Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ações educativas marcam 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A secretaria adjunta de Mulher (SEMAM) em ação conjunta com a secretaria municipal de Saúde (SEMSA) e parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulher), realizou nesta quarta-feira, nova ação educativa no calçadão da Benjamim Constant.


A abordagem rápida também chamadas “pit stop” prevê a distribuição de material informativo e orientação sobre os direitos da mulher. A ação integra a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. O objetivo é informar sobre a rede de atendimento e serviços disponibilizados às mulheres em situação de violência.

Anúncios


“Com esse intuito, para a realização das abordagens priorizamos locais de maior movimentação, onde há sempre grande fluxo de pessoas”, informou a secretária Adjunta da Mulher, Lidianne Cabral.


Dona Iraci Souza, 74 anos mãe de oito filhos destacou a importância da ação. “Com esse trabalho a gente fica sabendo a estrutura que tem para ajudar uma mulher a sair de uma situação de violência. São informações importantes que vou levar para meus filhos e filhas. Eu nasci no seringal, fui casada com um marido violento, consegui me separar, mas muitas mulheres não tem essa força, precisam de ajuda”, disse.


Para seu Aurismar Reis, o trabalho educativo é necessário. “Fui casado 43 anos, nunca levantei a mão para minha mulher. Sou contra todo tipo de violência principalmente contra a mulher. Hoje o cidadão namora uma mulher e já quer tirar a vida dela. Não pode. Esse é um trabalho importante e necessário”, destacou.


De acordo com a secretária da Mulher, em Rio Branco, o registro do número de casos tem diminuído, “ainda assim, não dá para pensar em baixar a guarda. Sabemos que o enfretamento à violência ainda é um desafio, precisamos nos manter vigilantes”.


16 Dias de Ativismo


A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual que envolve poder público e sociedade civil. Lançada em 1991 ganhou adesão mais de 160 países. Mundialmente, a atividades iniciam em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher e encerram no dia 10 de dezembro, Dia internacional dos Direitos Humanos.


No Brasil, a campanha acontece desde o ano de 2003. Para destacar a discriminação contra mulheres negras, a atividades iniciam no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e encerram no dia 10 de dezembro quando é celebrado o Dia Mundial dos Direitos Humanos.


Em Rio Branco esta campanha foi aberta no dia 20 de novembro. A ações educativas incluem abordagens rápidas, palestras e caminhadas.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido