Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ocupação de casas populares pode estar sendo orientada, diz secretária de Habitação

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A ocupação das casas populares no Conjunto Habitacional Andirá pode ser uma ação coordenada. É o que acredita a secretária de Habitação e Interesse Social (Sehab), Janaína Guedes, ao revelar que em 24 horas o número de famílias invasoras saltou de 40 para mais de 300. O grupo bloqueou a rodovia AC-10 na segunda e terça, e promete radicalizar.


Desde o primeiro protesto, a secretária conta que tentou conversar com os manifestantes, mas a equipe da Sehab foi recebida de forma áspera, inclusive agredindo verbalmente e desrespeitando os servidores da secretaria. A Procuradoria-Geral do Estado já foi acionada para garantir no Judiciário um mandado de reintegração de posse das casas.

Anúncios


“Nós iniciamos uma tratativa com eles, e foi marcada uma conversa lá na Secretaria de Articulação. O loteamento não está abandonado como eles alegam. Uma parte do loteamento está em reforma, porque ali são três etapas. A gente vai precisar de um mandado de reintegração de posse, mas as demais o BOPE retirou de forma tranquila, e eles entenderam que não podiam ficar lá”, comenta.


Segundo Janaína, já nos próximos meses as primeiras 40 casas populares do conjunto habitacional devem ser entregues às famílias que já foram sorteadas pela Sehab. Mesmo com a reforma de casas em curso, e licitação prontas para os serviços começarem, a secretária não tem data para entregar todo o complexo habitacional.


“Nós não temos data ainda porque estamos falando se três fases diferentes. É um argumento que não dá para a gente levar em consideração. Eles não podem permanecer nas casas. O fato de eles não terem casa não dá o direito de eles invadirem aquelas casas. Mas é como eu te disse: a gente vai estar retomando”, completa Janaína Guedes.


A secretária diz que já começou a procurar quem são os responsáveis pelo movimento de ocupação das residências populares. “Todas as casas hoje estavam invadidas. Tem uma pessoa que está coordenando e infelizmente está acontecendo isso. A gente até tem indicativo, mas eu não posso falar ainda porque eu estaria sendo leviana”, finaliza.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido