Conecte-se agora
Fechar

Empreendedorismo também é questão de gestão pública

Publicado

em

Em tempos de crise, ou de excesso de propagação do termo, a solução está mais próxima do que se imagina: descobrir habilidades e saber como lucrar com elas, ou seja, ser o escritor da própria história.

Empreender é mais do que preciso, empreendedorismo deveria ser a pauta número um dos gestores públicos. Assim, a economia local ganha, os profissionais ganham e os consumidores agradecem.

O Brasil tem muita mão de obra que foi condicionada somente no propósito de trabalhar para alguém, faculdades formam mais empregados do que administradores do próprio ensinamento que elas transmitem.

Não existe uma grande indústria para absorver tamanha qualificação em massa, portanto, é preciso o incentivo vindo dos governos para que as pessoas percam o medo de empreender.

Você pode ser um empresário! Já pensou nisso? Muitos não se dão o luxo nem de pensar.

Falta empreendedorismo nas gestões, as secretarias municipais de Comércio ficam escondidas junto com outras pastas — muitas vezes — existem somente para constar, foram criadas como figurantes num enredo escrito erroneamente.

É preciso pensar em incubadoras de pequenos negócios, startups, cooperativas, está passando da hora de reestruturar a obsoleta forma de pensar, mudar o status de desempregado para gerador de emprego.

Novos microempreendedores padecem pela falta de apoio, informação, estrutura, assessoramento. O próprio FGTS, ou aquele dinheiro que está guardado na poupança pode ser um importante capital para começar um empreendimento de sucesso, mas falta expertise nas gestões em todo o país para fomentar de maneira prudente e sensata o líder que existe nas pessoas.

A propaganda da crise é maior que a motivação para reverter o quadro. E aos que resolveram trilhar o próprio caminho muitas vezes são amparados pela própria obstinação, ou necessidade. Portanto, aqueles que desejam empreender precisam buscar forças dentro de si. Somente aqueles que acreditam em si mesmos terão sucesso.

Empresários bem-sucedidos não se limitam ao murmurar quando encontram obstáculos: tomam iniciativa. Frases como: “Não sei como isso pode acontecer” são permitidas somente se não houver um ponto depois disso, mas “vou descobrir”.

O mundo nem sempre é justo, mas não melhora se você se queixa. Não só isso: a queixa paralisa e bloqueia a visão de possíveis soluções. Os empreendedores têm que olhar para frente e pensar sobre como eles podem ter sucesso nas condições dadas.

Aos gestores é necessário estratégia e planejamento, a solução está tão próxima e não permite uma forma de pensar tão distante dos tempos atuais.

O desenvolvimento de qualquer lugar passa primeiramente pela consolidação profissional e econômica das pessoas que ali residem.

Fazer gestão é buscar empresas que geram empregos, mas não sem antes cuidar da própria casa, oferecendo estrutura, conhecimento e motivação.

Crédito: Pérsio Oliveira Landim, advogado

Cidades

Aleac aprova PL de Jenilson que presta homenagem póstuma a professora Rita Batista

Publicado

em

Foi aprovado na sessão ordinária de terça-feira (12) o PL nº 140/2017,de autoria do deputado Jenilson Leite do (PCdoB), que modificar o nome do educandário Santa Margarida, passando a chamar-se Educandário Santa Margarida professora Rita Batista, local onde a mesma trabalhava e dirigia como se fosse seu lar, por isso é uma homenagem póstuma a umas das pessoas que mais se dedicaram as causas sociais no Estado como justificou o parlamentar .

Rita Batista morreu em novembro de 2017, deixando quatro filhos e seis netos. Foi fundadora do PCdoB no Acre, no ano de 1978. Alem disso, enfrentou a ditadura militar em defasa das mulheres e das causas sociais.

Ela foi a primeira mulher a apresentar um programa na rádio Difusora Acreana “A voz das selvas”. Na qualidade de militante política, ela disputou o senado em 1985, e 1988 concorreu ao cargo de vice- prefeita da capital acreana pela FPA.

Nos últimos três anos, Rita Batista foi dirigente do educandário Santa Margarida, cargo que exerceu com brilho e altivez.

Para o autor do PL, Deputado Jenilson Leite, Rita Batista merece ser homenageada por sempre ter defendido as causas mais nobres, na qual se destaca a defesa dos mais pobres. “Ela sempre lutou com honra, dignidade e altivez, possuindo a firmeza do ferro fundido e a leveza dos anjos. Uma pessoa que decidiu sua vida aos mais pobres”, ponderou.

Continuar lendo

Cidades

Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Estado do Acre: Inscrições encerram na próxima quarta-feira (20)

Publicado

em

As inscrições para os trabalhos que concorrerão ao 8º Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) serão encerradas na próxima quarta-feira (20). A cerimônia de premiação da oitava edição está confirmada para o dia 12 de janeiro.

O Prêmio de Jornalismo do Ministério Público do Estado do Acre surgiu em 2010 com a finalidade de incentivar a inserção de notícias positivas na mídia, reconhecendo e estimulando a atuação da imprensa como difusora de informações e formadora de opinião.

O convidado desta edição é o jornalista e historiador Fábio Menegatti. Jornalista profissional há 17 anos, Menegatti atua na Rede Record de Televisão em São Paulo e já participou de coberturas especiais na China, México e Haiti, além de ter feito a cobertura especial sobre a cheia do rio Madeira e o isolamento do Acre em 2014. Foi finalista do Prêmio Esso em 2015 e vencedor do Prêmio Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho em Direitos Humanos (Anamatra) em 2014.

Prêmio Atitude
No mesmo dia, o MPAC também apresentará os vencedores do ‘Prêmio Atitude – Pequenas ações transformam o mundo’, que tem o objetivo de reconhecer, na comunidade acreana, atitudes de cidadãos, empresas, organizações governamentais e não governamentais (cidadãos e comunidades organizadas) que, de alguma forma, contribuam para o desenvolvimento da comunidade em diversas áreas.

O prêmio está em sua primeira edição e tem a intenção de identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da cidadania e reconhecer e criar referências quanto às melhores ações ou práticas sociais desenvolvidas.

 

 

Continuar lendo

Cidades

Petrobras reduz diesel em 0,1% e eleva gasolina em 2,5% a partir desta quinta-feira (14) nas refinarias do país

Publicado

em

Por

A Petrobras anunciou queda de 0,1% no preço do diesel e alta de 2,5% no da gasolina comercializados nas refinarias. Os reajustes serão válidos partir desta quinta-feira(14).

Na terça (12), a estatal divulgou alta de 1% no valor do diesel e aumento de 1,1% no preço da gasolina comercializados nas refinarias. Os reajustes eram válidos a partir desta quarta (13).

A Petrobras adota novo formato na política de ajuste de preços desde 3 de julho. Pela nova metodologia anunciada, os reajustes acontecem com maior frequência, inclusive diariamente.

Desde o início da nova metodologia, a gasolina acumula alta de 28,61% e, o diesel, valorização de 19,15%.

Continuar lendo
Propaganda

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.