Menu

Pesquisar
Close this search box.

Centro de Convivência da Pessoa Idosa completa um ano de funcionamento

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O aniversário de um ano de funcionamento do Centro de Convivência da Pessoa Idosa “Cosme Morais”, localizado no Calafate, foi celebrado nesta sexta-feira, 09, com a realização de um Baile de Carnaval, ao som de antigas marchinhas, com direito a bolo e muita animação. O equipamento foi construído pelo prefeito Marcus Alexandre, no bairro Calafate, com o apoio do senador Jorge Viana através de recursos de emenda parlamentar.



A gestão do Centro de Convivência da Pessoa Idosa é da Prefeitura de Rio Branco, por meio da secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS). E não faltam motivos para a comemoração: o Centro é um sucesso. Cem idosos do Calafate e outras regionais têm atividades diárias no local, como aulas de alfabetização, leitura e escrita, yoga, cursos de artesanato e outros, além da ginástica, por meio do Programa Saúde em Movimento. O grupo recebe visitas e consultas da equipe da URAP Rosângela Pimentel e dos estudantes de Medicina da Universidade Federal do Acre (UFAC) e de fisioterapia da UNINORTE.

Anúncios



O prefeito Marcus Alexandre participou da comemoração e agradeceu às parcerias que fazem do Centro um local de acolhimento, entretenimento e de muito aprendizado para os idosos. “A palavra que encontro é gratidão, para definir esse sentimento. Gratidão aos idosos e suas famílias e aos parceiros que proporcionam essas atividades. Ao senador Jorge Viana e aos vereadores Antônio Morais e Manuel Marcos, que também garantiram recursos para o Centro”, destacou o prefeito.



Os vereadores Antônio Morais e Manuel Marcos destinaram emendas parlamentares para a manutenção do espaço e aquisição de materiais. Morais fala do orgulho que tem pelo fato do Centro levar o nome do pai dele, o ex-vereador Cosme Morais. “Vou continuar ajudando sempre esse local”, garantiu o vereador. Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Manuel Marcos, disse que “dá gosto ver o bom andamento do Centro na acolhida desses nossos queridos idosos”.


Para o senador Jorge Viana, o respeito, dedicação e carinho empregados no Centro do Idoso do Calafate precisam ser exemplos aos gestores e aos mais jovens. “Deve ser seguido por todos. Essas pessoas merecem todo nosso respeito e gratidão pelo já que fizeram para a nossa cidade”.


Segundo a secretária da SEMCAS, Dôra Araújo, o primeiro ano de funcionamento do Centro foi de excelentes resultados. “Foi um ano de sucesso, de respeito, gratidão, carinho e fortes parcerias. Vamos seguir com esse trabalho e queremos alcançar cada vez mais idosos”.


Amor e aprendizado no Centro do Idoso

Não faltam belas histórias no Centro do Idoso do Calafate. Às segundas e terças-feiras, a partir das 14 horas, dez idosos têm aulas de alfabetização, leitura e escrita com a professora Cleiciane Souza, dos quadros de funcionários da SEMCAS.



Aos 64 anos, a aposentada Antônia da Costa conta que nunca tinha aprendido a ler e que muitas vezes se perdia por pegar o ônibus errado. Agora, graças às aulas no Centro, ela já sabe ler e escrever. “Esta foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Agora não me perco mais e leio tudo”. O senhor João batista, de 65 anos, conta animado que já lê a Bíblia e convida: “Os idosos têm que vir para cá, sair da depressão, fazer amigos e aprender a ler também”.


No Centro de Convivência da Pessoa Idosa também é possível encontrar o amor. Seu Manoel Inácio Souza, de 78 anos, e Dona Rocilda Souza, de 75 anos, se conheceram no local e casaram esta semana. Ele nunca havia casado e ela era viúva. “Eu encontrei aqui no Centro o grande amor da minha vida e tratei logo de casar. Estamos muito felizes”, concluiu.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido