Menu

Saúde na Comunidade atende moradores da Vila Jorge Kalume

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com o objetivo de realizar 1000 atendimentos, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realiza na Escola Jorge Kalume, na Vila Jorge Kalume, Estrada do Barro Vermelho, Região do Distrito Industrial, mais uma edição do Programa Saúde na Comunidade. O prefeito Marcus Alexandre acompanhou nesta segunda-feira, 05, o primeiro dia do atendimento, que prossegue até a sexta-feira, dia 09.


Durante toda a semana, a comunidade vai contar com dois médicos, dois dentistas, serviços de enfermagem, testes rápidos (de sífilis, HIV, Hepatites) e dispensação de medicamentos, além de acompanhamento do Bolsa Família e atualização do Cartão de Vacina. O atendimento de odontologia e os exames PCCU são feitos no novo ônibus da Prefeitura, que conta com consultórios médico e odontológico. “Estaremos aqui a semana inteira proporcionando serviço de saúde para as comunidades aqui da região da Vila Jorge Kalume e esse ônibus possibilita avançar com esse serviço itinerante”, explicou o prefeito.

Publicidade

O secretário de Saúde Oteniel Almeida conta que o ônibus será usado em ações preventivas e curativas da SEMSA. “É um reforço na nossa estrutura de atendimento e podemos leva-lo para qualquer local. Aqui na Vila Jorge Kalume, um consultório odontológico ficou dentro da escola e outro lá dentro do ônibus”.


Além de moradores da Vila Jorge Kalume, serão contempladas comunidades da Vila Barro Vermelho e entorno. O agricultor Antônio Filomeno, que mora no Ramal do Jucá, conta que para se deslocar até a cidade, faz parte do trajeto de motocicleta e o restante de ônibus. Com a ação da SEMSA acontecendo, ele não perdeu tempo e foi em busca de consulta perto de onde mora. “Eu passo o dia fora de casa, quando vou me consultar na cidade. Aqui, já me consultei e já vou cedo para casa para cuidar da vida”, completou.


A dona de casa Maria José Ferreira levou os dois filhos para realizarem extrações e restaurações dentárias. “É caro ir para a cidade assim todo mundo. Resolvemos tudo aqui sem gastar com passagem de ônibus”.


Executado desde o ano de 2005, o Programa Saúde na Comunidade objetiva levar serviços de saúde aos locais distantes da capital. O trabalho é feito durante todo o ano e intensificado no inverno, com prioridade para áreas onde há acesso ou é possível chegar de barco. O Saúde na Comunidade atende anualmente mais de 100 comunidades e realiza em média 50 mil procedimentos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido