Menu

Pedro Longo e o prefeito Marcus Viana anunciam construção de cinco novas faixas elevadas em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A cidade Rio Branco terá cinco novas faixas elevadas. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 24, durante coletiva na sede do Detran, pelo diretor do órgão, Pedro Longo, o prefeito Marcus Viana e o diretor-presidente do Deracre, Cristovam Moura.


A iniciativa faz parte da segunda fase do Programa de Proteção à Vida em Respeito às faixas de pedestres, implantado no início da gestão do atual diretor do Detran. O objetivo é tornar permanente em todo o estado as ações de educação e respeito às faixas de pedestre.

Publicidade

Desde o início do programa já foram construídas cinco faixas elevadas na cidade de Rio Branco. Nesta segunda fase serão construídas mais cinco novas faixas em pontos estratégicos para proporcionar mais segurança na travessia dos pedestres e oferecer maior visibilidade aos condutores.


“O programa de faixas elevadas têm sido muito eficientes na redução de acidentes e passou a ter uma demanda muito grande de escolas, da comunidade, exatamente por ser uma obra de engenharia que os motoristas respeitam, e dá muito mais segurança a estudantes nas proximidades das pessoas e pedestres de uma forma geral. Agora nessa etapa serão mais cinco faixas. Os locais escolhidos são de grande movimentação de pedestres e locais em que se registram acidentes”, disse Pedro Longo.


As intervenções de engenharia são realizadas pelo Detran/AC em parceria com o Deracre e Prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes (RBTrans). A parceria prevê ainda a revitalização da sinalização em diversas vias da capital. As obras vão iniciar em fevereiro com previsão para serem concluídas até abril deste ano.


Vale lembrar que as faixas elevadas favorecem a mobilidade urbana, de forma a garantir prioridade ao pedestre, e concedem mais acessibilidade aos cadeirantes, idosos e crianças, por se tratar de uma extensão de calçada, livre de obstáculos como rampas.


O prefeito de Rio Branco destaca que as faixas elevadas já existentes têm contribuído muito para a redução de acidentes na capital. “Elas têm o papel de reduzir a velocidade do veículo e de conferir segurança na travessia dos pedestres. Os pontos escolhidos para a construção de novas faixas foram os de grande fluxo de pedestres e vai colaborar muito para a mobilidade urbana”, afirma Marcus Viana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido