Menu

Pesquisar
Close this search box.

De cada 10 empresários no Acre, 7 acreditam em boas vendas para o Natal

Os empresários do comércio estão mais otimistas quanto às vendas de Natal em 2017, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio/AC), por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac). Enquanto em 2016, 3,4 de 10 lojistas se mostravam esperançosos com as comercializações da data; em 2017, o número subiu para 7. O estudo foi realizado junto a 255 empresas entre os dias 28 de novembro e 5 de dezembro.


De acordo com o levantamento, dos 11% dos entrevistados que se mostraram pessimistas quanto ao movimento de vendas no ano passado, apenas 5% continuaram com expectativa negativa. Ainda em relação à espera de comercializações para o Natal, 25% dos empresários disseram não ter opinião quanto aos níveis de vendas possíveis para a data festiva.


Além disso, para 55% do empresariado local, a população tem se mostrado mais motivada para os gastos; enquanto 20% admitiram a existência de clientes interessados em vendas, porém tímidos; 14%, que os consumidores estariam desmotivados e; para 7%, inibidos ou em má situação financeira.


Mesmo assim, segundo 32% dos empresários do comércio, o momento em que se observa melhora no movimento das vendas para o Natal acontece, geralmente, “após o pagamento do 13º salário”. Outros 28% afirmaram ser logo “no início do mês de dezembro”. Estas duas expectativas isoladas alcançaram crescimentos respectivos de 14 e 12 pontos percentuais em relação ao ano passado.


Vendas às vésperas das festividades


Quanto à melhora de vendas apenas na “véspera” e no “dia de Natal”, são observadas quedas consecutivas de 11 e 16 pontos percentuais em relação à mesma posição dos empresários para o Natal do ano passado; isto é, para as festividades de 2016, 33% apontavam que o momento de melhora das vendas ocorria sempre “na véspera do dia de Natal”. Na pesquisa deste ano, essa expectativa é de 22%. Outros 30%, afirmavam ser o “dia de Natal” o momento em que ocorria a efetiva melhora das vendas. Em 2017, o mesmo índice é de 14% dos empresários.


O estudo reiterou ainda que, na avaliação de 41% dos empresários do comércio de Rio Branco, as vendas para o Natal de 2017 devem ser bem melhores que as vendas do mesmo período em 2016, em pelo menos 10% (previsão de 31% dos 41% otimistas). Para o Natal de 2016, dada a então precariedade da economia de mercado, apenas 26% admitiam alguma melhora sobre as vendas com relação ao Natal anterior (2015). Dentre os demais empresários pesquisados, 51% são unânimes em responder que as vendas para o período natalino devem permanecer nos níveis das comercializações realizadas no Natal passado, isto é, devem ser relativamente iguais.