Menu

Pesquisar
Close this search box.

Friale diz que rio Acre pode se aproximar da cota de alerta neste final de semana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O verão terminou oficialmente no dia 20 de março de 2018, mas as chuvas intensas, características desta estação, ainda continuam no Acre, em Rondônia, em Mato Grosso, em Goiás, no Amazonas e na região de selva do Peru.


Já, na maior parte da Bolívia, há dias que não ocorrem chuvas significativas, exceto no norte do país, na região de fronteira com o Brasil.

Anúncios


O nível do rio Acre tem subido rapidamente nas cidades de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco. Na capital do Acre, seu nível subiu mais de três metros nas últimas 24 horas. Por volta das três horas da tarde desta quarta-feira (4/4/2018), marcava 10,9m, em Rio Branco. No dia anterior, seu nível era de 7,6m.


Segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, o rio deve ficar próximo da cota de alerta neste final de semana. “Nossas estimativas são de que, até o fim desta semana ou no começo da próxima, fique próximo da cota de alerta que é de 13,5 metros, na capital do estado. A causa deste aumento considerável foram as chuvas volumosas que têm ocorrido nos vales dos rios Acre, Xapuri e Rola.
Enquanto isso, o nível do rio Madeira começa a baixar e, como O Tempo Aqui havia publicado, não há motivos para preocupações alarmantes com relação á inundação da BR-364”, afirma o pesquisador.


As chuvas na maior parte da Bolívia têm sido fracas e, portanto bem abaixo da média, nos últimos dez dias. Chuvas fortes têm ocorrido apenas nos vales dos rios Abunã e Madre de Dios, principalmente na região peruana de Porto Maldonado, onde, na última terça-feira (3/4/2018), choveu torrencialmente, com acúmulo de mais de 350mm em menos de 24 horas, conforme registro do Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido