Menu

Pesquisar
Close this search box.

Major Rocha: “Com quem o George vai jantar”?

O deputado federal Major Rocha (PSDB) resolveu mesmo peitar a direção nacional do PSDB, que fechou questão para que os seus parlamentares votem a favor do projeto da Previdência Social e ameaça com punição aos rebeldes. “Primeiro vão ter que punir o senador Aécio Neves, que foi flagrado num telefonema criminoso, para punir quem votar por convicção contra a Previdência”, disse Rocha em tom desafiador. Rocha não poupou o empresário George Pinheiro, que lhe fez críticas de que não basta ter posição contra o projeto da Previdência, mas tem que ter argumentos. “Quero saber qual será a posição do George na eleição deste ano, porque ele toma café com o PT e almoça com a oposição. Vai jantar com quem nas urnas”? É a indagação ferina. No telefonema à coluna, o Major Rocha entrou também na troca de comando na PM. “Quem entrar agora como comandante, dentro do processo, a tendência é se queimar”, previu. Considera que o governo não tem respeito pela PM, e exemplifica: “com 12 anos de serviço, um policial civil ganha o dobro de um policial militar que, é quem está efetivamente na rua combatendo o crime. “Vamos abrir uma campanha de isonomia salarial”, prometeu.


MINHA VIDA POR UM VICE
A coligação DEM-PATRIOTA está tendo dificuldades em conseguir um bom nome para ser o vice na chapa do Coronel Ulysses Araújo (PATRIOTA). Procuram alguém do agronegócio, mas todas as tentativas fracassaram. O ex-prefeito Tião Bocalom (DEM) tem sido o intermediário.


CHAPA COMPETITIVA
Dando uma olhada na chapa para deputado estadual do PSDB dá para se pinçar mais de dez nomes com potencial para ter acima de 1.500 votos. Montaram uma chapa bem competitiva.


NÃO TEM SOLUÇÃO MÁGICA
Esta questão dos buracos na cidade, não pode ser resolvida de uma forma simplória. De fora é fácil. Há outros setores da prefeitura que não podem ser descuidados, por quem é gestor, como o recolhimento do lixo, o remédio nos Postos de Saúde, merenda escolar e num tempo de cobertor curto. Não sei como o prefeito Marcus Alexandre vai se virar com tanto buraco.


NOME IDEAL
Para o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, o nome da sua preferência para ser o vice na chapa do candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP), seria o do Conselheiro do TCE, Valmir Ribeiro. Vagner faz a defesa aberta desta opção.


SEM ENTRAR NO MÉRITO
O ex-prefeito de Brasiléia, Aldemir Lopes, com mais de 70 anos, já cumpriu todos os procedimentos processuais, fora do poder não há como interferir em nada, e bem que poderia responder o processo em liberdade até que fosse sentenciado. Não falo de impunidade!


TEMPORADA DO CINISMO
Com a eleição se faz de tudo para se eleger. É comum ver candidato virar evangélico e em seguida ir a um centro de umbanda ou de candomblé receber passes de Pais de Santo e participar de procissões católicas de velas em punho. E o fazem de uma forma cínica. Importam mais os votos.


NADA MAIS JUSTO
O PT ter o deputado federal Léo de Brito (PT) como prioridade na eleição deste ano, não tem nada, partidariamente, mais justo. Foi um defensor aberto das bandeiras petistas na Câmara Federal, mesmo que não fossem bandeiras simpáticas, como defender a Dilma e o Lula.


NÃO PODE TER MURO
Entendo a política da seguinte forma: quando você se filia a um partido é porque concorda com o seu programa. E deve defender as suas posições. Ou então procura a porta e busca outra sigla para se abrigar. Nada mais condenável na política que não ser ter posição e lado.


CAMPO ABERTO
Um dos municípios onde existe o campo mais aberto para os candidatos da oposição a deputado é Brasiléia. As suas principais lideranças foram tiradas de cena pela justiça e ficou órfã de líder, naquele colégio eleitoral. Não vejo nenhum candidato regional de densidade.


O MAIS RÁPIDO
Para o deputado federal Major Rocha (PSDB), o senador Gladson Cameli (PP) deveria já ter anunciado o nome do seu candidato a vice, até para pôr um fim a esta discussão interna.


QUANDO JUNHO CHEGAR
Um amigo dono de um instituto de pesquisa me deu ontem a sua opinião sobre a candidatura do Coronel Ulysses Araújo (PATRIOTA) ao governo. “Se nas pesquisas de junho não chegar aos 20% de aceitação é porque, dificilmente, terá como entrar na polarização da disputa”, comentou.


OTIMISMO
Aliados do candidato a deputado federal, Tião Bocalom (DEM), acham que, ele vai chegar na barreira dos 40 mil votos e desta maneira garantir que, a sua chapa eleja dois para a Câmara Federal. É bom lembrar que, nesta eleição há mais candidatos a Federal que na passada.


DEPOIS DO CARNAVAL
Janeiro é um mês praticamente morto nas articulações políticas. A eleição vai começar mesmo para valer depois do carnaval, em abril. A partir daí os partidos estarão com chapas formadas.


É O QUE VAI RESTAR
Ao PCdoB vai mesmo restar ter chapa própria para deputado estadual. Nomes como Edvaldo Magalhães, Eduardo Farias e Jenilson Lopes assustam os outros partidos para uma coligação.


ADEU ÀS ILUSÕES
A saída da Procuradora Vanda Denir para o SOLIDARIEDADE, quebrou as pernas do PP ter uma chapa própria para Federal. Quem quiser ser candidato pelo PP terá de integrar o chapão.


MANOBRA ARDILOSA?
A filiação da Procuradora Vanda, no SOLIDARIEDADE, foi vista por alguns, como uma manobra ardilosa do candidato ao Senado, Márcio Bittar (PMDB), para implodir a chapa do PP e beneficiar o deputado federal Flaviano Melo (PMDB), que defendia um chapão de Federal, com o PP dentro. Faz sentido.


CHAPA MUITO FORTE
A chapa da oposição ficou muito forte. Tem nomes como Flaviano Melo (PMDB), Jésica Sales (PMDB), Nelson Sales (PP), Major Rocha (PSDB), Rosana Nascimento (PPS), Vanda Denir (SOLIDARIEDADE), Vânia Pinheiro (PTB), Rudiley Estrela (PP), Maurício Hoenberger (PP) e Antônia Lúcia (PR). Na outra chapa tem Tião Bocalom (DEM), Alan Rick (DEM) e N. Lima.


QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA
Os presidentes dos partidos nanicos não estão peitando o PT para terem uma chapa própria de deputado federal porque se revoltaram, por eles, estariam no chapão. A questão é de sobrevivência: se não tiverem candidaturas a Federal perderão as respectivas presidências.


ESTÃO SENDO EMPURRADOS
A aprovação de uma Cláusula de Barreira impele os nanicos a terem votos na área de Federal, porque se não preencherem os 15% de votos válidos em nove Estados, seus partidos perdem o tempo de televisão e o Fundo Partidário, passando a serem siglas fantasmas, sem vida política.


FIM DA MAMATA
A mamata dos nanicos de fazer coligações na área proporcional também acaba nesta eleição. Com o fim das coligações proporcionais em 2020, terão que ter chapas próprias para vereador. Isso aos que restarem, a Cláusula de Barreira deve derrubar a metade deles, já neste pleito.


MAL CONDUZIDA
A questão da Saúde está sendo mal conduzida pelo governo. Alguns assessores partiram para desqualificar os negociadores dos servidores com Nota agressiva e fora do foco da discussão do pagamento de vantagens extras. Este comportamento acirra ânimos e é inadequado num ano eleitoral. Quando você está no governo e vai externar uma posição escrita tem de avaliar os prós e contra.


NEM PODEM CULPAR O CARIOCA
Quem acaba pagando por um pato que não comeu é o candidato ao governo do PT, Marcus Alexandre. Alguns médicos me revelaram ontem haver um clima de revolta entre os servidores da Saúde. E desta feita não podem nem debitar ao Nepomuceno Carioca, o eterno culpado.


NÃO DECIDEM, MAS TIRAM VOTOS
Os candidatos ao governo se preparem para os debates na televisão. Podem não ser decisivos, mas se o candidato não for bem, não mostrar conhecimento dos problemas do Estado, não apresentar soluções exequíveis, pode perder votos. Eleição para governador tem muito da empatia do candidato com o eleitor. Quando se trata de uma disputa com candidaturas parelhas, como a deste ano para o governo acreano, leva vantagem quem errar menos. Um candidato que na campanha se mostrar despreparado nos debates para o eleitor, que não conseguir passar confiança, pode afundar. Portanto, senhores candidatos, estudem o Estado.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.