Menu

Faltam vacinas essenciais nos postos de saúde de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A falta de vacinas essenciais nas unidades de saúde de Rio Branco está preocupando as autoridades. O problema, que não ocorre apenas no Acre, atinge principalmente as crianças de zero a um ano de idade que precisam ser imunizadas contra a Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite por influenza e Poliomelite.


A procura pelas vacinas tem causado muita dor de cabeça. Como as crianças precisam toma-las por pelo menos três vezes, sendo uma a cada dois meses, a imunização dos pequenas está bastante prejudicada. Situação que o secretário de saúde Oteniel Almeida tenta explicar à população.

Publicidade

“É importante esclarecer a população que essas vacinas são encaminhadas pelo Ministério da Saúde através do Governo Federal e não estão chegando nos municípios devido a um problema na fabricação”, disse Almeida ao relatar não há data para que o problema seja definitivamente resolvido.


A situação fica ainda mais preocupante porque não há vacinas disponíveis em nenhum dos laboratórios privados da Capital acreana. Segundo apurou ac24horas, os empresários não investem nesse serviço porque têm receio de bancar um prejuízo financeiro para si mesmo.


A preocupação é notória porque todas as doenças podem levar as crianças à morte, caso não sejam tratadas corretamente. No Acre, nos últimos anos, nenhuma morte foi registrada, mas nem por isso o poder público pode baixar a guarda. Situação que deixa a Saúde de Rio Branco em alerta total.


“Nós teremos crianças não imunizadas neste período, então, pode acontecer de haver ocorrências de uma dessas doenças. Nós não tivemos nos últimos períodos, porém, nos preocupa, pois caso tenham contato com o vírus, podem ficar doentes. Espero que não aconteça até que o Ministério da Saúde regularize situação o mais rápido possível”, completou Oteniel.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido