Conecte-se agora

Prouni: foram abertas as inscrições nesta terça-feira e vão até o dia 9 de fevereiro

Publicado

em

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) foram abertas nesta terça-feira (6), no site http://siteprouni.mec.gov.br/. O prazo para os candidatos concorrerem a uma bolsa de estudos em universidades privadas vai até o dia 9 de fevereiro.

Neste semestre, o Ministério da Educação (MEC) vai oferecer 242.987 vagas em 2.976 instituições de ensino particulares. Dessas, 113.863 são bolsas de estudo integrais (37.604 para cursos a distância) e 129.124 são bolsas de estudo parciais.

Para participar, é necessário ter tirado no mínimo 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2017) e não ter zerado a redação. Só podem integrar o programa aqueles estudantes que se encaixarem em pelo menos uma das seguintes situações:

.ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
.ter cursado o ensino médio completo em escola privada, mas como bolsista integral;
.ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola privada, mas como
bolsista integral;
.ter alguma deficiência;
.ser professor da rede pública de ensino.

Tipos de bolsa

As bolsas integrais se destinam aos candidatos cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda 1,5 salário mínimo. Já as parciais, de 50% da mensalidade, são voltadas aos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita inferior a três salários mínimos.

A inscrição inclui até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa pretendida.
Calendário Prouni 2018

Abertura das inscrições: 6 de fevereiro
Fim das inscrições: 9 de fevereiro
Primeira chamada: 12 de fevereiro
Segunda chamada: 2 de março
Manifestação de interesse na lista de espera: entre 16 e 19 de março
Consulta das instituições à lista de espera no sistema: 20 de março

Anúncios

Destaque 3

Em meio à visita de Mourão, pesquisadores alertam para queimadas no Lago do Amapá

Publicado

em

O Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGama) da Universidade Federal do Acre compartilhou relatório com atualização da situação das queimadas e qualidade do ar no Acre.

Os pesquisadores informam que existem 151 mil hectares de cicatrizes de queimadas ocorridas entre julho a 19 de setembro no Acre.

Os municípios com maior área de queimadas são Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Tarauacá, Manoel Urbano e Cruzeiro do Sul. Esses 6 municípios representam 68% do total queimado em todo o Acre.

Além disso, 85% das queimadas estão em Terras Públicas, Assentamentos e Propriedades Particulares. E entre as Unidades de Conservação a Resex Chico Mendes é a mais crítica, seguido pela Floes Afluente, Resex Cazumba-Iracema, Resex Alto Jurua, Floes do Gregório.

“Chamamos a atenção para APA do Lago do Amapá, unidade de conservação pequena, localizada no entorno de Rio Branco e que está em 7 lugar entre as UCs que mais queimaram”, diz o relatório.

“A qualidade do ar continua crítica na maior parte do Acre, até 20 de setembro/2020 tivemos 11 sedes municipais com mais de 30 dias fora do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (25 ug/m3)”, diz o relatório do LabGama.

Continuar lendo

Destaque 3

Retransmissão da Covid-19 cai ao menor nível desde o começo de setembro no Acre

Publicado

em

A retransmissão da Covid-19 no Acre chegou a 1,0 na última segunda-feira (21), o que significa que uma pessoa contaminada pode passar a doença para uma outra pessoa no primeiro dia da doença.

Esse número nem sempre foi baixo assim. Em 24 de abril o número reprodutivo (ou RT, como é tecnicamente conhecido) chegou a 3.0. Ou seja: a doença se espalhava muito mais fácil e rapidamente, como de fato aconteceu.

Depois, já em setembro, o RT foi a 0.9, o menor nível desde o começo da pandemia, mas voltou a subir acima de 1.0 nos dias seguintes.

O número reprodutivo efetivo, o RT, é uma métrica matemática que indica quão contagiosa uma doença é. O significado epidemiológico de RT representa o número médio de infecções secundárias que um indivíduo infectante (ou seja que transmite a doença) no momento t, é capaz de gerar. Por exemplo, se uma doença tem RT de 18 no dia T, significa que, em média, uma pessoa infectante produziu em média 18 infecções secundarias neste dia. A quem calcule duas métricas de RT: número reprodutivo efetivo: Calculado através da curva dos casos notificados diariamente e número reprodutivo efetivo ajustado: Calculado através da curva dos casos previstos pelo modelo matemático de predição de casos.

Os dados são do Painel Rede Covida, iniciativa da Universidade Federal da Bahia.

 

Continuar lendo

Destaque 3

Ministério Público entra com ação para governo realizar concurso para policial penal

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre entrou com uma ação civil pública, com pedido de liminar, para que o governo do Acre realize concurso público para a contratação de novos policiais penais. A justificativa para o pedido é quantidade insuficiente de policiais penais para atender a demanda de trabalho nos presídios acreanos.

De acordo com o MPAC, o primeiro e único concurso foi realizado em 2007. “É uma reivindicação antiga e justa da classe. Já são 13 anos desde o primeiro e único concurso. Neste período, muitos policiais já morreram, foram exonerados, outros afastados por motivos de saúde, alguns passaram em outros concursos. Essa falta de efetivo gera consequências sérias na qualidade dos serviços que eles prestam dentro dos presídios, colocando em risco a vida deles mesmo e até da sociedade. A última fuga foi do último pavilhão. Como o efetivo é pequeno e eles ficam na parte da frente, facilita que detentos tentem fugir”, explica o promotor de justiça Tales Tranin.

O Acre tem atualmente 1.304 policiais penais, sendo 1.171 efetivos e 133 provisórios. Para a realização breve do concurso há um empecilho. É que está em vigor a Lei Complementar nº 173 que diz em seu artigo 8º, inciso V, que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 ficam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, de realizar concurso público.

Conhecedor da lei, o promotor que garantir o recurso para que o concurso seja realizado em 2022. “Nessa ação civil pública estou pedindo na liminar que o judiciário faça o Estado reservar uma dotação orçamentária em 2021 para garantir a realização do concurso no ano seguinte”, afirma.

De acordo com Tales Tranin, o governo tem recursos para contratar novos policiais penais. “O governo do Acre recebeu em junho deste ano uma verba do Ministério da Justiça por volta de 14 milhões. Então, dinheiro tem para realizar o certame”, afirma. O pedido do MPAC é para que o governo acreano disponibiliza 454 vagas no concurso.

Continuar lendo

Destaque 3

Pesquisa eleitoral que abrange Rio Branco e Cruzeiro do Sul deverá ser divulgada na quinta

Publicado

em

O Instituto Real Time Big Data, em parceria com a TV Gazeta/Rede Record e ac24horas, deve divulgar na próxima quinta-feira, 24, o resultado de duas pesquisas eleitorais que estão sendo realizadas nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul só ele as eleições municipais de 2020.

O levantamento, registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre, está sendo realizado do dia 21 a 23 de setembro e tem como alvo 1.400 eleitores, sendo 800 da capital e 600 da maior cidade do Juruá. O estatístico Augusto da Silva Rocha é o responsável pela pesquisa.

Com as convenções encerradas e o prazo para registro de candidaturas tendo com prazo final até o dia 26, Rio Branco até o momento conta com 7 candidatos a Prefeito e Cruzeiro do Sul com três.

Continuar lendo

Bombando

Newsletter

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* indicates required

Recomendados da Web

Mais lidas