Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jéssica Sales libera R$ 975 mil para instalar a primeira destilaria de extração de óleo de Citronela do Estado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A deputada federal Jéssica Sales (MDB) garantiu a liberação de mais R$ 975 mil (recurso extra-orçamento do ministério da agricultura, 2017) para dar continuidade a instalação primeira destilaria de extração de óleo de Citronela do Estado mais a compra de equipamentos. O Ministério da Agricultura anunciou que o dinheiro já está na conta da prefeitura de Cruzeiro do Sul, (desde do final do ano de 2017) que deverá ser responsável pela construção da destilaria e pela compra de equipamentos de extração de óleo da planta, que possui em sua composição, ação eficaz no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus, além do valor elevado no mercado de cosméticos e aromaterapia. O projeto foi idealizado pelo ex-refeito Vagner Sales.


Segundo Jéssica Sales, a indústria de destilação para óleos essenciais terá capacidade de produção entre 4 a 5 toneladas por extração. “Fiz a minha parte em buscar novas alternativas para fomentar a agricultura familiar. Agora, o dinheiro está na conta da prefeitura que deverá ser responsável pela instalação dessa destilaria que vai proporcionar renda aos pequenos produtores”, ressalta.

Anúncios


A parlamentar ressalta ainda a importância de ser insistente e perseverante, dando exemplo dos recursos da destilaria que foram empenhados em 2015, e “chegou ao final do fluxo de tramitação com o êxito. É bom reforçar que o valor está na conta da prefeitura para a execução do sonhados e importante investimento para os produtores rurais de Cruzeiro do Sul. A Citronela é parecida com o capim-santo, mas com o diferencial que de suas folhas é retirado um óleo capaz de deixar insetos bem longe, se tornando uma inicativa de extrema necessidade para essa área que sofre com os casos de dengue”.


De acordo com Jéssica Sales, o valor disponibilizado pelo Ministério da Agricultura contempla a construção do galpão e a aquisição dos equipamentos para extração do óleo da citronela. Um projeto pioneiro na região que deverá se tornar referência no Estado e que irá contribuir para o combate do mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus por sua ação eficaz repelente. A iniciativa conta com a parceria da Universidade Federal do Acre, que faz estudos de óleos essenciais e testes com vetores endêmicos no Acre e agora se concentra em testes entomológicos do mosquito em relação à substância extraída da Citronela.


“Fiz diversas agendas, participei de reuniões em Brasília, empenhei os recursos e consegui a liberação do dinheiro para viabilizar a execução da nas instalações. Tenho certeza que a iniciativa irá alavancar tanto a renda dos produtores rurais quanto a economia local que poderá comercializar o extrato para as indústrias de produtos derivados. Espero que a prefeitura trate esse projeto com o mesmo carinho e pense no desenvolvimento que poderá trazer para o Estado e em especial para nosso município de Cruzeiro do Sul que poderá se tornar referencia na extração da matéria prima para diversos produtos”, finaliza Jéssica Sales.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido