Menu

Rio Acre apresenta nova vazante; acumulado já é de 5 cm em seis horas, na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A redução no nível o rio Acre, em Rio Branco, se mostra contínua desde as primeiras horas desta terça-feira, dia 20. Já são cinco centímetros de redução desde as 6 horas, quando rio estava marcando 14,25 metros, e, na medição das 12 horas, se mostrou com lâmina de 13,20 metros.


E essa é a expectativa das autoridades, que até a manhã desta terça só haviam recebido quatro famílias no Parque de Exposições Wildy Viana, na Capital. Em média, o manancial está reduzindo um centímetro por hora, e deve permanecer assim dura todo o dia.

Publicidade

O rio amanheceu o domingo marcando 13,26 metros, mas na medição das 12 horas já estava com uma lâmina de 13,56 metros. Às 15 horas, os monitores da ANA marcaram 13,64 metros. A previsão é que o aumento continue e que o nível avance para o transbordamento ainda na madrugada desta segunda-feira, dia 19.


Em Rio Branco, o rio Acre teve o nível rapidamente elevado. Na contramão, as cabeceiras simplesmente tiveram o nível reduzido ao extremo, em poucas horas. E toda essa água veio para a Capital, Resultado das previsões que já apontavam uma marca de 14,30 metros ainda nesta terça-feira.


A cota de Alerta foi registrada no domingo, 18, às 15 horas, quando o rio marcou 13,53 metros. Já o transbordamento veio em seguida, ainda pela noite, ultrapassando os 14 metros. A situação é monitorada de perto pela Agência Nacional de Águas (ANA) e Defesa Civil.


Veja as medições das 12 horas:


ASSIS BRASIL: 3,24m


BRASILÉIA: 3,41m


XAPURI: 7,50m


CAPIXABA: 9,89m


RIO BRANCO: 14,20m


RIOZINHO DO ROLA: 13,26m

Publicidade

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido