Conecte-se agora
Fechar

Obrigado, meu velho amigo

Publicado

em

Março de 2003. Um dia chuvoso. Cheguei à Rádio Difusora Acreana numa bicicleta velha com a cara e a coragem à procura de trabalho. Levava no guidão e no coração o sonho de ser repórter. Muito tímido perguntei à recepcionista: “Quem do Departamento de Jornalismo pode me atender?” A moça da recepção respondeu: “Ilson Nascimento”. Ela me conduziu pelo pequeno corredor da emissora à sala à esquerda. A porta estava fechada. Reunião rápida de pauta. A recepcionista abriu a porta e saiu, pois tinha alguém lhe chamando. Eu, sem saber o que fazer, trêmulo, fiquei na porta imaginando estar incomodando o editor e os repórteres. Crio coragem e pergunto ao senhor de camisa branca e calça jeans:
“O senhor é o seu Ilson Nascimento?”

“Sim, meu amigo. No que posso lhe ajudar?”, disse ele numa generosidade peculiar.
“Quero fazer um estágio”, respondi.
“Você tem gravador?”, perguntou Ilson.
“Não, mas consigo”, disse.
“Você estuda?”, voltou a perguntar.
“Sim”, confirmei.
“Você pode vir amanhã?”
“Sim, Seu Ilson, posso.”

Oito anos de convivência. Do dia 28 de março de 2003 ao mês de fevereiro de 2011, o “Senhor Wilson, o Seu Ilson, o Maninha, o Velhinho” foi o meu mais importante incentivador no rádio. Foi um pai, um amigo, um irmão, um exemplo, o mais exemplar servidor público que conheci.

Ilson chegava ao prédio da Difusora, na Benjamin Constant, às 5h todos os dias, antes de o Jornal Difusora ir ao ar, às 6h, e saia às 19h. Por vezes passava em minha casa na Nova Estação, às 4h30. “Esse menino tem futuro”, dizia ele sempre sorrindo.

Vi o Ilson chorar por compaixão a uma criança numa manhã de segunda-feira. Mas vi nele incontáveis sorrisos, cordialidade e generosidade.

Seu pecado era dizer “sim” ainda que carregando um eventual prejuízo nas costas. Não sabia dizer “não”. Por isso era difícil negar qualquer pedido feito por ele, até mesmo uma pauta num dia de domingo à tarde ou uma cobertura jornalística num feriado qualquer. Afinal, era o Seu Ilson quem estava pedindo. E sempre agradecia com um marcante: “Obrigado, meu amigo velho”.

Obrigado, Seu Ilson. Obrigado, meu amigo velho!

Cidades

Garota de 14 anos desaparece ao deixar escola no município de Sena Madureira; família pede ajuda

Publicado

em

A família da estudante Juliana Rebouças de Lima, de 14 anos de idade, está desesperada em busca da menor. A garota deixou a escola na segunda-feira, dia 11, mas não voltou para casa como de costume. Os amigos também não têm informações sobre o paradeiro da menina.

Com a onde de violência pairando sobre o município, familiares temem que algo grave tenha ocorrido com a estudante. A Polícia Civil já foi acionada e a família também conta com a ajuda de parceiros na procura pela menina.

Caso alguém tenha informações sobre o local em que Juliana está, ou se a viu, pode ligar para os telefones
(68) 9-9976-2581 ou 9-9991-8400, e falar com os familiares da adolescente.

Continuar lendo

Cidades

Prefeitura assume a fiscalização de trânsito em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

A Prefeitura de Cruzeiro do Sul passou a ser responsável pelo trânsito da cidade após dois anos de intenso debate sobre o assunto. Agora, o município vai promover as próprias ações de educação de trânsito, sinalização e fiscalização. A decisão já foi publicada no Diário Oficial da União.

A situação foi já reconhecida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que publicou no Diário a portaria nº. 260, de 4 de dezembro, inserindo a cidade no Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Esse era o último passo para a municipalização do trânsito.

A municipalização só foi possível graças a parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) e a Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Foram dois anos de trabalho com a realização de estudos, alterações de leis, e a criação da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SEMTRANS).

“Agora, a Prefeitura, por meio da SEMTRANS, poderá atuar nas áreas de engenharia, educação, estatísticas e fiscalização de trânsito, assumindo a responsabilidade do trânsito e contribuindo com o Detran/AC e Polícia Militar para a diminuição do número de acidentes”, ressalta o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro.

Cruzeiro do Sul é o segundo município acreano a ter o trânsito municipalizado, atualmente Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans) também tem autonomia para atuar no trânsito. A próxima cidade do Acre a ter o trânsito municipalizado será Sena Madureira.

Continuar lendo

Cidades

Em greve por tempo indeterminado, auxiliares em saúde bucal protestam na Câmara Municipal de Rio Branco

Publicado

em

Em greve por tempo indeterminado, auxiliares em saúde bucal foram à Câmara Municipal de Rio Branco nesta quarta-feira, 13, dia em que os vereadores votam os PCCRs dos servidores da saúde, educação e da administração direta do Município. Eles afixaram cartolinas no vidro que separa o plenário da galeria fazendo cobranças ao prefeito de Rio Branco pelo cumprimento de uma promessa de reajuste feita em 2015 e que não foi cumprida até hoje.

A categoria pede isonomia entre auxiliares e técnicos em saúde bucal. Hoje, um técnico recebe salário mensal de R$ 1.260.

“A gente quer a mesma renumeração, mas como não foi possível, a gente pede R$ 1.150 no piso e o reajuste da gratificação. Abrimos um processo de negociação em 2015 e até agora nada foi cumprido daquilo que foi pactuado com o prefeito e o secretariado. A gente espera que eles voltem atrás e cumpram com o prometido com a categoria. Outras categorias de ensino médio e fundamental, hoje, tão ganhando mais do que a gente”, reclamou o presidente da Associação de Auxiliares e Técnicos em Odontologia, Carlos Gomes.

Continuar lendo
Propaganda

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.