria-Geral do Poder Judiciário Acreano, o projeto busca possibilitar ao cidadão ter acesso à leitura tradicional sem nenhum custo e ainda ajudando na sustentabilidade ambiental.

O material, se for de preferência do interessado, pode ser levado sem a obrigatoriedade de devolução. Para doar ou retirar o livro não é necessário cadastro, pagamento e nem inscrição. Também não é exigido doar livro quando for retirar algum. O processo não possui nenhuma burocracia.

Porém, neste primeiro momento do projeto, a etapa é de doação. Os interessados podem deixar revistas, gibis e livros de leitura fácil, como romances, atualidades, ficção e não ficção, biografias entre outros no edifício-sede do TJAC, na Cidade da Justiça (nos Fóruns dos Juizados Especiais Cíveis e Criminal) ou no Fórum Barão do Rio Branco. Devem ser evitados apenas livros de caráter muito técnico (como tratados, ensaios, Vade Mecum, etc.).

A partir do dia 23 inicia o funcionamento total, onde o cidadão pode tanto deixar livros quanto retirá-los das caixas confeccionadas a partir de reutilização de material reciclável.

“O projeto tem cunho educativo, já que o objetivo é estimular a leitura, tão importante no processo de aprendizagem, de aprimoramento do ser humano, na sua relação com o semelhante e com o universo a sua volta”, explicou a corregedora-geral Waldirene Cordeiro, que organiza a atividade.

Propaganda

Cidades

Prefeitura realiza blitz educativa

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco realizou nesta quinta-feira, 13, nova blitz educativa em combate ao Aedes. A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela força tarefa municipal no combate à dengue realizada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTRANS). A mobilização aconteceu em frente à SEMSUR.

O gerente de educação da RBTRANS, Luís Eduardo, avalia a parceria desta ação como muito positiva. “Nós estamos abordando os condutores de forma direta, pedindo que eles mantenham a atenção no trânsito e também dentro de casa, onde os focos de proliferação são mais recorrentes”, enfatizou.


A blitz contou com a participação dos Agentes de Endemias, dos Agentes de Educação e Agentes de Trânsito, que sensibilizaram os motoristas e a população sobre as pequenas atitudes e ações de prevenção à dengue e de combate ao mosquito Aedes Aegyti. Na ocasião foram distribuídos panfletos de mobilização da campanha.

O Chefe da Divisão de Endemias e Controle de Vetores, José Ferreira, afirma que objetivo principal da blitz é dialogar com a população e alertar sobre os perigos que o vetor representa para a sociedade. “Os índices de infestação predial estão dentro das nossas casas, ou seja, do portão de entrada até o fundo do quintal. No folheto nós temos as orientações necessárias, que se seguidas à risca podem evitar consideravelmente os riscos de uma infestação”, ressaltou.


O motorista Raimundo Soares disse que ações como essa são muito importantes para que todos mantenham os cuidados na luta contra a dengue. “Eu faço o possível para tomar todos os cuidados, deixo sempre a caixa d’água tampada e evito acúmulo de lixo”, concluiu.

Continuar lendo

Cidades

Empresário suspende serviço de balsa

Publicado

em

O proprietário da balsa, que liga os municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, anunciou a imprensa local a suspensão parcial do serviço de travessia a partir da terça-feira (11).

O motivo da suspensão, segundo o empresário, Assem Cameli, seria pela falta de pagamento por parte do Governo do Estado.

“A balsa estará parada no período da tarde porque estamos com essa pendência com o Governo do Estado”, informou o empresário Assem Cameli.

Assem Cameli explicou que o serviço de travessia será reduzido e funcionará somente pelo período da tarde.

O empresário destacou ainda que a travessia envolvendo os serviços essenciais, como policiamento, ambulâncias e bombeiros será mantida a qualquer momento.

A balsa é o meio de acesso mais rápido entre as duas cidades, por meio do Rio Juruá. Para fazer o percurso por via terrestre é necessário percorrer mais de 40 quilômetros pela rodovia estadual AC-405, contornando Cruzeiro do Sul e passando por Mâncio Lima. Enquanto que, por água, a distância é de somente 10 quilômetros.

Continuar lendo

Cidades

Gari encontra feto morto em saco de lixo

Publicado

em

Um feto foi encontrado morto dentro de um saco de lixo na manhã desta quinta-feira (13), por um gari, pendurado numa cerca na Travessa Feijó, região do bairro Seis de Agosto, segundo Distrito de Rio Branco.

A sacola foi aberta pelo gari no estacionamento do antigo Mira Shopping, localizado na Avenida Ceará e acabou encontrando o corpo da criança ainda com o cordão umbilical.

“Nós estávamos coletando lixo e quando peguei a sacola percebi que estava pesada não conseguimos tirar a princípio. Pegamos outras sacolas e depois voltamos pra levar essa, ela estava com textura mole. Na hora não abrimos, mas quando chegamos aqui no antigo mira shopping pra descarregar, fomos olhar, foi como encontramos o feto. Foi uma sensação horrível, não tem como comparar explicar o sentimento de revolta”, disse o trabalhador Raimundo Souza.

Uma guarnição do primeiro Batalhão de Polícia Militar foi acionada e permaneceu no local aguardando a chegada da perícia técnica. O fato deve ser investigado pela delegacia da região e também pela Delegacia de Homicídios (DHPP).

Continuar lendo
Propaganda

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.