Menu

MPF pede arquivamento de inquérito que investiga doação de R$ 300 mil a Sebastião Viana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Ministério Público Federal (MPF) pediu o arquivamento de um inquérito da Operação Lava Jato no qual o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Vaccari Neto é suspeito de realizar pagamento ilícito de R$ 300 mil ao governador do Acre, Sebastião Viana (PT). O processo tramita na Justiça Federal do Paraná.


A acusação era de que o repasse seria da empresa Iesa Óleo e Gás, fornecedora da Petrobras, e destinado à campanha de Vianna ao Senado, em 2010. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) já arquivou a denúncia contra o governador petista por falta de provas. Contudo, a atuação de Vaccari, que seria o intermediador, seguia sendo investigada na Vara estadual.

Publicidade

No parecer, o MPF afirma que não há indícios de que o repasse foi ilegal e que não há motivos para o prosseguimento das investigações. As informações foram divulgadas pela imprensa nacional na manhã desta segunda-feira, dia 12. Sempre que questionado, Sebastião afirmou que a doação foi legal e registrada junto à Justiça Eleitoral.


Vaccari está preso em Curitiba desde abril de 2015. Ele foi detido na 12ª fase da Operação Lava Jato acusado de operar o pagamento de propinas destinadas a campanhas do PT por meio de contratos da Petrobras na construção de navios e sondas para o pré-sal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido