Conecte-se agora

Centro Americano aumenta chances de fenômeno La Niña e inundação do rio Madeira pode acontecer entre fevereiro e março

Publicado

em

O Centro de Previsão Climática da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA), aumentou para 80% as chances do fenômeno La Niña acontecer para a região norte do Brasil. Com isso, as chances são de chuvas acima da média nos estados do Amazonas, Acre e Rondônia, o que pode provocar uma nova inundação do rio Madeira entre os meses de fevereiro e março. Novo isolamento do estado do Acre não está descartado.

A previsão do NOAA foi confirmada por Giancarlo Bonotto, engenheiro hidrólogo do Serviço Geológico do Brasil. Ele chama atenção para as chuvas registradas acima da média na região da Bolívia, onde nascem dois dos principais afluentes do rio Madeira: os rios Beni e Mamoré. A previsão é de bastante chuva para a região.

Ainda de acordo Bonotto, se confirmada a temporada de cheia, o rio Madeira pode inundar entre os meses de fevereiro e março. Ontem (10), o rio Madeira já registrou alta histórica, com 13m44, próximo da cota de inundação que é de 17m.

As chuvas acima da média estão sendo provocadas pelo efeito La Niña, provocado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico.

Nesta quinta-feira (11), o Acre pode enfrentar mais um dia de muita chuva. Ontem, de acordo a defesa civil estadual, o nível do rio Acre superou a média histórica chegando a 11m56. O normal para esta época seria de 8m58. A cota está próxima do alerta (12m50).

As autoridades municipais começam a traçar um plano de contingência com a preparação do Parque de Exposição Marechal Castelo Branco para receber as primeiras famílias afetadas pela suposta cheia.

Em Porto Velho, segundo o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) do Acre, Thiago Caetano, o diretor geral do órgão chega neste fim de semana para traçar na próxima segunda-feira (15) um plano de contingência para uma suposta cheia do rio Madeira na região.

O trecho da BR-364 entre Rio Branco, no Acre, e Porto Velho, em Rondônia, única ligação por terra do Acre com o resto do Brasil, foi fechado em fevereiro de 2014 quando o nível do Rio Madeira atingiu 18,72 metros, alagando a rodovia e deixando o estado isolado.

O governador do Acre, Sebastião Viana, encontra-se de férias na Europa. Na tarde de-ontem, (10), a governadora em exercício Nazareth Araújo e o prefeito de Rio Branco, Marcus Viana, se reuniram com os órgãos de defesa e meio ambiente que compõem a Comissão Estadual de Gestão de Riscos Ambientais (CEGdRA), para traçar estratégias de atuação e estudar possíveis cenários de enchentes.

Propaganda

Cidades

Em Santa Rosa, PM e Exército detém dupla com droga em embarcação

Publicado

em

Em Santa Rosa do Purus, homens do Exército e da Polícia Militar apreenderam nesta terça-feira (22) um homem e um menor, portando 60 tabletes grandes e pequenos de maconha, dinheiro e papel comumente usado para embalar droga. A dupla estava dentro de um barco abordado durante operação conjunta entre as duas forças.

Continuar lendo

Cidades

Prefeitura de Assis Brasil contrata 40 professores temporários e 1 nutricionista

Publicado

em

Mais oportunidade de trabalho para os acreanos: a Prefeitura de Assis Brasil iniciou na manhã desta terça-feira (22) as inscrições para o concurso que irá contratar 40 professores e 1 nutricionistas para trabalhar na Secretaria Municipal de Educação daquele município. As inscrições vão até às 17h o dia 1º de fevereiro.

“Antes de inscrever-se, o candidato deverá tomar conhecimento das normas e condições estabelecidas neste Edital, incluindo seus anexos, partes integrantes das normas que regem o presente processo seletivo simplificado”, alerta o edital.

Saiba mais em: file:///C:/Users/Agencia%20Views/Downloads/DO15481156424088.pdf

Continuar lendo

Cidades

Sine oferta 16 vagas de emprego em Rio Branco nesta terça-feira (22)

Publicado

em

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está com 16 vagas abertas em diversas áreas nesta terça-feira, dia 22, na Capital acreana. Os candidatos interessados devem comparecer à instituição, localizada na Avenida Getúlio Vargas, n°1.670, em Rio Branco.

O candidato à vaga deve atualizar o seu cadastro no Sine. Aqueles que não tiverem cadastro na instituição, devem levar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Identidade/CPF, Título de Eleitor, comprovante de escolaridade e de endereço.

As vagas são rotativas, ou seja, são disponibilizadas para o dia, podendo não estar mais disponíveis para o dia seguinte. O Sine se responsabiliza por encaminhar cinco pessoas, no perfil solicitado pelo empregador, para que ele possa escolher qual vai preencher a vaga. O cidadão pode saber das vagas e se ainda está disponível através do telefone 0800 647 8182.

Veja as vagas na imagem:

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Leia Também

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.