Menu

Instituto Federal do Acre oferta Ensino Médio diferenciado e garante aprovação de estudantes no Enem

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com a proposta de garantir uma educação pública de qualidade e com foco voltado ao mercado de trabalho, visando ainda as áreas de ciência e tecnologia, o Instituto Federal do Acre (Ifac) oferta centenas vagas, anualmente, para que estudantes possam realizar o Ensino Médio e ao mesmo tempo ingressar em um curso técnico.


Este tipo de formação, que leva o nome de “Ensino Integrado” e faz parte da Rede Federal de Educação, tem sido realizada no Estado há oito anos, graças a instalação do Instituto Federal do Acre nos municípios de Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá e Xapuri.

Publicidade

Com o auxílio de aproximadamente 300 professores, os jovens diariamente vão construindo seu futuro escolar e profissional dentro e fora dos cinco campi do Ifac.


Atualmente, os estudantes do Ensino Médio do Ifac, além de contarem com as aulas diárias, têm oportunidade de desenvolver projetos de pesquisa, integrar ações culturais e esportivas, concorrer a bolsas estudantis, participar de eventos científicos e tecnológicos nacionais e ainda realizar intercâmbios.


O ensino diário, somado às diversas atividades ofertadas aos estudantes, tem garantido bons resultados. Exemplo disso, são os mais de 50 alunos do Ifac aprovados, somente este ano, em cursos superiores de diversas instituições federais do país, por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Entre estes jovens está o ex-aluno do Ifac André Alfonso Peixoto, que concluiu o Ensino Médio em conjunto com o curso técnico em Informática, no campus Rio Branco, e foi aprovado em primeiro lugar no curso de Sistemas de Informação, da Universidade Federal do Acre (Ufac).


Segundo ele, o ensino integrado no Ifac contribui para que pudesse alcançar seus objetivos e participar de experiências diferenciadas. “O dia a dia com os colegas de sala de aula, com os professores, a participação em projetos e demais atividades, me proporcionou amplo conhecimento”.


André Alfonso, além de ter sido membro do coral do Ifac, também conquistou medalhas e menções honrosas nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, de Física das Escolas Públicas, de Astronomia e Astronáutica, e de Robótica. A participação nos eventos locais e nacionais é resultado do investimento que a instituição tem feito das áreas de ensino, pesquisa e extensão.


Para a mãe de André, Elisabet Rodrigues, o ensino no Instituto Federal do Acre foi muito importante para que ele obtivesse uma boa formação intelectual, como também social. “Através dos projetos, ele (André) pode desenvolver habilidades que não seriam possíveis apenas com as atividades vivenciadas em sala de aula. Agradecemos a instituição e os docentes que desenvolveram projetos acreditando no potencial de todos os alunos”.


Conforme explica a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, por ser uma instituição que oferta mais do que o ensino básico, o Instituto Federal do Acre garante aos alunos uma educação diferenciada, além de ser pública e totalmente gratuita. “Queremos cada vez mais que nossos estudantes tenham boas experiências, que participem de atividades diferenciadas e, assim, possam ter um futuro e uma educação de qualidade”.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido