Menu

Pesquisar
Close this search box.

“A Maternidade está sob investigação do MP. Inclusive com pedido de auditoria do SUS”, diz promotora de Justiça que acompanha caso de jovem com feto morto na barriga

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A promotora de Justiça de Defesa da Saúde em exercício do Ministério Público Estadual, Alessandra Garcia Marques, acompanha de perto o caso da paciente Valdineia Souza, de 27 anos, que ficou internada na Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco, por mais de uma semana aguardando a retirada de um feto da barriga. Ela recebeu alta nesta  quinta-feira, 08, mas deve retonar na terça-feira para ser submetida a novos procedimentos. O caso veio à tona por meio da imprensa.


Com temor de que a jovem fosse submetida a uma cirurgia para retirada do útero, o esposo dela, Assis Silva, comprou um  remédio  para dissolver o feto. Ocorre que o efeito do medicamento não vingou e o quadro continuou o mesmo. Esse remédio deveria ser disponibilizado pela própria rede pública de Saúde, diz a promotora de Justiça.

Anúncios


“Estou acompanhando a moça na Maternidade que comprou o medicamento com dinheiro do bolso dela. Primeiro que o medicamento adquirido pela paciente deveria ser ofertado pelo Estado. Isso dá direito à paciente de ser restituído.  Estou acompanhando e hoje já falei com a Maternidade sobre o caso específico da paciente. Na terça ela deverá retornar para a Maternidade, onde fará outro exame, para ver como está a dissolução do embrião.”


“Ela tem uma gravidez de aproximadamente dois meses. Estava calma quando conversamos. A gravidez dela ocorreu de modo anormal. Então, para evitar transfusão de sangue ou cirurgia optaram por medicamentos que, contudo, não estavam aqui no Acre.”


Alessandra Garcia Marques considera gravíssima a situação de funcionamento da Maternidade Bárbara Heliodora. “Requer mudanças muito significativas e urgentes. É bem seria a situação. A Maternidade está sob investigação do MP. Inclusive com pedido de auditoria do SUS”, diz.


Sobre o caso de Valdineia, a promotora informa que a paciente pode entrar com uma ação junto ao MPE por danos a ela causados pela omissão do Estado do Acre.


“Tem ação que pode ser proposta pela paciente e tem investigação que deve findar em ação pelo MP por conta da prestação de serviço da Maternidade.  Mas as providências são de duas ordens: uma que depois poderá ser judicializada pela paciente”, explica a promotora de Justiça.


A ao repórter João Renato Jácome, do ac24horas, Valdineia contou seu drama no momento em que estava na Maternidade nesta semana: “Eu tenho medo de pegar uma infecção. Eu estava esperando a médica vir desde cedo. O doutor Júlio me disse que eu ia ter alta, e agora a médica veio e me mandou embora. Até a diretora veio aqui conversar comigo. Eles me disseram que eu não preciso ficar internada. Como não? Estou com o feto morto dentro de mim”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido