Menu

O desterro do vermelho

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Quem foi ao lançamento da chapa oficial do PT para o governo, vice e das candidaturas a senador, na última terça-feira, notou a ausência do vermelho, que foi marca registrada das últimas campanhas do partido para governador. Toda a cúpula petista, inclusive, o candidato Marcus Alexandre (PT), trajava cores neutras. Apenas quatro gatos pingados apareceram na festa com camisas vermelhas, destoando da maioria. Marcus mostrou que vai repetir a estratégia de marketing para a prefeitura de Rio Branco, quando o vermelho, as bandeiras com o número 13, foram banidos da sua campanha. Quer passar a imagem que representa uma ruptura com o tradicionalismo petista e nesta transição, pretende se mostrar como alguém que se ganhar, governará com idéias próprias. Está apostando na nova guinada do eleitorado de preferir votar no gestor que, no político de carreira. E isso se reforça num momento em que, as principais lideranças dos partidos tradicionais foram presas, cumprem penas, estão presas, outros condenados e em vias de serem presos, o que deixa o orgulho partidário em baixa. Marcus sabe que os símbolos do PT, hoje atrapalham mais que ajudam sua candidatura.


PIRATAS DA BAJOLA
Uma antiga prática dos mares do Caribe virou moda em Cruzeiro do Sul. Surgiram os “Piratas da Bajola”- típica embarcação regional muito rápida – que usam para assaltar lanchas dos ribeirinhos, não poupando nem o transporte escolar feito pelo Rio Juruá. Para o deputado Nicolau Junior (PP), chegou a tal ponto que, se escapar dos bandidos em terra, não escapa no Rio. Vixe, Nossa Senhora da Glória!


INTERVENÇÃO PRAGMÁTICA
O deputado Daniel Zen (PT) conseguiu uma situação pragmática para os servidores do PRÓ- SAÚDE: que o governador Tião Viana suspendesse as demissões, e que se forem inevitáveis, que demitam os cargos de confiança e não os concursados, até uma solução favorável.


COM A PALAVRA, QUEM DE DIREITO!
Um carro roubado há noves meses transita livre pela cidade, sem que tenha sido incluído no cadastro de veículos com restrição de roubo. A sua proprietária já recebeu neste período 25 notificações de multas em casa, algo surreal. Denúncia da deputada Eliane Sinhasique (PMDB).


BRAÇO QUEBRADO
A CUT e o SINTEAC, através dos seus dirigentes, sempre puxaram as campanhas dos candidatos petistas ao governo nas duas últimas décadas, no Acre. Não se verá isso em 2018. Rosana Nascimento, o símbolo deste apoio, estará no palanque de Gladson Cameli (PP), como candidata a deputada federal pelo PPS. Rosana foi uma das mais ativas defensoras do PT.


BEM SITUADO
Dando uma olhada na chapa de candidatos a deputado federal pela coligação de partidos nanicos da FPA, dá para se avaliar que a candidatura do vereador Manuel Marcus (PRB), entra muito competitiva para conseguir uma vaga na Câmara Federal. Estrutura de campanha terá.


NÃO TEM OUTRO CAMINHO
Depois da derrota na indicação do nome para vice na chapa do PT para o governo, só restará ao PCdoB um caminho para voltar após a eleição de 2018, ao nirvana político: eleger com boas votações dois deputados estaduais e a Perpetua Almeida para a Câmara Federal. Aí teria voz.


TOM DA OPOSIÇÃO
O que se viu ontem, na ALEAC, é o que se verá durante toda a campanha para o governo: a segurança pública como principal bandeira de campanha da oposição. Outros temas serão periféricos. Em que pese o esforço policial, as execuções viraram rotina, principalmente, na Capital. Os candidatos majoritários da FPA tratem de preparar antídotos para esses ataques.


VIROU CABO-ELEITORAL
O decano da Assembléia Legislativa, deputado Chagas Romão (PMDB), não ficará fora da campanha do próximo ano, mesmo não disputando a reeleição. Será cabo-eleitoral do deputado federal Flaviano Melo (PMDB) à reeleição e de Meiri Serafim (PMDB) à ALEAC.


NADA DE ANORMAL
Com a recusa do ex-prefeito Tião Bocalon (DEM) em ser o vice na chapa do candidato ao governo, senador Gladson Cameli (PP), nada de anormal que a escolha venha recair no médico Eduardo Veloso (PSDB), um profissional respeitado e um jovem empresário de sucesso.


NÃO OLHAM O PRÓPRIO RABO
O deputado Jonas Lima (PT) teceu ontem ironias aos ataques da deputada Eliane Sinhasique (PMDB), na ALEAC, ao prefeito Marcus Alexandre: “não fala que o prefeito de Cruzeiro do Sul, Ilderlei Cordeiro, do seu partido, abandonou a cidade aos buracos e não recuperou um palmo de ramal”. Ninguém da oposição fez a defesa do prefeito peemedebista.


NÃO HÁ COMO DEFENDER
Após a sessão um parlamentar do Juruá que é oposição, me puxou pelo braço e revelou: “o pior é que ninguém pode rebater o deputado Jonas Lima, Cruzeiro do Sul e uma cidade de buracos onde quer que se ande nas ruas. Não há como defender o prefeito Ilderlei”.


FOGO AMIGO
O deputado Raimundinho da Saúde (PODEMOS), da base de apoio do governo, descascou ontem contra a administração da FUNDHACRE, onde disse que não se consegue fazer um exame. O órgão tem sido alvo de ataques constantes dos próprios deputados governistas.


PRAZO FINAL


Os deputados terão até a próxima sexta-feira para apresentarem projetos, para que consigam ser votados este ano. Depois virá a semana final de votações e começa o recesso parlamentar.


PROJETO MERITÓRIO
Um Projeto de Lei do vereador Jackson Ramos (PT) apresentado na Câmara Municipal de Rio Branco, concede isenção no âmbito municipal do pagamento das despesas com a realização de funeral á pessoa que tiver doado por ato próprio ou por meio de seus familiares ou responsáveis seus órgãos ou tecidos corporais, para fins de transplante médico. É meritório.


FALTANDO DEBATE
Os deputados da base do governo têm reclamado e com muita razão da ausência de debate por parte do governo, sobre o processo de terceirização que pretende implantar para gerir o HUERB. Realmente, não se pode ser a favor de algo que não conhece nada do seu teor.


MANIFESTAÇÃO A FAVOR
O grupo dos “liberais”, através de seus principais integrantes, tem saído na defesa do apoio pelo DEM da candidatura ao governo do Coronel PM Ulysses (PATRIOTA), sob o argumento da eleição ser de dois turnos. Isso fortalece a posição do presidente do DEM, Tião Bocalom, favorável á manutenção da aliança.


PEDRAS FORA DO TABULEIRO
As pedras ainda estão fora do tabuleiro. A campanha não começou. Por isso fica difícil se ter um panorama se a eleição para o Governo se decidirá em um só turno. Se todas as candidaturas postas forem confirmadas a tendência será de segundo turno. Mas é cedo!


TENDÊNCIA MAJORITÁRIA
Mesmo a proibição de coligações proporcionais só valendo a partir de 2020, a tendência que se nota entre muitos partidos é o de sair com chapa própria para disputa de vagas na ALEAC.


PRESENÇA NO LEGISLATIVO
PCdoB-PT- PP-PHS- PRP, são alguns dos partidos que não farão coligação para a ALEAC.


ANSEIO ANTIGO
O prefeito Marcus Alexandre entregou 60 novas permissões para o serviço de moto táxi em Rio Branco. Aumenta com isso a oferta aos que usam este meio de transporte.


A FAVOR DA MODERNIDADE
A justiça de Rio Branco tem liberado licença para uso do aplicativo UBER por motoristas particulares. É uma decisão a favor da modernidade e contra o atraso de mentalidades. Ser contra o UBER equivale a se lutar pela volta de carroças puxadas por bois.


LOUCO DE PEDRA
O PMDB está com dificuldades para conseguir nomes com densidade eleitoral mediana para completar a sua chapa de deputado estadual. É preciso ser louco de pedra para entrar em uma chapa que tem Antonia Sales, Eliane Sinhasique, Roberto Duarte e Meiri Serafim, todos estruturados para disputar a eleição.


POÇO DE MÁGOA
Amigo do ex-presidente do PROS, Roberto da Princesinha, conta estar ele um poço de mágoa, com a manobra que redundou na sua saída da direção partidária. O mais humilhante foi terem lhe dado o título de “Presidente de Honra”, nada é a mesma coisa. Tem razão da mágoa.


QUE SEGREDO AMEAÇA O GEHLEN?
No auge do debate acirrado ontem entre a oposição e a base do governo, com críticas centradas na segurança pública, no prefeito Marcus Alexandre, o deputado Daniel Zen (PT) soltou um torpedo contra o ferino deputado Gehlen Diniz (PP), que ficou sem resposta: “você não tem envergadura moral para falar nada, do Marcus Alexandre ou de quem quer que seja de nós, eu provo que não tem, está dado o recado”. Não revelou o segredo, deixou no ar uma adaga contra o deputado do PP. Gehlen limitou-se quando perguntado sobre a acusação a dizer que, tem a vida limpa. Que segredo é este que ameaça o deputado Gehlen Diniz? Não perca m as cenas do próximo capítulo, na novela da ALEAC. Ontem, foi a estréia.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.