Menu

Gladson: “Mudanças na minha chapa majoritária só se for para o Senado”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A política no Acre é muito dinâmica. E em ano eleitoral não faltam boatos todos os dias. O mais recente é que com a volta do MDB à coligação do pré-candidato Gladson Cameli (PP) o seu vice, Major Rocha (PSDB) poderia ser mudado. Conversei com o senador acreano em Cruzeiro do Sul que desmentiu as especulações. “Só haverá alguma mudança na minha chapa majoritária se for para o Senado. Porque a questão do vice já está resolvida e estou muito satisfeito com meu companheiro de chapa, o Major Rocha. Isso é uma página virada, um processo que vencemos. Eu sou sempre do diálogo e a escolha saiu da vontade da maioria”, garantiu. Para Cameli o foco agora é outro. “A minha preocupação é em eleger a maioria dos deputados estaduais e federais. Também quero ter os nossos senadores como aliados para que se vencermos as eleições eu possa fazer um grande mandato. Eu já sofri na pele quando vi o exemplo do meu tio Orleir Cameli que quando foi eleito governador do Acre não tinha a maioria nem na Câmara Federal e nem na ALEAC. Ele sofreu muito com isso. É importante as pessoas terem a consciência de que quem for disputar o governo e vencer precisa eleger a maioria dos parlamentares para darem sustentação política,” disse ele.


Cruzeiro movimentada
A vinda do ministro de Ciência e Tecnologia ao Juruá para lançar o Programa Internet para Todos, nesta terça, 27, mobilizou a política no Estado. Na véspera da chegada de Gilberto Kassab a Cruzeiro do Sul prefeitos e vereadores de vários municípios já estavam na cidade. Inclusive, alguns da FPA. Tudo indicando um evento suprapartidário.

Publicidade

Todos querem
Obviamente que os prefeitos entendem que esse programa pode beneficiar sobremaneira as comunidades isoladas da zona rural, de ribeirinhos e de indígenas dos seus municípios. Ficar de fora por questões ideológicas não seria inteligente.


Rindo sozinho
O senador Sérgio Petecão (PSD) do mesmo partido do ministro estava como uma espécie de anfitrião do evento. Recebendo os prefeitos com a sua equipe e conversando bastante com todos. Esse programa caiu como sopa no mel em ano eleitoral para Petecão.


Democrática
A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), tem um espírito democrático notável. Esteve numa reunião na prefeitura de Cruzeiro do Sul com parlamentares de oposição em busca de recursos para o seu município. Obviamente que ela sabe que os recursos para ajudar as comunidades não vem carimbados com bandeiras partidárias.


Clima pesado
O rompimento do ex-prefeito Vagner Sales (MDB) com o atual Ilderlei Cordeiro (MDB) deixou marcas profundas na política de Cruzeiro do Sul. Os grupos de um e do outro não querem conversa. Apesar de integrarem a oposição no plano estadual, no municipal, muitos sinais de guerra.


Encontro marcado
Pelo andar da carruagem os grupos político de Vagner e Ilderlei terão duas batalhas pela frente. A primeira nas próximas eleições com as candidaturas da deputada federal Jéssica Sales (MDB) e de Rudiley Estrela (PP) à Câmara Federal. A próxima será em 2020 pela prefeitura de Cruzeiro do Sul.


Polêmica
O próprio prefeito Ilderlei Cordeiro me contou que o prédio da antiga Biblioteca Municipal que a Câmara de Vereadores autorizou a venda teve um lance de um empresário de R$ 1,5 milhão. Mas como ainda não pagou o processo pode ser revertido.


Cidadania
Seria interessante que o prefeito de Cruzeiro do Sul revertesse realmente essa venda. Trata-se de um espaço central que poderia servir de escola, galeria de arte, ou mesmo de um centro de cidadania e serviço para os moradores do município. Não tem lógica dispor de um prédio tão bem localizado por um punhado de reais.


Expectativa
Se fala muito em Cruzeiro do Sul da vinda do pré-candidato da FPA Marcus Alexandre (PT) para passar um tempo no município durante as eleições. Obviamente alguns apoiando e outros ironizando. É assim o jogo da política, nunca existe unanimidade. Senão para quê precisaríamos da democracia?


Calcanhar de Aquiles
Realmente no Juruá a presença da oposição é muito forte o que dá o favoritismo natural para Gladson Cameli. A vinda do Marcus é uma tentativa de reverter uma vantagem grande que está descrita nas várias pesquisas feitas até aqui.


Idas e voltas
Por outro lado, alguns membros da equipe do Gladson me disseram que iniciarão uma ofensiva forte na Capital do Estado. Isso no sentido de fortalecer a imagem do candidato em Rio Branco. Um vem e o outro vai. Se o debate entre os dois for para ver quem pode ajudar mais a população do Acre então está tudo dentro da normalidade.

Publicidade

Baixaria, não!
É importante que os aliados do Gladson e do Marcus se atenham as questões sociais importante para a população acreana. Essa guerra insana na internet, inclusive, com ofensas pessoais e familiares não levam a nada e criam vítimas. E como sempre costumo escrever os eleitores adoram vítimas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido