Menu

“Procedimentos indispensáveis de uma doação foram seguidos”, diz governo sobre criança infectada com HIV

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O governo do Estado do Acre emitiu nota na noite desta quinta-feira, 22, em que lamenta o caso de uma criança que foi infectada com HIV durante uma transfusão de sangue no Hemoacre. O fato foi noticiado pelo ac24horas nesta quinta-feira, 22, e repercute nas redes sociais.


A nota, assinada pelo secretário de Saúde, Gemil Júnior, diz que “todos os procedimentos indispensáveis em uma doação de sangue foram seguidos”.

Publicidade

Segundo o governo, “o episódio é uma fatalidade que, a despeito de toda tecnologia no Acre, em qualquer estado do Brasil e outros países, qualidade e eficiência envolvidas nos procedimentos dos serviços de hematologia, enquadra-se na sua margem de risco, sendo uma realidade dos acidentes transfusionais”.


A nota informa ainda que “o doador em questão era cadastrado no Hemoacre e doava sangue com frequência, sempre passando pelo processo de triagem que é realizado com todos, por meio de exames e entrevistas, todas as vezes que fazem doação”. Acrescenta ainda que um mês após essa doação, o doador procurou uma Unidade de Saúde para fazer um teste rápido de HIV, que deu positivo. “Imediatamente informado, o Hemoacre realizou novos exames com o doador e com a criança que havia recebido o seu sangue. Os novos exames do doador realizados em Rio Branco, como também o NAT, em Brasília, deram positivos. Já nos exames da criança o resultado foi negativo”, informa o governo.


O governo noticia também que “a criança e a família recebem toda assistência psicossocial e de saúde. Médicos infectologista e oncologista acompanham o tratamento da menor para uma melhor estratégia de enfretamento ao HIV, junto com os procedimentos oncológicos”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido