Menu

Câmara aprova “Farmácia Solidária”, que sugere doação de medicamentos para pessoas de baixa renda

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Rio Branco passará a ter o programa Farmácia Solidária, que tem por objetivo atender famílias de baixa renda com medicamentos doados.


O projeto de lei que institui o Farmácia Solidária foi aprovado de forma unânime na sessão desta quarta-feira, 06, na Câmara de Vereadores. O projeto é de autoria do vereador Mamed Dankar (PT) e segue para ser sancionado pelo prefeito Marcus Viana.

Publicidade

Para a pessoa colaborar com o programa é simples. Basta doar qualquer medicamento que tiver em casa à Farmácia Solidária.


A partir da doação, a data de validade e a composição do remédio serão analisados, antes de ir para à prateleira da farmácia, por um farmacêutico e um agente da Vigilância Sanitária.


“A gente quer aproveitar isso num recolhimento feito nos postos de saúde ou através de convênio que a prefeitura possa fazer com entidades e ter um local específico da prefeitura acompanhado por um farmacêutico que vai analisar o vencimento, o jeito de conservação e vai fazer esses estoques onde as pessoas vão poder, quando não tiverem e comprovarem condições de adquirir, ir lá nessa farmácia e receber gratuitamente”, explica Dankar.


O vereador lembra que a pessoa que se dispuser a colaborar com o projeto, além de evitar uma eventual intoxicação em casa, diminui a possibilidade de contaminação do solo.


“Tem muito medicamento de pressão e qualquer outra complexidade que a rede pública não disponibiliza e a gente tem em casa e a gente pode estar doando”, sugere.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido