Conecte-se agora

Para petistas, MDB rompeu com Gladson por “sobrevivência” e pela “fragilidade” do senador

Publicado

em

Os governistas do Acre estão em êxtase com a ruptura do MDB com o pré-candidato do PP ao governo do Estado, senador Gladson Cameli, anunciada nesta quinta-feira, 01, no começo da noite. Assistem de camarote a desordem na oposição.

O líder do PT na Câmara de Vereadores de Rio Branco, Rodrigo Forneck, personagem importante da roda política de Marcus Viana, pré-candidato do Partido dos Trabalhadores a chefe do Palácio Rio Branco, não tem dúvida de que falta à oposição, organização e projeto minimamente coeso.

“Os recentes acontecimentos entre eles, (vazamento de áudios, manifestações públicas dos partidos e lideranças) demonstram claramente a ausência de união da oposição e o foco central na disputa do poder pelo poder. Já estão disputando até internamente! Com isso, somos levados a acreditar que, além do foco central na disputa pelo poder, eles não dispõem de um projeto real de administração e desenvolvimento do Estado. Nos debates rotineiros do parlamento municipal já havia percebido isso pois eles pouco têm a falar deles próprios e sempre focam na gente”, diz Forneck.

O secretário de Organização Partidária do PT, Cesário Campelo Braga, acha que o MDB tomou tal decisão na busca pela sobrevivência política.

Para o petista, Gladson é quem mais perde nesse racha. “O MDB é o segundo maior partido do Acre. Com prefeituras, deputados e vereadores. É cedo para avaliações. O MDB observou fragilidades na condução que Gladson vem fazendo do processo e abriu diálogo para construção de outras vias. Isso só vai obrigar o PT e a FPA a trabalhar de forma ainda mais sólida a unidade”, acredita.

“A movimentação do MDB é de pura sobrevivência! No Juruá vai garantir tranquilidade para o Vagner Vão construir outra via pra governo. Na eleição de Estadual vai garantir a posição dele de eleger os dois deputados. Assegura um Segundo Turno pra governo e abre margem pra negociar mais caro ainda o apoio. Eles não estão focando na eleição estadual (governo) Já deram ela por perdida, mesmo com Gladson”, diz.

Assim que anunciou o rompimento com Gladson, o MDB abriu conversas com o Coronel Ulysses, também pré-candidato da oposição ao governo do Estado. Os medebistas sugerem indicar o vice do Coronel, o que deve ser decidido ou não durante uma reunião nesta sexta-feira, 02.

O MDB também não descarta lançar candidato próprio ao governo do Acre. Nesse cenário, o vereador Roberto Duarte é o nome mais cotado internamente no partido.

Anúncios

Notícias

Enem 2020: Inep abre seleção para corretores de redação 

Publicado

em

É necessário ter graduação em Letras; prazo é até 5 de outubro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio, abriu nesta segunda (21) o processo de inscrição para interessados em atuar no processo de avaliação da redação do Enem. O prazo termina no dia 5 de outubro, às 17h. As inscrições podem ser feitas através do site https://redacoes.exames.fgv.br/.

Podem participar do processo seletivo aqueles que não possuem cônjuge, pais, filhos, dependentes legais ou qualquer outro parente de primeiro grau inscrito no exame. O avaliador também precisa ter graduação na área de Letras/Língua Portuguesa ou Linguística e ter um computador ou smartphone em boas condições para o trabalho. Os candidatos que atenderem aos pré-requisitos exigidos pelo Inep irão participar entre os dias 24 de outubro e 23 de novembro de um curso de capacitação a distância para poder exercer a função.

Os selecionados no curso participam de mais uma etapa de capacitação, presencial, e de um teste para saber se estão aptos para exercer a função. A etapa presencial está prevista para ser realizada nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2021, mas o Inep informou que em razão da pandemia do coronavírus ela pode ocorrer de forma on-line.

Enem 2020

O Enem é uma das principais formas de acesso ao ensino superior do país. O exame avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Neste ano, a prova conta com uma novidade, o Enem Digital. Com mais de 5 milhões de inscritos, as provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro para a versão impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro para a versão digital.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Continuar lendo

Acre

Com salários atrasados, terceirizados protestam na Educação

Publicado

em

Inconformados com o atraso de salários, funcionários da empresa terceirizada Maia Pimentel realizaram uma manifestação na manhã desta terça-feira, 22, na sede da Secretaria Estadual de Educação do Acre, em Rio Branco. A empresa é contratada para prestar serviços de limpeza e dezenas de escolas na capital acreana.

