Conecte-se agora

Encceja inscreve participantes até 27 de abril

Publicado

em

Entre 16 e 27 de abril, às 23h59, estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enceeja Nacional será aplicado 05 de agosto em todo o Brasil e, em 16 de setembro, o Encceja Exterior. Candidatos que desejem ser atendidos pelo nome social devem fazer a solicitação do dia 30 de abril ao dia 04 de maio.

Destinado a jovens e adultos que concluíram os estudos fora da idade indicada, o Encceja 2018 exige que o participante tenha, no dia de aplicação do exame, idade mínima de 15 anos (Encceja Fundamental) ou de 18 anos (Encceja Ensino Médio). O exame é composto por uma redação e quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha.

Saiba mais: Encceja Nacional 2018: edital foi publicado e prova já tem data marcada

O Encceja permite certificações para os aplicantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, caso seja alcançada a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. Já a declaração parcial de proficiência é concedida ao aplicante que obtiver a nota mínima exigida em uma única prova ou em mais de uma. Tanto a certificação quanto a proficiência são concedidas pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Por isto, o participante deve indicar no ato da inscrição a qual instituição deseja solicitar a documentação.

Apesar da gratuidade, o edital do Enceeja 2018 trouxe uma novidade: a necessidade de justificativa em caso de participantes ausentes das provas de todas as áreas do conhecimento desta edição e que desejem se inscrever no Encceja 2019. A justificativa deve ser feita na página do Encceja mediante a apresentação de atestados médicos, documentos judiciais, certidões públicas ou Boletins de Ocorrências. Caso não se justifique, o participante “deverá ressarcir ao Inep o custo do Exame a ser divulgado no ano seguinte, mediante o recolhimento do valor estabelecido em Edital, por meio de Guia de Recolhimento da União”, gerada na página do participante.

Saiba mais: Enem x Encceja: certificação do ensino médio

Avaliação do Encceja 2018

Participantes do Ensino Fundamental são avaliados nas áreas de artes, ciências naturais, educação física, geografia, história, língua portuguesa, matemática e redação. Já os participantes do Ensino Médio serão avaliados em ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias e redação; matemática e suas tecnologias.

Encceja Nacional PPL e Encceja Exterior PPL

O exame ainda possui duas modalidades: o Encceja Nacional PPL e Encceja  Exterior PPL, destinados a adultos que cumprem penas privativas de liberdade ou a adolescentes submetidos a medidas socioeducativas que incluam penas privativas de liberdade. O Encceja Nacional PPL está previsto para ser aplicado entre 18 e 19 de setembro. Já o Encceja Exterior PPL deve ser aplicado entre 17 e 21 de setembro.

Educação modalidade EJA

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que visa escolarizar jovens e adultos que não completaram a educação básica no tempo indicado. Para participar do Encceja e, consequentemente, obter a proficiência parcial ou a certificação é importante que o participante esteja preparado para a avaliação. Atualmente, existem programas educacionais como o Educa Mais Brasil que disponibiliza bolsas de estudo de até 50% para este público, em diversas regiões do brasil, em parceria com o Ac24horas. Para conhecer as oportunidades disponíveis, basta acessar o site do Educa Mais.

Tunísia Cores – Ascom Educa Mais Brasil

Propaganda

Cotidiano

Polícia quer saber origem da granada apreendida com dupla em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A polícia de Cruzeiro do Sul investiga a origem de uma granada apreendida com dois homens durante operação nesta quarta-feira (24). Junto com a granada os policiais encontraram armas, dinheiro e droga.

Em princípio, a Polícia Militar tem como indicativo que a granada tenha sido adquirida no Peru para ser usada em assaltos no Acre. “Estamos preocupados com isso”, disse o major M. Jorge, da PM de Cruzeiro do Sul.

Continuar lendo

Acre

Decreto de Rocha sepulta mais três secretarias da era petista

Publicado

em

Assinado pelo vice-governador Major Rocha, o decreto 236, de 23 de janeiro de 2019, extinguiu mais três órgãos criados pelas gestões do PT no Governo do Acre: as secretarias de Desenvolvimento Social (SEDS), Políticas para Mulheres e Assessoria da Juventude. A SEDS surgiu no mandato do ex-governador Binho Marques (PT) e sua primeira mandante foi Laura Okamura, que trabalhava no Paraná. Os demais órgãos eram marcas das gestões do PT e em geral eram chefiadas por militantes petistas, à exceção de Tiago Higino, do PSB, que comandou a Pasta da Juventude durante o governo de Sebastião Viana.

Continuar lendo

Cidades

Associação de Profissionais de Cozinha é criada para valorizar gastronomia do Acre

Publicado

em

O Acre agora tem uma associação dedicada à defesa dos interesses da gastronomia regional. Fundada na segunda quinzena de janeiro de 2019, a Associação dos Profissionais de Cozinha do Estado do Acre (APCAC) atuará para organizar o setor em todos os municípios, defendendo, debatendo e apoiando iniciativas relacionadas à gastronomia e seus integrantes. A APCAC não tem fins lucrativos.

Eleito em assembleia de constituição, o chef Deocleciano de Brito é o presidente da APCAC de 2019 a 2021. Muito popular e respeitado em todo o Brasil, Brito é o Embaixador da Gastronomia no Acre e detentor de prêmios nacionais. A vice-presidente é a chef Izanelda Magalhães, do restaurante Jannu´s Bistrô, referência na alta culinária de Rio Branco.

Assim, o corpo diretivo da APCAC, em todos os seus cargos e funções, é composto por profissionais altamente capacitados e reconhecidos em suas áreas. “Estamos buscando diferencial na sociedade, agregar o maior número de profissionais de cozinha de todo o Estado do Acre e construir um processo de união”, disse o presidente da ACPAC, cujo propósito é ampliar os espaços de debate nos segmentos econômicos e sociais, promovendo inclusive a realização de eventos como cursos e seminários na área gastronômica.

SAIBA QUEM SÃO OS DIRETORES DA APCAC:

PRESIDENTE: Deocleciano Pereira Sá de Brito,

VICE-PRESIDENTE: Izanelda Batista de Magalhães

SECRETÁRIA: Renata Tanayra Pereira da Silva. Eleitos em 21 de janeiro de 2019 para o biênio 2019 / 2021

Conselho Deliberativo:

Presidente– Jaire Cunha de Oliveira;

Vice-presidente – Rosevaldo Souza da Silva;

Secretária – Kamilla Saraiva Leão Mantovaneli;

Suplente de secretário – Jaime Ernesto Guimarães de Oliveira

Conselho Fiscal:

Presidente – Rafaella Arnaud Brozzo

Vice-presidente – Carlos Ferreira da Rocha;

Secretário – Marcos Antônio Silva Torres;

Suplente de secretário – Tarcisio Adriano da Silva Futerko.

Continuar lendo
Propaganda

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.