Menu

Pesquisar
Close this search box.

Jorge Viana defende fuga e asilo de Lula

Condenado a 12 anos de reclusão em segunda instância, o que abre caminho para a sua prisão, o ex-presidente Lula tem outros caminhos traçados pelos seus seguidores mais próximos. O senador Jorge Viana (PT) defende a fuga e asilo de Lula numa embaixada, como o caminho mais seguro para que escape de ser preso. A defesa foi feita por JV em uma entrevista na última edição da revista ISTO É, em que considera o asilo por perseguição política uma saída para a maior estrela petista. Se um País aceitar conceder refúgio a Lula, diz Viana, não haveria a possibilidade de ser concedida uma extradição, “pois reconheceria que a situação é política”. Mesmo tendo amplo direito de defesa nos tribunais, JV (foto) não aceita a condenação do petista, sob o argumento de que é inocente e que o julgamento foi político. Segundo matéria da revista, a tese do pedido de asilo seria Lula se declarar uma “vítima de perseguição”. Jorge Viana é citado pela revista como “uma espécie de grilo falante de Lula para assuntos de desacato à justiça e tentativa de driblar a Lei”. Bolívia e Venezuela são países citados como as alternativas para um asilo do ex-presidente. Jorge Viana é um dos amigos próximos de Lula.


BOLSA DE APOSTAS FURADAS
Falta de assunto. Conversa mole. Não há nenhum movimento para a troca do secretário de Segurança, Emylson Farias, na chapa do candidato ao governo, Marcus Alexandre (PT) como vice. Os balões de ensaio são murchos: César Messias (PSB) disputará a reeleição de Federal e a prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem (PT), não acrescentaria uma cuia de tacacá de votos à chapa, seu limite político é restrito e termina na ponte sobre o Rio Acre, naquele município.


DECISÃO FAMILIAR
A candidatura do ex-prefeito Vagner Sales (MDB) a deputado estadual foi uma decisão de família, revelou ontem à coluna o ex-prefeito. Diz que a mulher e ex-deputada Antonia Sales (MDB) foi quem mais lhe incentivou em ser candidato. Abdicou de sua candidatura á ALEAC.


REELEIÇÃO PRATICAMENTE CERTA
O ex-prefeito Vagner Sales, se candidato, terá uma eleição praticamente certa para a Assembléia Legislativa. Não creio que , pelo que o conheço, terá dificuldade de eleger-se.


A META EM 2020 É DERROTAR O ILDERLEI
Vagner Sales também confirmou o que a coluna publicou de que em 2020 estaria em palanque oposto ao do prefeito de Cruzeiro do Sul, Ildelei Cordeiro. “Nossa meta em 2018 é fazer da Jéssica (deputada federal Jéssica Sales) a mais votada para a Câmara Federal. E em 2020 derrotar o Ilderlei ou quem ele lançar a prefeito”, completou Vagner.


NADA DE NOVIDADE
Não será novidade que o planejamento do Grupo Sales para 2020 passe pela candidatura da ex-deputada Antonia Sales (MDB) para a prefeitura de Cruzeiro do Sul. Um nome casca grossa. E entra com chances reais numa disputa pela prefeitura cruzeirense.


BAITA SURRA
O prefeito Marcus Alexandre (PT) precisa se articular nas redes sociais, onde é praticamente só defendido pela secretária de Comunicação, Andréia Forneck. Tem levado uma surra de meia dúzia de apoiadores da candidatura de Gladson Cameli (PP) ao governo, na mídia eletrônica.


CAMPO QUE FOI FORTE
E o Marcus Alexandre (PT) está perdendo a guerra onde os petistas sempre foram mais atuantes e incisivos: nas redes sociais. Registre-se que, se somar os jornalistas a serviço da PMRB e do Governo, daria para lotar cinco ônibus e ainda ficaria gente na lista de espera.


DATA LIMITE
Para quem quiser aproveitar a janela jurídica que vai se abrir para a mudança partidária, o dia 7 de abril é a data limite para a troca de partidos sem problema para os parlamentares federais e senadores. Os vereadores não poderão usar a janela para mudar de sigla.


UMA BOA NOVA
A PMRB disporá para obras de drenagem e contenção na Boulevard Augusto Monteiro, Avenida Getúlio Vargas, Bairro Manoel Julião, Rua do Aviário, Bairro Santa Inês, Rua 10 de Junho, interligação do Calafate com a Dias Martins,  de recursos no valor de R$ 8.373. 543, 54,  garantidos pelo deputado federal Alan Rick (DEM), como coordenador de bancada nos últimos dias de 2016. É a informação que chegou à coluna. Em tempo de alagações, uma boa nova.


VERDADE NA MESA
Por quatro vezes, em uma semana, o senador Jorge Viana (PT) lavou com a verdade a roupa suja da Segurança. Lembrou que, em comparação a 2015, o governo federal cortou em 10% o orçamento da Segurança. Que da emenda impositiva da bancada federal acreana, no valor de 70 milhões para a Segurança estadual, o presidente Temer reduziu a verba para 39 milhões de reais. E sabem quanto foi liberado deste montante? Zero! Foi jogada por terra a luta de 8 deputados federais e 3 senadores. São fatos que precisam ser revelados, como o JV fez no Senado. Tradução minha: bruta sacanagem do Michel Temer com o Acre. Vamos desnudar!


POR UMA BOA CAUSA
Nesta hora em que o governo federal está precisando tanto de votos para aprovar seus projetos, os parlamentares acreanos que votam com o Temer, deveriam exigir como contrapartida a liberação dos 39 milhões de reais. Pelo menos! Seria por uma boa causa.


PUXANDO D-8 COM UM FUSCA
O senador Sérgio Petecão (PSD) tem que polarizar a sua campanha também com outros candidatos a deputados federais. Não pode se limitar a carregar a candidatura a Federal do presidente do BASA, Marivaldo Melo (PSD). É como um Fusca puxar um D-8 desligado ladeira de tabatinga acima depois de uma chuva. Avaliação que ouvi de um fiel aliado do Petecão.


BRIGA DE PIT-BULL
Se o MDB coligar-se com o PP pode fazer três deputados estaduais. Olhem o tamanho da encrenca! Não teria um amador na disputa: Vagner Sales (MDB), Eliane Sinhasique (MDB), Meiri Serafim (MDB), Roberto Duarte (MDB), José Bestene (PP), Wendy Lima (PP), Nicolau Junior (PP), Maurício Hoenberger (PP) e Gehlen Diniz (PP). Escolham os três! É uma barra!


MUITO POSITIVO
Pelo grande número de prisões efetuadas, o dinheiro e armas apreendidos, veículos recuperados, nos últimos 10 dias, pela ação do secretário de Segurança, Emylson Farias, e equipes da Polícia Civil e PM, o saldo pode ser considerado como altamente positivo.


PASSA PELA ORGANIZAÇÃO
Recursos não faltaram. Garra para pedir votos também não.  As derrotas da ex-deputada federal Antonia Lúcia (PR) têm ocorrido por falta de organização nas campanhas. Começa bem, mas se perde no meio do caminho. Vamos ver se em 2018 aprendeu com os seus insucessos.


MAL POLITICAMENTE
Caso o veto do governador Tião Viana venha a ser derrubado na Assembléia Legislativa será a primeira vez em 20 anos que um governador petista teve um veto a um projeto ao qual é visceralmente contrário, ser derrubado por uma aliança entre a oposição e a base do governo.


E PERDER
E se isso acontecer vai perder para o deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS), o principal articulador da derrubada do veto, e que já declarou publicamente “não gostar” do Tião Viana.


UMA VOZ REBELDE
Ontem, já se levantou uma voz rebelde na base: a do deputado Eber Machado (PSDC), que se  juntou à oposição para ferir politicamente o governador Tião Viana com a derrubada do veto.


SERÁ DE CRUZEIRO DO SUL
O primeiro suplente do candidato a senador, Márcio Bittar (MDB), virá de Cruzeiro do Sul e indicado pelo grupo do ex-prefeito Vagner Sales (MDB). Vagner confirmou para a coluna.


NÃO VOLTA ATRÁS
Um ponto o governador Tião Viana já declarou publicamente: não recuará e continuará nas demissões dos servidores do PRÓ-SAÚDE. Sustenta que cumpre decisão do MP trabalhista.


ATÉ A CORDA ESTICA
Vamos ver na votação do veto até onde esta corda vai esticar e para qual lado ela arrebentará.


CAMPANHA ORGANIZADA
Quem terá uma campanha organizada para deputado federal é o vereador Manuel Marcos (PRB). Integra o grupo da deputada Juliana Rodrigues (PRB) e tem o apoio da Universal. Dentro da chapinha da FPA pode anotar que o vereador está no jogo. Faz um bom mandato.


ADEUS AO PT
Quando se encara a política com seriedade se faz assim. O ex-deputado Jamil Asfury procurou ontem o governador Tião Viana para lhe comunicar a decisão de sair da FPA. Foi uma conversa respeitosa. Jamil será candidato a deputado federal pela coligação PTB-SOLIDARIEDADE-PPS. Apoiará Gladson Cameli (PP) ao governo.


MULHER ESTADUAL
A sua mulher, Pastora Sandra Asfury, primeira suplente de vereador na última eleição municipal, será candidata a deputada estadual na coligação do PPS-PTB-SOLIDARIEDADE.


REVIRAVOLTA NO PTB
O presidente do PTB, Roberto Jeferson, chamou a publicitária Charlene Lima, para uma conversa em Brasília. Acontecerá na segunda-feira. Quer ela como candidata a Federal. Ela revelou ontem que, não decidiu nada e que tudo dependerá dos rumos desta conversa.


FORA DA DISPUTA
A jornalista Wânia Pinheiro (PTB) desistiu de disputar a eleição para a Câmara Federal.


VAMOS SOCIALIZAR O DESASTRE
Que houve pouca preocupação dos prefeitos da oposição que governaram Rio Branco com o sistema da rede de drenagem dos bairros: é uma verdade. Que os prefeitos do PT atacaram e  deram prioridade ao paisagismo do centro da cidade: é outra verdade. Que os petistas não elegeram a rede de escoamento das águas como prioridade, outra verdade. Que choveu esta semana em um só dia o previsto para chover em 30 dias, também é verdadeiro. Que boa parte da população joga todos os tipos de entulhos nos bueiros, o que ajuda no entupimento e alagamento, não é mentira. No inverno amazônico pode ser atípico chover o volume que choveu, mas não é novidade.   Outra verdade é que todos sabem que isso podia acontecer, mesmo não sendo normal. Que todos os prefeitos só se preocuparam em atacar, paliativamente, os pontos de alagação pela chuva torrencial, quando o problema ocorre, é realidade. Então vamos socializar o desastre desta alagação com todos os segmentos envolvidos de uma forma ou outra no problema. Ninguém pode atirar a primeira pedra. O que aconteceu na Capital não é algo que possa ser politizado num culpado. Mas também não tem nenhum inocente nesta triste historieta da chuva. O certo é que só há preocupação com o problema quando isso ocorre.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.