Menu

Pesquisar
Close this search box.

Prefeito Marcus Alexandre Viana transfere Gabinete para o Parque de Exposições

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Gabinete do prefeito Marcus Alexandre já está instalado no Parque de Exposições. A transferência ocorreu nesta segunda-feira, 19. A medida tem o objetivo de agilizar o acompanhamento das operações de monitoramento do nível dos rios e da assistência às famílias, em caso de transbordamento do Rio Acre.


A agenda começou nas primeiras horas da manhã, quando o prefeito se reuniu com assessores diretamente envolvidos na execução do Plano de Contingência do Município, como o coordenador Municipal da Defesa Civil, coronel George Santos, e a secretária de Assistência Social, Dôra Araújo. Durante o encontro foram definidas a novas ações do Plano de Contingência.

Anúncios


A montagem do abrigo público, iniciada no fim de semana, continua. Até o momento, 108 boxes já foram construídos. Outros 100 serão montados nas próximas horas. A estrutura de áreas comuns, como cozinha e banheiros, também já estão prontas para receber as famílias, se for o caso.


Monitoramento e novas ações

O monitoramento do Rio Acre é feito a cada três horas. Às 6h da manhã desta segunda-feira, o nível do rio atingiu a marca 14.05, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 14 metros. Subiu 79 centímetros de ontem para hoje. Conforme prevê o Plano de Contingência, a Defesa Civil mantém as equipes de plantão para atender possíveis ocorrências.


O prefeito Marcus Alexandre e o coordenador Municipal da Defesa Civil, coronel George Santos, vistoriaram os bairros Seis de Agosto, Baixada da Habitasa e Airton Sena, além da Região do Panorama.


No bairro Seis de Agosto, a água chegou a alguns quintais. Na Baixada da Habitasa, a situação é semelhante. Na região do Panorama, o transbordamento do Rio Acre já compromete o tráfego da ponte de acesso à comunidade.


No bairro Airton Sena, duas famílias tiveram as casas atingidas pela cheia do Rio Acre e foram removidas pela Defesa Civil para a casa de familiares. Outra família também foi removida do bairro Cadeia Velha também para casa de parentes.


Na Região do Panorama, o transbordamento do Rio Acre já compromete o trânsito na ponte sobre o Igarapé Redenção. Ao vistoriar a área, o prefeito Marcus Alexandre determinou a interdição do tráfego de carros grande e orientou a retirada de carros pequenos do local. Equipes da secretaria de Agricultura e Floresta já estão mobilizadas para garantir o deslocamento dos moradores por barco. “Estamos aguardando o monitoramento nos municípios como Xapuri, Assis Brasil e Brasiléia, onde baixou, e Capixaba, onde estabilizou. A expectativa é que o nível do Rio não ultrapasse os 14,50m. Mas, vamos manter o monitoramento e alerta geral da Defesa Civil do Município e do Estado nesses locais onde primeiro sentimos o efeito da alagação”, explicou o prefeito Marcus Alexandre.


Prefeito agradece apoio da sociedade

A primeira reunião no Gabinete instalado no Parque contou com a presença do deputado Lourival Marques e do vereador Mamed Dankar. Durante o encontro o prefeito Marcus Alexandre agradeceu o apoio da sociedade às ações de assistência do Município.


Desde o temporal da última terça-feira, 13, vários órgãos estão mobilizados para arrecadar donativos. O Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC) foi um dos primeiros a colaborar com a doação de alimentos, roupas, calçados, utensílios domésticos e fraldas. Material arrecadado durante a campanha “Judiciário Solidário”, encabeçada pela Corregedoria do TJ/AC.


O Gabinete do deputado Lourival Marques e do vereador Mamed Dankar também colaboraram com a doação de cerca de meia tonelada de alimentos.


Os donativos foram encaminhados à secretaria de Assistência Social e à Ação Rio Branco Amiga para serem destinados às famílias vítimas da enxurrada.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido