Menu

Pesquisar
Close this search box.

Delegado aposentado Walter Prado, sugere investimento em drones para ajudar as polícias no combate ao crime

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Temos as melhores polícias. A nossa Polícia Civil já alcançou o título de a polícia com maior resolutividade de casos no país. Nosso policiais militares são dedicados nas ruas, mas falta investimento em tecnologia”, disse o delgado aposentado Walter Prado, que sugere a compra de drones para auxiliar investigadores a mapear e a identificar possíveis rotas de fuga nos bairros e pontos de venda de entorpecentes na cidade de Rio Branco.


Segundo Prado, as polícias estariam sem as devidas condições de trabalhar e apresentar uma resposta positiva à população. “Visitei algumas delegacias e é visível o estado de abandono que se encontram. Conversei com delegados e eles são categóricos em afirmar que a Polícia Civil precisa investir em tecnologia para se colocar a um passo à frente dos criminosos que atuam nos bairros de Rio Branco. O monitoramento com drones pode fazer a diferença.

Anúncios


Para o delegado aposentado, as polícias estão numa guerra desigual contra o crime organizado. “O drone é um recurso de guerra na cruzada contra o tráfico de drogas, já que o governo afirma que esse é nosso maior problema. Estamos falando de um investimento relativamente baixo, mas que pode mudar a forma de ação dos agentes públicos de segurança e das operações policiais. Com o dinheiro da compra de uma viatura, o governo compraria vários drones”, diz Prado.


Walter Prado justifica que os drones são guiados a distância, facilitando a organização dos policiais durante operações e ocupações de localidades onde sejam executadas operações. “É um recurso de grande utilidade do ponto de vista econômico, menor e mais preciso. Principalmente para adentrarmos em áreas mais populosas. Muitas vezes, perdemos tempo procurando um determinado alvo em solo, quando poderíamos fazer isso pelo ar”.


Recursos para o investimento na compra dos drones não estaria faltando, segundo Walter Prado. “O governo não pode reclamar de falta de recursos para um investimento relativamente baixo. Apesar de informações contraditórias, o governo federal tem contribuído com a área de segurança do Estado. Estamos falando do valor de uma viatura que daria para comprar as aeronaves não tripuladas. Em uma guerra, o uso da tecnologia pode fazer a diferença”.


Ele afirma que 30 drones fariam a cobertura de toda a capital. “O drone permite que as investigações avancem sem colocar em risco a vida dos agentes. Alguns estados já usam esse recurso. Chegou a hora de o Estado fazer sua parte e dotar nossas boas polícias com recursos tecnológicos. É preciso estruturar as unidades de segurança, capacitar e valoriza os policiais. Os tempos são outros, a criminalidade evoluiu, as polícias também precisam se modernizar”, finaliza Prado.


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido