Menu

Pesquisar
Close this search box.

PROJOVEM oferta 54 mil vagas e matricula aos interessados vai até dia 28 de fevereiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) disponibiliza 54 mil vagas para jovens de 18 a 29 anos que desejam finalizar a educação básica (Ensino Fundamental) e adquirir certificado profissionalizante. O programa é ofertado por meio das secretarias estaduais e municipais de Educação e os interessados podem realizar matrícula até 28 de fevereiro. A capital, Rio Branco, e o município de Rodrigues Alves ofertarão vagas.


Criado pelo Ministério da Educação (MEC) e coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), o programa será ofertado em duas modalidades: Urbano e Campo. O MEC disponibilizará formação continuada dos formadores e coordenadores locais por meio da diretoria de Políticas para a Juventude, Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos.

Anúncios


O Projovem Urbano dispõe de 43 mil vagas, é realizado em 18 meses e tem como alguns dos requisitos saber ler e escrever, estar fora da escola e não ter concluído o Ensino Fundamental. Esta modalidade será ofertada no Acre, em Rio Branco, e em outros 24 municípios distribuídos entre o Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.


Já o Projovem Campo oferta 11 mil vagas, têm 24 meses de duração e é direcionado para jovens agricultores familiares, alfabetizados, que estejam fora da escola e não tenham concluído o Ensino Fundamental. O município interiorano de Rodrigues Alves, situado na região Oeste do Acre, ofertara esta modalidade. Mais 44 municípios serão contemplados em estados como Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.


E se eu não conseguir me inscrever no Projovem?


O Educa Mais Brasil, o maior programa de inclusão educacional do país, oferta bolsas de estudos de até 70% para jovens e adultos em diversas modalidades e em todas as regiões do Brasil. Os jovens que não se encaixam nos requisitos necessários para ingressar no Projovem, ou estão localizados em regiões não abarcadas pelo programa, podem recorrer a cursos profissionalizantes, cursos técnicos, entre outras opções.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido