Menu

Oficina de Língua indígena é ministrada para professores no Acre; confira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

As aulas de línguas indígenas, do Centro de Estudo de Línguas (CEL), tiveram início nesta semana com uma oficina sobre a Hãtxa kui, língua matriz do povo Huni Kui. Cerca de 30 professores do CEL participaram da aula, ministrada pelo professor-doutor em linguística Joaquim Mana Kaxinawa.


Mana explica que serão ofertadas ao público cinco oficinas de 20 horas, mostrando a cultura e a língua de cinco povos acreanos: Huni Kui, Jaminawa, Madija, Ashaninka e Manchineri. Na oficina de ontem, foi apresentada a estrutura do idioma Hãtxa kui, que Mana estuda e está ajudando na elaboração de livros.

Publicidade

Educação indígena – Essa ação, desenvolvida agora em Rio Branco, é uma entre tantas outras na área de educação indígena. O governo do Estado oferta, por meio da Secretaria de Educação e Esporte (SEE), aula para 132 escolas nas terras indígenas. São 5.400 alunos e 524 professores desenvolvendo o ensino e a cultura nas aldeias.


Além disso, o programa de alfabetização Quero Ler tem uma turma específica para os povos indígenas. O programa contempla 34 terras indígenas em 12 municípios acreanos, tendo 212 turmas para beneficiar diretamente 2.120 alunos.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido