Conecte-se agora

Regulamentação do Conselho Tarifário dos Transportes é aprovada e revolta vereadores de oposição

Publicado

em

De última hora, a Câmara de Vereadores de Rio Branco aprovou por nove votos a favor e dois contra, na sessão desta quinta-feira, 07, a Lei Complementar de autoria do Poder Executivo que regulamenta o Conselho Tarifário dos Transportes Públicos.

A matéria foi incluída na Ordem do Dia da sessão desta quarta-feira, o que gerou revolta na oposição. A votação ocorreu sob muita polêmica e protestos da vereadora Lene Petecão (PSD). Para ela, a base de sustentação do prefeito Marcus Viana, de forma propositada, aproveitou as ausências dos vereadores oposicionistas Roberto Duarte (PMDB), Emerson  Jarude (Livres) e N. Lima (sem partido) para aprovar o projeto. Eles estão em viagem paga pela Casa.

“Não concordo com essa votação pelos meus colegas que estão fora em compromisso de trabalho. E eu não posso aceitar que o conselho decida sobre a vida das pessoas. Voto contra esse projeto”, disse Lene, que ainda propôs uma emenda à Lei ao tentar incluir a OAB e um representante da Câmara no Conselho, mas teve seu pedido rejeitado pela maioria.

Para Lene, o PL subtrai da Câmara o poder de debate sobre tema.

Antes mesmo da votação, revoltados, os vereadores de oposição ausentes já se movimentavam pelas redes sociais e em grupos de WhatsApp informando a intenção da base governista. A pressão virtual não funcionou. Contando apenas com Lene e Célio Gadelha (PSDB), sem seus principais oradores, a oposição, além de levar um “chapéu”, foi engolida facilmente pela base.

A Lei Complementar aprovada amplia o Conselho Tarifário e segundo os vereadores de situação o torna mais técnico. O conselho será composto de 12 membros efetivos de representantes da prefeitura, das associações de bairros, conselhos, entidades estudantis,  membros de sindicatos e federações.

O caráter técnico da nova composição do conselho foi elogiado pelos vereadores do PT na Casa. “Significa despolitizar o debate”, disse Rodrigo Forneck. “Não temos competência técnica para discutir esse assunto”, salientou Jackson Ramos.

“Todos nós sabemos que hoje é o conselho que define o preço das passagens. A tarifa não passa por aqui. A gente está modificando para torná-lo um conselho técnico”, afirmou o presidente da Comissão dos Transportes, Railson Correia (Podemos).

Propaganda

Destaque 2

Após crise de 2014, Acre tem estoque seguro de combustível, dizem donos de postos

Publicado

em

A experiência de passar semanas isolado em 2014 por conta da grande enchente do rio Madeira, em Rondônia, fez o Acre armazenar um estoque considerável de combustível. Pelo menos essa é a prática adotada pela BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras responsável por fornecer a produção da estatal.

Essa prática foi adotada a partir do momento em que o Estado sofreu com o colapso do desabastecimento quatro anos atrás, não só de combustíveis, mas como também de gás, alimentos e outros gêneros básicos.

Como uma nova enchente do rio Madeira não está descartada, o armazenamento de uma quantidade segura de gasolina e outros derivados do petróleo foi adotada pela BR Distribuidora como forma de ter o mínimo em períodos de emergência.

De acordo com o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis, o Acre tem hoje uma quantidade segura de combustíveis. No entanto, muitos motoristas estão correndo aos postos em buscar de encher os tanques. A se continuar essa alta demanda e se prolongue a greve dos caminhoneiros, a tendência é que mais um tempo esse estoque fique comprometido.

Em 2014, a estratégia das empresas foi trazer combustível de Manaus até Cruzeiro do Sul por balsas, e de lá até a capital por caminhões. O combustível usado em Rio Branco e as cidades do Vale do Acre vem da capital amazonense. Mas ao invés do rio Juruá, ele sobe o rio Madeira até Porto Velho, de onde é distribuído para cá.

Como os caminhoneiros fecharam todas as saídas de Porto Velho, os caminhões estão impedidos de trafegar pela BR-364 até Rio Branco.

Continuar lendo

Destaque 2

Confira as datas do jogos do Brasil na primeira fase do Mundial da Rússia

Publicado

em

A primeira fase da Copa da Rússia será disputada por 32 seleções, divididas em oito grupos de quatro seleções, classificando-se as duas primeiras de cada grupo para a segunda fase.

Todas vão jogar entre si dentro de cada grupo garantindo, portanto, a realização de três jogos, contando três pontos por vitória, um ponto por empate e nenhum ponto por derrota.

Nesta primeira fase, serão 48 jogos disputados de 14 de junho até 28 de junho.

O Brasil estreia no domingo, dia 17 de junho, em Rostov-on-Don, às 15h, horário de Brasília. Faz seu segundo jogo no dia 22, na sexta-feira, em São Petersburgo, às 9h, horário de Brasília. E o terceiro jogo será no dia 27, em Moscou, no estádio do Spartak, às 15h, horário de Brasília.

Continuar lendo

Destaque 2

Ronaldinho Gaúcho prepara casamento com duas mulheres, segundo colunista

Publicado

em

Aposentado do futebol, Ronaldinho Gaúcho pretende se casar com duas mulheres em agosto deste ano. A informação é do colunista Leo Dias. R10 já prepara a festa de casamento no condomínio Santa Mônica, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Ronaldinho, inclusive, já mora junto a Priscilla Coelho e Beatriz Souza. Priscila é mineira e torcedora atleticana. A cerimônia será reservada e com a presença somente de amigos e familiares. A irmã do craque, Deise Moreira, não aprova o relacionamento a três e não pretende comparecer à festa no Rio. O cantor Jorge Vercilo, que é vizinho do ídolo do Atlético e do Barcelona, será a atração musical da festa.

Ronaldinho, de 38 anos, se aposentou oficialmente em janeiro de 2018. Desde então, atua como embaixador do Barcelona e roda o planeta atuando pelo Barça Legends, time de craques históricos do clube catalão. Ícone mundial, ele ainda participa de jogos beneficentes ligados à União das Associações Europeias de Futebol (Uefa), à Unicef e à Organização das Nações Unidas (ONU).

Ronaldinho defendeu o Atlético entre 2012 e 2014 e mudou o patamar do clube no cenário internacional. No período, o Galo conquistou o Campeonato Mineiro e a Copa Libertadores, em 2013, e a Recopa Sul-Americana de 2014. O craque marcou 28 gols em 88 apresentações. Outros títulos importantes na carreira dele foram a Copa do Mundo de 2002, com a Seleção Brasileira, e a Liga dos Campeões, pelo Barcelona, em 2006. O craque foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em duas oportunidades.

Fonte: Super Esportes

Continuar lendo
Propaganda

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.