Conecte-se agora
Fechar

Em Rio Branco, doadores de medula óssea terão isenção em taxas dos concursos da prefeitura e da Câmara

Publicado

em

Doadores voluntários de medula óssea terão isenção na hora do pagamento de taxa de inscrição de concursos públicos promovidos pelo Município de Rio Branco: a prefeitura e a Câmara de Vereadores. É o que prevê o projeto de lei de autoria do vereador Jackson Ramos (PT) aprovado nesta quarta-feira, 06, de forma unânime na Casa. Aprovado, o projeto segue para sanção.

“O Acre é o último Estado da Federação com o menor número de doadores voluntários de medula óssea. Com esse projeto aprovado pela Câmara de Vereadores nós esperamos que o número de doadores voluntários de medula óssea aumente, e que possamos colocar o Acre, em uma melhor posição ajudando assim, a salvar vidas”, afirmou o vereador ao justificar a razão do projeto.

Antes de aprovado, o projeto recebeu elogios de alguns dos pares de Jackson Ramos. Eles destacaram a importância da lei não só por sua função social, mas pela possibilidade de salvar vidas.

“Esse projeto isenta um doador voluntário de medula óssea, do pagamento de taxas de inscrição de qualquer concurso realizado dentro da esfera Municipal, inclusive concursos da Câmara Municipal”, salienta.

Destaque 2

Vereador de Rio Branco cai no “gemidão” do whatsapp durante sessão na Câmara

Publicado

em

Os vereadores debatiam o Código de Postura do Município quando N. Lima (sem partido), mexendo no celular na hora da sessão, acabou caindo na velha cilada do “gemidão”.

O famoso gemido do WhatsApp ecoou pelo microfone da Casa e provocou gargalhadas entre os parlamentares.
N. Lima rindo de vergonha e aparentemente nervoso se atrapalhou na hora de pausar o som, que continuou por uns cinco segundos. Rodrigo Forneck, que usava um aparte no discurso de Roberto Duarte, parou para ouvir e rir. Uma risada só no plenário da Câmara.

A barbeiragem da base

A sessão desta quarta-feira, 13, a penúltima do ano, foi longa, começou às 8h e terminou às 20h. Um total de 12 horas. Os intensos debates, a complexidade das matérias e a quantidade de projetos nas gavetas da Casa foram responsáveis pela demorada sessão.

O Código de Postura do Município entrou na ordem do dia para votação e o vereador Roberto Duarte apresentou 18 emendas.

A intenção da base, orientada por Eduardo Farias, o líder do prefeito, era derrubar todas as emendas do peemedebista.

Foi quando o cansaço parece ter se manifestado na bancada de situação. Como é de praxe numa votação, conforme o rito do Legislativo, ficar em pé é um sinal de que o vereador é contra a matéria. Ao permanecer sentado, o parlamentar indica que é a favor. Ocorre que, na hora em que o presidente da Casa, Manuel Marcos, fez a tradicional pergunta sobre quem era a favor ou contra, a base de Marcus Viana permaneceu sentada. Resultado: as 18 emendas de Duarte, ferrenho opositor de Marcus Viana, foram aprovadas.

A “sonolenta” base de Marcus percebeu que havia aprovado as emendas de Duarte, e Eduardo Farias protestou. Houve nova discussão entre os vereadores. A sessão se estendia. O líder do prefeito pediu para que a votação fosse realizada novamente, pois, para ele, a pergunta do presidente teve sentido dúbio e por isso confundiu seus pares na hora da votação.

Imagens de vídeo foram solicitadas e o procurador da Câmara Municipal, que foi chamado para tirar as dúvidas da votação, disse que a aprovação das emendas ocorrera de forma legal. As emendas do peemedebista Duarte ao Código de Postura, então, permaneceram aprovadas. Na sessão desta quinta-feira, porém, a última do ano, os vereadores governistas pretendem derrubar, em segundo turno, a maioria das emendas do oposicionista.

Continuar lendo

Destaque 2

Suspeito de furtos em Rio Branco é detido e permanecerá à disposição da justiça

Publicado

em

Agentes da 5ª Regional da Polícia Civil apreenderam Cicleudo Matias Souza, 19 anos, na manhã desta quarta-feira (13),sob a acusação de praticar diversos crimes de furto na parte alta da cidade, entre eles, o furto a Escola Raimundo Borges, localizada no bairro Chico Mendes.

O homem foi preso na tarde de terça-feira (11), no bairro Tancredo Neves. Segundo informou o delegado, Sérgio Lopes, foi pedido a prisão preventiva do acusado que ficará à disposição da justiça, no presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC).

Continuar lendo

Destaque 2

Foragidos da Justiça acusados de tráfico e roubo são reconduzidos ao presídio

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira (13), agentes do Núcleo de Capturas da Polícia Civil anunciaram a prisão de dois foragidos da justiça condenados pelo crime de tráfico e o outro pelo crime de roubo.

Gleyson Batista Rufino, 32 anos, foi preso no bairro Eldorado na terça-feira (11). Este estava foragido da justiça a mais de um ano e meio pelo crime de tráfico de drogas.

Outro que foi preso no bairro Bahia Velha foi Agostinho Sales, de 50 anos, apontado como participante do assalto à agência do Bando do Brasil, no município de Feijó, em 29 de outubro de 2009.

Continuar lendo
Propaganda

Leia também

Mais lidas

Copyright © 2017 Ac24Horas - Todos os direitos reservados.