Conecte-se agora

Rio Branco é a 3ª capital em oportunidades em educação, diz indicador de educação

Publicado

em

Importante indicador de educação, IOEB mostra a capital do Acre em 3º lugar em qualidade de educação

Criado em 2015, o Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) põe Rio Branco em 3º lugar entre as capitais brasileiras, com 4,9 pontos, empatada com Curitiba, capital do Paraná. O IOEB do Estado do Acre é de 4,5 pontos, enquanto que a média brasileira é 4,7 pontos. Ou seja: o resultado da capital acreana é melhor que o obtido, em média, por todos os estados.

“Evoluímos bem. Saímos da 7ª colocação, em 2015, para o 3º lugar entre as capitais em 2017”, avaliou Márcio Batista, secretário de Educação de Rio Branco. Na primeira avaliação, o IOEB de Rio Branco permitiu uma colocação melhor que municípios ricos, como Rio de Janeiro e Vitória, que recebem muitos recursos da extração de petróleo, por exemplo.

São muitos os fatores que proporcionaram tamanha evolução, mas alguns dados não podem passar despercebidos: “dos 1.903 professores do nosso quadro, 1.402 são efetivos. Ou seja: mais de 73% dos nossos docentes são permanentes. Apenas 501 tem contrato provisório”, explicou Márcio Batista.

“Recebemos essa nota com alegria e muita responsabilidade, a educação é para nós a mais importante das políticas públicas, atingimos a 4ª melhor nota entre as capitais no IDEB, construímos 12 novas creches, geramos quase cinco mil novas vagas para crianças de até cinco anos, investimos em qualificação profissional, são muitos os avanços na educação, resultado de muito trabalho e de investimento”, explicou o prefeito Marcus Alexandre.

Apesar de o IOEB não ser um indicador oficial como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas é considerado positivo por ser criado por profissionais especializados e que participaram da elaboração do IDEB, que é um indicador oficial do Ministério da Educação, onde Rio Branco permanece há cinco anos entre os cinco melhores do País. A última avaliação, em que a capital do Acre obteve nota 5,8, pôs Rio Branco como a 4ª melhor nesse indicador.

Avanços: 100% de professores com nível superior e 36% de crianças até 3 anos em creches

Há dados que o IOEB não atualizou, como o percentual de professores com ensino superior. “Hoje temos 100% dos nossos professores com diploma universitário”, garante Márcio Batista.

Sobretudo, os investimentos da gestão de Marcus Alexandre no sistema educacional da primeira infância tem proporcionado alcançar várias metas. Uma delas diz que até 2025 pelo menos 50% das crianças de 2 e 3 tem de ser atendidas por creche. “Já chegamos a 36% de cobertura e, nesse caminhar, vamos ultrapassar a meta estabelecida”, assegura o secretário de Educação de Rio Branco.

O que é o IOEB?

O IOEB é uma soma de vários indicadores de resultado e indicadores de insumos. Qualidade dos professores, tempo de jornada na escola das crianças, experiência dos diretores também contam. Para se chegar à nota final, os idealizadores observaram a nota de prova, o fluxo – se os alunos estão passando de ano, se têm possibilidade de os menores em matrícula em educação infantil – e se eles estão completando na idade correta.

O IOEB é uma inciativa do Centro de Liderança Pública com o apoio do Instituto Península, da Fundação Lehmann e da Fundação Roberto Marinho, criado pelo mesmo inventor do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP, e por Fabiana de Felício, que foi diretora de estudos educacionais do INEP.

Propaganda

Destaque 2

Após crise de 2014, Acre tem estoque seguro de combustível, dizem donos de postos

Publicado

em

A experiência de passar semanas isolado em 2014 por conta da grande enchente do rio Madeira, em Rondônia, fez o Acre armazenar um estoque considerável de combustível. Pelo menos essa é a prática adotada pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras responsável por fornecer a produção da estatal.

Essa prática foi adotada a partir do momento em que o Estado sofreu com o colapso do desabastecimento quatro anos atrás, não só de combustíveis, mas como também de gás, alimentos e outros gêneros básicos.

Como uma nova enchente do rio Madeira não está descartada, o armazenamento de uma quantidade segura de gasolina e outros derivados do petróleo foi adotada pela BR Distribuidora como forma de ter o mínimo em períodos de emergência.

De acordo com o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis, o Acre tem hoje uma quantidade segura de combustíveis. No entanto, muitos motoristas estão correndo aos postos em buscar de encher os tanques. A se continuar essa alta demanda e se prolongue a greve dos caminhoneiros, a tendência é que mais um tempo esse estoque fique comprometido.

Em 2014, a estratégia das empresas foi trazer combustível de Manaus até Cruzeiro do Sul por balsas, e de lá até a capital por caminhões. O combustível usado em Rio Branco e as cidades do Vale do Acre vem da capital amazonense. Mas ao invés do rio Juruá, ele sobe o rio Madeira até Porto Velho, de onde é distribuído para cá.

Como os caminhoneiros fecharam todas as saídas de Porto Velho, os caminhões estão impedidos de trafegar pela BR-364 até Rio Branco.

Continuar lendo

Destaque 2

Confira as datas do jogos do Brasil na primeira fase do Mundial da Rússia

Publicado

em

A primeira fase da Copa da Rússia será disputada por 32 seleções, divididas em oito grupos de quatro seleções, classificando-se as duas primeiras de cada grupo para a segunda fase.

Todas vão jogar entre si dentro de cada grupo garantindo, portanto, a realização de três jogos, contando três pontos por vitória, um ponto por empate e nenhum ponto por derrota.

Nesta primeira fase, serão 48 jogos disputados de 14 de junho até 28 de junho.

O Brasil estreia no domingo, dia 17 de junho, em Rostov-on-Don, às 15h, horário de Brasília. Faz seu segundo jogo no dia 22, na sexta-feira, em São Petersburgo, às 9h, horário de Brasília. E o terceiro jogo será no dia 27, em Moscou, no estádio do Spartak, às 15h, horário de Brasília.

Continuar lendo

Destaque 2

Ronaldinho Gaúcho prepara casamento com duas mulheres, segundo colunista

Publicado

em

Aposentado do futebol, Ronaldinho Gaúcho pretende se casar com duas mulheres em agosto deste ano. A informação é do colunista Leo Dias. R10 já prepara a festa de casamento no condomínio Santa Mônica, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Ronaldinho, inclusive, já mora junto a Priscilla Coelho e Beatriz Souza. Priscila é mineira e torcedora atleticana. A cerimônia será reservada e com a presença somente de amigos e familiares. A irmã do craque, Deise Moreira, não aprova o relacionamento a três e não pretende comparecer à festa no Rio. O cantor Jorge Vercilo, que é vizinho do ídolo do Atlético e do Barcelona, será a atração musical da festa.

Ronaldinho, de 38 anos, se aposentou oficialmente em janeiro de 2018. Desde então, atua como embaixador do Barcelona e roda o planeta atuando pelo Barça Legends, time de craques históricos do clube catalão. Ícone mundial, ele ainda participa de jogos beneficentes ligados à União das Associações Europeias de Futebol (Uefa), à Unicef e à Organização das Nações Unidas (ONU).

Ronaldinho defendeu o Atlético entre 2012 e 2014 e mudou o patamar do clube no cenário internacional. No período, o Galo conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores, em 2013, e a Recopa Sul-Americana de 2014. O craque marcou 28 gols em 88 apresentações. Outros títulos importantes na carreira dele foram a Copa do Mundo de 2002, com a Seleção Brasileira, e a Liga dos Campeões, pelo Barcelona, em 2006. O craque foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em duas oportunidades.

Fonte: Super Esportes

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.