Agora em setembro, os servidores irão para o terceiro mês sem ver a cor de seus salários. “Eles sempre pagam a gente atrasado. É sempre assim, pagam um mês e deixa dois dentro. Isso não é justo. Nós somos trabalhadores que ganhamos um salário mínimo. Ninguém merece ver um filho pedindo algo e você não poder comprar tendo dinheiro para receber”, diz uma das servidoras que prefere não se identificar.

A informação dada aos funcionários é de que a Secretaria de Educação garantiu que não há atraso e os repasses para empresa estão em dia. De acordo com os manifestantes, são cerca de 80 profissionais com os salários em atraso.

“Tem uma moça que trabalha comigo que foi despejada porque não conseguia manter o aluguel em dia. Pagava um mês e atrasava outro. A gente não tá pedindo favor, só queremos receber em dia, que eu acredito ser um direito do trabalhador”, diz outro funcionário da empresa.

A Maia Pimentel foi procurada, mas o ac24horas não conseguiu contato com seus representantes. O espaço está aberto para posicionamento da empresa.

Continuar lendo

Acre

Gerlen rebate Edvaldo: “sua choradeira não tem argumento”

Publicado

em

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Gerlen Diniz (Progressista) condenou a postura do deputado do PCdoB, Edvaldo Magalhães, quanto à nomeação do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

O progressista elencou os passos dados para a decisão da Assembleia Legislativa quanto à rejeição de Maria de Jesus para ocupar a vaga no TCE. “Essa sua reclamação não tem fundamento”, disse Diniz.

“Pare de atribuir a nós parlamentares qualquer culpa. Que saia justa é essa? Estamos aqui aguardando um nome indicado pelo Poder Executivo iremos avaliá-lo mais uma vez”, explicou. “Sua choradeira não tem fundamento” frisou Diniz.

O comentário do líder foi referente ao comentário de Magalhães que afirmou que a Aleac passa por uma saia justa ao ter rejeitado o nome de Maria de Jesus para vaga de conselheira.

Decisão

A desembargadora Regina Ferrari, do Tribunal de Justiça do Acre, deferiu parcialmente o pedido de liminar do mandado de segurança coletivo impetrado pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon) que pleiteava a suspensão dos efeitos do decreto legislativo e também de proibir a indicação de qualquer pessoa estranha para o cargo de Conselheiro por parte do Governador Gladson Cameli e da Assembleia Legislativa do Estado do Acre.

Em sua decisão interlocutória na tarde desta segunda-feira, 21, a magistrada determina que a Assembleia Legislativa do Acre não realize qualquer aprovação de candidato, atual ou futura, para ocupar a 6ª vaga de cargo de Conselheiro junto ao Tribunal de Contas do Estado do Acre, até a análise meritória Colegiada, que deverá ser analisada pelo Pleno do Tribunal de Justiça, composto por 12 desembargadores.

Continuar lendo

Cotidiano

No Acre, mulher é condenada a 8 anos de prisão por estuprar adolescente de 13 anos

Publicado

em

A Polícia Civil de Mâncio Lima prendeu na manhã desta terça-feira, 22, no Ramal da Buritirana, zona rural da cidade, Ana Cristina Souza de Lima, 25 anos. Ela é acusada de ter estuprado uma adolescente de 13 anos no ano de 2014.

A família denunciou o caso, que foi investigado pela Polícia e a mulher foi condenada pela justiça a 8 anos de prisão, sendo o mandado cumprido hoje.

O delegado José Obetânio disse ao ac24horas que, na época, a menor foi submetida a exame de conjunção carnal, que constatou o estupro. Foi o primeiro caso desta natureza em que ele atuou.

“A menor relatou o sexo oral e o estupro. Eu nunca tinha visto um caso de estupro entre mulheres, mas foi tudo confirmado por exame e agora a condenada vai para o presídio de Cruzeiro do Sul”, afirma.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas