Menu

Procurador de Brasiléia é investigado por usurpação da função pública em benefício pessoal

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O procurador jurídico de Brasiléia, Pedro Diego Amorim, está sendo investigado por suposto uso do cargo que exerce na estrutura da cidade em benefício pessoal. A portaria de sindicância foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira, dia 26, e já está em vigor para, em 30 dias, aprontar se o servidor deve ou não ser punido.


Segundo o documento, assinado pela prefeita Fernanda Hassem (PT), Pedro Diego estaria atuando em nome da cidade, mesmo afastado da função por motivo de doença, o que “notadamente” ocorria em benefício pessoal: primeiro porque estava de licença, e segundo porque não cumpriu a hierarquia funcional.

Publicidade

“A conduta não autorizada do servidor representa grave risco à boa e regular prestação dos serviços púbicos, bem como vem gerando famigerado tumulto e desordem no âmbito do funcionamento da Administração Pública Municipal”, justifica a prefeita ao autorizar a abertura de processo administrativo disciplinar.


Os problemas já foram tão além da esfera administrativa, que Diego Amorim já foi relacionado em boletim de ocorrência policial. O ac24horas não teve acesso ao documento, mas segundo a portaria, o registro dele foi feito pela própria Procuradoria Geral do Município, tentando parar o procurador.


O que chama a atenção é que o servidor já recebeu outras advertências de que a forma com a qual estava atuando não correta. Diante disso, acabou respondendo a outro processo administrativo disciplinar e, mesmo assim, não seguiu às orientações da Administração Municipal.


O processo de sindicância deve ser encerrado em até 30 dias, e pode tanto ser arquivado ao final, quanto, antes disso, propor sanções administrativas ao servidor. A depender da avaliação da comissão disciplinar, o procurador pode até ser desligado das funções que exerce na cidade.



INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido