Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jenilson Leite visita obras de instalação do aparelho de radioterapia no Hospital do Câncer, na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado estadual Jenilson Leite (PCdoB), membro titular da Comissão de Saúde da ALEAC e representante do seguimento na qualidade de médico infectologista, visitou na quinta-feira (15) as instalações da reforma do Hospital do Câncer e também verificou o andamento da instalação do moderno aparelho de radioterapia. O parlamentar estava acompanhado do diretor administrativo do Unacon, Fernando Abreu, e do diretor-assistencial Dr. David Carneiro, além do enfermeiro André Smyle.


O objetivo da visita do deputado foi ver in loco o trabalho da reforma e ampliação no Unacon, bem como a instalação do mais moderno aparelho de radioterapia a ser implantado no sistema de saúde acreano. Segundo Leite, a instalação do aparelho colocará o Acre no mesmo patamar de tratamento da doença frente aos outros estados da federação que oferecem o tratamento de câncer por meio radioterapia.

Anúncios


Outra observação que o deputado médico faz é que com a instalação do aparelho os pacientes não precisarão mais se deslocar para Rondônia em busca do tratamento. “Nossos pacientes deixarão de sair de perto de seus familiares e terão tratamento um mais eficiente”, destaca Jenilson Leite.


Ainda segundo Leite, a boa notícia que obteve com a visita é o prazo dado pelos diretores em relação ao prazo da instalação. “Fiquei muito feliz com a resposta que os diretores do Unancon me deram, segundo os mesmos em junho estaremos com o moderno aparelho de radioterapia instalado. Na verdade, este aparelho é um acelerador linear que quando estiver funcionando no estado do Acre nossa saúde estará noutro patamar, e eu na qualidade de parlamentar da saúde me sinto feliz. Por isso parabenizo o governo do Estado pela coragem de fazer este investimento tão necessário aos pacientes”, finaliza o parlamentar.


David Carneiro, diretor-assistencial e cirurgião oncológico, salienta que esse moderno aparelho diminuirá as complicações em relação aos órgãos vizinhos aos tumores cancerígenos. “O novo acelerador linear tem a capacidade de duplicar a quantidade de tratamento mais do que vínhamos fazendo”. Destacando que além de aumentar o número de pacientes atendidos, essa modalidade de tratamento de câncer é muito importante para alguns tipos da doença. “Ele tem um tratamento que pode ser curativo, empregando a radioterapia com a quimioterapia. Então a existência desses equipamentos é uma opção de cura existente para este tipo de patologia. Quando não é possível obter a cura total da enfermidade, o procedimento alivia as dores”, disse o cirurgião.


Já o diretor administrativo do Unacon, Fernando Abreu, destaca que a obra está sob a responsabilidade do Ministério da Saúde, tendo sido orçada no valor de sete milhões de reais e a previsão de entrega é para junho. O gestor pondera que com a conclusão da obra, a melhoria no tratamento de câncer será grande no Acre. “Será reduzido o custo com tratamento haja vista que os pacientes não precisarão sair do Estado, lembrando que o acelerador linear substitui o procedimento feito por meio do cobalto, além da eficácia, da rapidez, o número de pessoas atendidas será duplicado, e os efeitos são menores na radioterapia”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido