Menu

Pesquisar
Close this search box.

Falta de material suspende impressão de raio-x no Hospital de Emergência de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os médicos e pacientes do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) passaram por uma situação grave e um tanto curiosa: sem filtros para a impressão dos exames de raios-x, médicos precisaram fotografar a tela do computador do setor para avaliar os pacientes.


A situação é tão grave que até para as cirurgias ficava praticamente impossível observar o problema dos pacientes que seriam submetidos aos procedimentos. Um médico conversou com o ac24horas e contou que por diversas vezes precisou ir à câmara escura para observar novamente as imagens.

Anúncios


“A situação ali no Huerb está a cada dia mais grave. Faltam materiais básicos e agora o filtro do raio-x. Como é que vamos nos responsabilizar por uma cirurgia se não temos condições de fazê-la, e digo isso por mim e por meus colegas profissionais da medicina. A nossa saúde está na UTI”, comenta o médico.


E se o médico reclamou, a situação é ainda mais crítica entre pacientes e acompanhantes que ficam sem saber o que fazer ao buscar atendimento na unidade de saúde que referência em casos de tiros ou acidentes automobilísticos. Situação difícil relatada pela dona de casa Dionísia Gurgel, de 47 anos.


“Eu vim com o meu marido, esperei duas horas para ser atendido. O médico pediu um raio-x do pulmão, porque ele achava que era pneumonia, mas quando fomos lá dentro, disseram que era pra chamar o médico, porque não tinha a tinta pra imprimir. É uma vergonha para nós que pagamos tanto imposto e nem isso tem”, comenta.


E o problema foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), que tentou justificar o problema alegando que houve atraso na entrega do material por parte do fornecedor, mas que o problema já foi resolvido, e os exames estão sendo impresso normalmente.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido