Menu

Pesquisar
Close this search box.

Votação apertada elege novos conselheiros da contabilidade do Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os contadores acreanos elegeram entre os dias 21 e 22 de novembro, numa votação apertada, os novos conselheiros que vão compor a Plenária do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC/AC). Dois grupos concorriam ao pleito e a Chapa 1 foi a eleita com 52,9% dos votos, frente os 47,09% da Chapa 2.


Segundo o órgão, um total de 754 profissionais votou, sendo que, destes, 32 votaram em branco e mais de 100 deixaram de participar das eleições do órgão de classe. O mandato dos eleitos será de quatro anos, já em 2019, outra eleição deve eleger mais três novos conselheiros.

Anúncios


O processo eleitoral, segundo o atual presidente Valmiki Silva, ocorreu de forma democrática e com muitas propostas. “Foi uma disputa em que os candidatos apresentaram propostas, com isso a própria classe saiu vencedora”, disse o representante da autarquia.


Os eleitos neste ano terão um mandato que começará no dia 1º de janeiro de 2018 e que terminará em dezembro de 2021. A escolha de presidente e a composição das vice-presidências e das Câmaras é realizada pelos próprios eleitos, na primeira sessão plenária de 2018.


VOTO OBRIGATÓRIO
Todos os inscritos no conselho de classe são obrigados a votar, sendo facultativo apenas para aqueles com 70 anos ou mais. A Resolução CFC nº 1.481/2015 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) prevê a aplicação de multa para aquele que deixar de participar do processo eleitoral.


O sistema CFC e CRCs realiza uma eleição a cada dois anos, sendo que a de 2017 garante a renovação de seis conselheiros efetivos e seis suplentes do total de 18, sendo nove efetivos e nove suplentes. Outro pleito, previsto para 2019, renovará três conselheiros efetivos e três suplentes.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido