Menu

Um dos blocos mais tradicionais de Rio Branco, Urubu Cheiroso agita foliões no Novo Mercado Velho; saiba mais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

É um pássaro? Um avião? Não, quem passou voando e aterrissou na Rua Epaminondas Jácome e animou os foliões que estavam nas proximidades do Novo Mercado Velho foi o bloco carnavalesco, Urubu Cheiroso, um dos mais tradicionais de Rio Branco, fundado no início da década de 80.


Com um olhar no passado e pensando o presente e o futuro, o grupo trouxe para a folia, o tema “Urubu no País das Maravilhas”, um enredo que satiriza no atual cenário político e econômico do país.

Publicidade

Neste diálogo entre épocas e gerações, o Urubu Cheiroso iniciou o Mercado da Folia, com um baile infantil, onde crianças de todas as idades participaram da festa com diversas fantasias de fadas, heróis e demais personagens de histórias de desenhos animados.


Como diz a primeira estrofe da música – “O que É, O que É” – de Gonzaguinha; Eu fico com a pureza da resposta das crianças. A Isabele Amorim, de 10 anos, comentou que estava muito feliz, principalmente por estar vestida com a sua fantasia favorita.


“No início do ano, eu viajei com a minha família para outra cidade e aproveitei para comprar uma roupa de um personagem que eu adoro muito, que é o unicórnio. Consegui e agora estou me divertindo demais ”, disse Amorim.
Já a Tauane Santos, de 6 anos de idade, estava com muita dúvida em o que vestir. Ela relata que pediu a ajuda da mãe, para definir qual seria o seu look carnavalesco. “Tinha tanta coisa, mas eu acabei pedindo a fantasia de bailarina para vir dançar aqui. A noite está muito legal”, conta.


Na sequência, por volta das 19 horas, houve o Cortejo do Urubu, onde os brincantes sambaram e cantaram o samba enredo pelo trecho entre as pontes Juscelino Kubitschek e Sebastião Dantas, passando pelo Segundo Distrito e voltando até o Mercado Velho.


A noite era de muita emoção, principalmente para a jovem Raiane Souza, que desfilava pela primeira vez como porta-bandeira do Urubu Cheiroso. “Uma sensação maravilhosa de realizar um sonho, de fazer o que eu gosto que é brincar o carnaval e esse ano, tendo a honra de estar como destaque do bloco do meu coração”, enfatizou Souza.


O público aumentava com o passar das horas e a felicidade e musicalidade ficavam maior com a animação do Maracatu Nação do Pé Rachado, banda do Urubu Cheiroso e do DJ Folia.
Festejos nos Bairros


O carnaval também seguiu em 13 comunidades da capital, além do Novo Mercado Velho, abrangendo todas as regionais da cidade e as diversas formas de expressões artísticas e culturais.


A programação descentralizada foi mais uma vez aprovadas pelos foliões. Um exemplo desta opinião é da Francisca Mesquita, que participou da folia no bairro Vila Ivonete.“Gosto demais deste formato. Tenho a possibilidade de brincar perto de casa, juntos de familiares e amigos, além de me sentir mais segura”, afirma.


Foliões participam das festividades do domingo de carnaval no bairro Vila Ivonete (Foto: Angela Peres/Secom)


A festa continua

Nesta segunda-feira, 12, a programação do Mercado da Folia terá destaque a fusão entre o tradicional e o moderno no Centro de Rio branco. Será a partir das 17 horas, com a Marujada Bring Esperança, Seu Bima e o grupo Irapuru, além do Clube Retrô com o bloco do Iê,Iê,Iê, tocando os sucessos dos Beatles em forma de marchinhas.

Publicidade

E o Rock N’ Roll também ganha peso com a segunda noite do Carnarock-RB no Studio Beer, a partir das 20 horas, onde bandas acreanas interpretam suas canções autorais e grandes sucessos de artistas Heavy Metal.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido