Menu

Pesquisar
Close this search box.

Casamento coletivo gay une 13 casais no Acre, em cerimônia no Palácio do Comércio na capital

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A cerimônia que uniu oficialmente 13 casais homoafetivos aconteceu na tarde desta segunda-feira, 04, no salão de festas do Palácio do Comércio em Rio Branco, na avenida Ceará.


O casamento foi promovido pela Defensoria Pública do Acre por meio do “Casar é Legal”, um projeto que tem por objetivo garantir, a partir do Estado, a união entre pessoas do mesmo sexo, além de promover a cidadania, o combate ao preconceito, à intolerância e assegurar a igualdade conforme prevê a Constituição Federal.

Anúncios


Para garantir acesso ao “Casar é Legal”, os casais tiveram quase um mês, entre 23 de setembro e 27 outubro, para se inscrever. Foram necessários todos os documentos pessoais. A ação contou com as parcerias das organizações LGBTs, dos cartórios de registro civil e a Secretaria de Direitos Humanos.


O casal carioca Flávio e Luiz, ambos de 41 anos, aproveitou para oficializar a união durante a cerimônia coletiva

O casal carioca Flávio e Luiz, ambos de 41 anos, aproveitou para oficializar a união durante a cerimônia coletiva. Flávio é professor universitário e Luiz é fotógrafo. Eles estão no Acre há algum tempo. Os dois falaram da importância da iniciativa do Estado.


“Eu acho que é um avanço. Todos têm que ter os direitos iguais”, afirmou Flávio.


“A gente tem ainda uma sociedade muito intolerante, muito preconceituosa, e acho que é um dever do Estado fazer esse papel cidadão, na verdade”, disse Luiz.


Há um ano e oito meses vivendo juntas, a autônoma Dayane, 26, que está grávida, e a promotora de vendas Thaiana, 30, também selaram a união. O casamento das duas acontece a 20 dias do nascimento da criança, que se chamará Guilherme.


Dayane, 26 anos, grávida, e Thaiana, 30, casaram durante a cerimônia coletiva

“Foi crucial para o casamento. E acho que esse evento é muito importante para dar uma garantia de vida em relação as leis”, diz Thaiana.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido