Conecte-se agora

Saiba o que fazer para ficar com as contas em dia durante a greve dos Correios

Publicado

em

Funcionários dos Correios iniciaram nesta segunda-feira (12) uma greve nacional por tempo indeterminado que deve impactar nos serviços de recebimento e postagem de encomendas, com prováveis atrasos na entrega de contas em geral, como água, luz, telefone, entre outras. Para que os usuários e aqueles que dependem desse serviço não sejam prejudicados, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) organizou uma série de orientações sobre como proceder.

No caso de um ou mais boletos não chegarem a tempo, a sugestão é fazer contato com a empresa antes do vencimento para solicitar formas alternativas de pagamento, como envio da fatura por e-mail ou segunda via, sem custo adicional. Também é possível negociar uma prorrogação no vencimento da conta. Em ambos os casos, o consumidor evita a cobrança de juros e multas, a negativação do nome nos serviços de proteção ao crédito ou até o cancelamento de um serviço em decorrência do atraso no pagamento.

A greve dos Correios não desobriga o pagamento de nenhuma conta, mas se após o contato com a empresa, outras formas de pagamentos não forem oferecidas, o consumidor poderá questionar eventuais juros e multa cobrados. Para isso, ele deve procurar diretamente o Procon do seu município ou mesmo a Justiça.

O Idec recomenda que aqueles que preferem se precaver em relação ao pagamento de contas, devem optar por formas de pagamento que não envolvam o serviço dos Correios, como o envio do boleto por e-mail ou mesmo débito em conta bancária.

Encomendas

No caso de envio de encomendas, o consumidor que for prejudicado com o atraso terá direito ao ressarcimento do valor do serviço contratado ou até mesmo exigir, judicialmente, o cumprimento da obrigação da entrega, com pedido de multa diária pelo descumprimento. A reclamação pode ser feita no Procon ou pelo site www.consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça. Em alguns casos, é possível até exigir, em Juizado Especial Cível, uma indenização para ressarcimento de prejuízos morais e financeiros decorrentes do atraso ou da não-prestação do serviço.

Durante o período de greve, as pessoas que necessitarem, com urgência, do serviço de envio de encomendas podem optar por outras empresas que também fazem entregas. Neste caso, o Idec sugere que o consumidor solicite que o prazo de entrega seja registrado por escrito, o que possibilita a reclamação de eventual prejuízo em caso de atraso.

Greve

Apesar da greve, muitas agências dos Correios abriram nesta segunda, no Distrito Federal. A Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) informou que ainda não há balanço da paralisação, mas ressaltou que a adesão é maior no setor de entrega, onde estão concentrado os carteiros.

Entre outras reivindicações, a categoria é contra as mudanças no plano de saúde da empresa, que incluem o pagamento das mensalidades pelos funcionários e a retirada de dependentes dos contratos. O início da greve coincide com o julgamento sobre o plano de saúde dos trabalhadores no Tribunal Superior do Trabalho (TST), marcado para amanhã (13), referente à última negociação salarial. De acordo com a empresa, o plano de saúde foi discutido “exaustivamente com as representações dos trabalhadores” antes de chegar ao tribunal.

Propaganda

Destaque 3

Prazo para inscritos no Mais Médicos se apresentarem aos municípios encerra hoje (14)

Publicado

em

Profissionais com registro no país que se inscreveram no Programa Mais Médicos têm até esta sexta-feira (14) para se apresentar nos municípios escolhidos. O começo da atuação, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), deve ser estabelecido junto ao gestor local.

Dados da pasta mostram que, até as 11h da última segunda-feira (10), 53% dos profissionais haviam comparecido ou iniciado as atividades nas localidades.

O programa recebeu 36.490 inscrições, preenchendo 98,7% (8.411 profissionais alocados) das 8.517 vagas disponibilizadas no edital. Até o momento, estão abertas para as próximas etapas 106 vagas em 29 localidades.

Na próxima segunda-feira (17), o ministério fará um balanço das vagas disponíveis, somando as desistências e as que não tiveram procura. Profissionais com registro no país terão nova chance para se inscrever e escolher os municípios disponíveis nos dias 18 e 19 de dezembro.

Formados no exterior
O prazo para que candidatos ao Mais Médicos formados no exterior (sem registro no Brasil) apresentem a documentação também vence nesta sexta (14). O ministério exige, ao todo, 17 documentos – entre eles, o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação.

A partir do próximo dia 20, brasileiros sem registro no país também poderão escolher vagas disponíveis no programa.

Próximas etapas
Dias 11 a 14 – Profissionais formados no exterior enviam documentação para validação da inscrição.

Dia 14 – Último dia para os profissionais com registro no país inscritos no primeiro edital se apresentarem nos municípios.

Dia 17– Balanço das vagas disponíveis (soma desistências e não selecionadas).

Dia 18 e 19 – Os profissionais com registro no país escolhem os municípios disponíveis.

Dias 20 a 22 – Os médicos brasileiros formados no exterior e sem registro no país que tenham a inscrição previamente validada poderão escolher os municípios remanescentes.

Dias 26 a 28 – Os estrangeiros formados no exterior e sem registro no país poderão escolher as vagas remanescentes. Com informações da Agência Brasil.

Continuar lendo

Destaque 3

Copa do Brasil: Rio Branco vai encarar o Bahia na primeira fase da competição, no Arena

Publicado

em

O sorteio da CBF, realizado na noite desta quinta-feira (13), definiu os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil.

O Rio Branco FC, campeão estadual, vai encarar o EC Bahia, em partida unica. O jogo ainda não tem data definida, mas deve ocorrer entre 6 e 16 de fevereiro de 2019, na Arena da Floresta.

Para se classificar, o Estrelão precisa vencer a partida. Os baianos avançam com o empate.

O vencedor do confronto encara o classificado de Tupi (MG) x Santa Cruz (RN).

Continuar lendo

Destaque 3

Polícia Federal prende prefeito André Maia por desvios de verbas em Senador Guiomard

Publicado

em

Agentes da Polícia Federal prenderam na manhã desta quinta-feira, 12, o prefeito de Senador Guiomard, André Maia (PSD), durante a Operação Sarcófago, que é a segunda fase da Operação Ícaro, que ocorreu em agosto deste ano no município de Capixaba.

De acordo com apurado pelo ac24horas, o prefeito é acusado de desviar verbas públicas destinadas pelo Ministério da Saúde ao município de Senador Guiomard.

A operação ocorre na Rua Hugo Carneiro, no bairro Bosque, em Rio Branco, onde fica a casa do prefeito e seu consultório odontológico. A porta da garagem teve que ser arrombada pelos agentes da PF. Simultaneamente, a busca e apreensão está sendo feita na Prefeitura de Senador Guiomard.

Os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos pela Vara Federal de Rio Branco. A Polícia Federal confirmou que não haverá entrevista coletiva, mas que repassará mais detalhes no decorrer do dia.

Por telefone, o ac24horas entrou em contato com o procurador do município, Ilmar Beiruth, que afirmou não saber de nada. Ele desligou o telefone assim que a reportagem o questionou sobre os supostos desvios do prefeito.

Continuar lendo
Propaganda

Leia Também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.