Menu

Acadêmicos de veterinária da Ufac denunciam falta de material para aulas práticas e precariedades nas salas

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Acadêmicos do Curso de Veterinária da Universidade Federal do Acre (UFAC) realizaram na manhã desta sexta-feira, 9, protesto contra a falta de material de insumo para aulas práticas.


Em posse de cartaz, os estudantes denunciavam a falta de verba para compra de material para ministração de aulas práticas. Além disso, os estudantes denunciam precariedades nas salas de aula do bloco de Veterinária.

Publicidade

Natã Vieira, presidente do Centro Acadêmico de Veterinária (Camvet) da Ufac, explica que tornou-se comum, ao longo do curso, estudantes e professores realizarem cotas para comprar material de insumo para aulas práticas.


Ele relatou ainda que recentemente, professores do curso de veterinária realizaram assembleia de colegiado para mudar o formato das aulas práticas para teórico/prático, ou seja, ao invés de aprender na prática, eles teoricamente passariam aprender pelo método de análise tomando como base artigos científicos já publicados. O motivo por trás da mudança seria a falta de material.


A decisão revoltou os acadêmicos que exigiram do reitor um posicionamento. Segundo Natã Vieira, a alegação da instituição de ensino é que a falta de material se deu por três adiamentos do pregão licitatório e que uma nova data foi anunciada para o dia 15 de fevereiro.


Além disso, os estudantes denunciam algumas precariedades, como: goteiras, piso com rachaduras na sala de aula e ainda a ausência de um simples fumê nas janelas de vidro que dificulta a apresentação de aulas didáticas com uso do projetor e também ausência de ônibus circular interno (uma vez que o bloco fica distante mais de 2 km do centro da Ufac).


Após o protesto, os alunos foram informados que medidas emergenciais serão acatadas e a prefeita da Ufac fará uma vistoria nas dependências do bloco para verificar in-loco as denúncias. Por fim, os estudantes formaram uma comissão que estará em comunicação junto à equipe da reitoria da Ufac para acompanhar todo processo licitatório e demais reivindicações.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido