Menu

Professor da Ufac é acusado de racismo após se vestir de “Negão do WhatsApp”

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Seria uma confraternização normal, antes da colação de grau dos alunos do curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac). Seria. Isso se não fosse o professor Giovanni Casseb, que é médico, se fantasiar de “Negão do WhatsApp” e causar polêmica na festa dos formandos.


O meme usado pelo professor como fantasia é conhecido na rede social por causar risadas e sustos quando aberto nos celulares. Após a fotografia de Casseb começar a circular, alunos e militantes dos Direitos Humanos começaram a acusar o professor de “racista” e “preconceituoso”.

Publicidade

A polêmica, na opinião de Casseb, é desnecessária, já que os próprios alunos entenderam a mensagem que ele quis passar. “A aula da saudade não aconteceu na Ufac. O tema da aula era uma festa na piscina. Tem um grupo e jogavam esse meme, e as pessoas viviam caindo. Eu resolvi usar porque tinha tudo a ver”, explica.


Ainda segundo o professor, ele mesmo pediu aos alunos que não tirassem fotos e as publicassem nas redes sociais devido ao tamanho do pênis do personagem. Era uma forma de evitar polêmicas ou bloqueios na rede, já que algumas imagens são proibidas.


Para simbolizar o detalhe na genitália, o professor utilizou uma espécie de prótese. Mas Giovanni garante que não quis macular a imagem dos negros, e destaca que o alarde em torno do assunto é desproporcional. “Eu acho que está um pouco exagerada. Em nenhum momento eu tinha alguma intenção de agir com preconceito. Estou com a consciência tranquila”, completa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido