Menu

Resultado do Encceja Nacional do ensino médio está disponível; saiba mais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou, no fim da tarde desta segunda-feira (5), o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) do ensino médio. A consulta é individual e deve ser feita pelo site enccejanacional.inep.gov.br. Para ver os resultados, cada candidatos precisa informar o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição.


Alguns candidatos relataram pelas redes sociais que não tiveram acesso às notas das provas objetivas, apenas a prova de redação. O G1 procurou o Inep, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Publicidade

O Encceja Nacional foi realizado em 19 de novembro e teve 1,5 milhão de inscritos, sendo que 81% deles fizeram a prova com o intuito de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.


Quem fez o exame para obter o documento referente ao ensino fundamental só poderão ver os resultados a partir de março, de acordo com o Inep.


Notas mínimas
De acordo com o edital, os candidatos do Encceja Nacional do ensino médio tiveram que realizar quatro provas objetivas – de ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagens – e uma redação.


Para ser habilitado a receber o certificado de conclusão do ensino médio, os participantes precisam ter nota mínima de 100 pontos em cada uma das provas e no mínimo 5 pontos na prova de redação. No boletim, porém, o Inep explica que, para obter a proficiência em linguagens, é preciso tirar tanto nota maior ou igual a 100 na prova objetiva quanto nota maior ou igual a 5 na redação. Caso contrário, “não há certificação e será necessário refazer a prova de linguagens e redação”, diz o boletim.


Para os candidatos que não tiraram nota suficiente em todas as provas, é possível usar notas de edições diferentes do Encceja para compor a nota final e obter o certificado de conclusão. Também é possível solicitar, junto à secretaria estadual de Educação ou o instituto federal escolhido no ato da inscrição, uma declaração parcial de proficiência.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido