Menu

Pesquisar
Close this search box.

Fora da lógica do sistema prisional, Papudinha em Rio Branco será desativada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Unidade Prisional 4 (UP4), mais conhecida como Papudinha, em Rio Branco, caminha para o processo de desativação. A informação foi confirmada pelo diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre, Aberson Carvalho, nesta sexta-feira, 02.


Ele informou que o governo está apresentando uma proposta junto ao Judiciário de monitoramento dos reeducandos do semiaberto para a desativação. Atualmente existem 390 reeducandos cumprindo pena na UP4.

Anúncios


Com o fechamento da unidade, o presos que cumprem pena no local passarão a ser monitorados em casa por meio de tornozeleira eletrônica, como acontece atualmente.


“Os reeducandos irão para suas casas e cumprirão suas penas com monitoração eletrônica. Hoje o estado já possui 750 reeducandos cumprindo pena nessa modalidade. É importante ressaltar que a decisão é do Judiciário, pois o mesmo estabelece as restrições de cada um. A reincidência é de 10% a 15%, esse número é menor que os indicadores de unidades comuns”.


O diretor do sistema penitenciário afirma que a desativação da prisão não tem nada a ver com as rebeliões que ocorrem no local, a falta de recursos do Estado para mantê-la ou o Lago do Amor, espaço que o governo constrói ao lado da unidade.


Aberson Carvalho disse que há três anos se discute o fechamento da unidade, que possui sua instalação fora da lógica da política do sistema prisional.


“Rebeliões fazem parte de uma rotina Prisional. A proposta já estava sendo gestada, porém agora que conseguimos finalizá-la. A lógica da política prisional é de você ter uma unidade prisional distante da região urbana por questões de segurança. A Papudinha está localizada numa região de aglomeração urbana”, afirmou.


A data de fechamento não foi informada.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido